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Você conhece os termos mais comuns do Marketing Digital?

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Você conhece os termos mais comuns do Marketing Digital?

Não é difícil encontrar quem diga “publicitário gosta de falar inglês”. E é quase uma verdade. Existem terminologias específicas em cada área. Quem se aventura pelo mundo do Marketing Digital acaba encontrando alguns. Lead scoring, CTA, ROI. E não conhece-los pode dificultar o aprendizado de quem está começando a estudar Marketing Digital.

Separamos os termos mais comuns e seus significados. Uma mão na roda, para ajuda-lo a absorver mais conteúdo.

1. Conteúdo
2. Análise e métricas
3. Marketing Digital e vendas

1. Conteúdo

A

Adwords: plataforma do Google para a criação de anúncios patrocinados. Era uma das mais importantes e famosas do mundo, no segmento. A partir de julho de 2018, o Google passou a trata-lo como Google Ads.

Algoritmo: instruções dadas a um computador para que ele realize suas ações. Ferramentas como Google, Instagram e Twitter possuem seu próprio algoritmo. E, para se adequar cada vez mais ao comportamento social, estão sempre mudando o algoritmo.

Alt text: a descrição das imagens na web. Este texto serve para ajudar os buscadores a entender do que se trata a imagem. Aplicativos de leitura para deficientes visuais também fazem uso do alt text. Caso a imagem não seja carregada pelo navegador, ele será exibido no lugar.

API (Application Programming Interface): códigos de programação que permitem a um aplicativo usar funcionalidades de um software.

Autoridade de página e autoridade de domínio: dizem respeito ao posicionamento do site nos buscadores. Autoridade de página diz respeito à qualidade da home page (ou outras páginas específicas), dos links e da palavra-chave. A autoridade de domínio é calculada com base na qualidade dos domínios do site.

B

Black hat: ações fraudulentas usadas para ranquear bem sites e blogs. SEO negativo, fazenda de links e blog spam são alguns exemplos.

Blog: sites que são alimentados através de publicações. Pode ser entendido como um diário digital. As publicações podem ser agendadas ou publicadas imediatamente. Além disto, há diversas maneira de formatar e exibir o conteúdo. Para o Marketing Digital, é uma das principais maneiras de se comunicar com o público e gerar atração e conversão.

C

Cookies: arquivos que analisam o comportamento do usuário. São pequenos e ficam alocados no navegador. Idioma de preferência, tipo de conteúdo e IP do computador ou smartphone são alguns dos quesitos analisados.

D

Domínio: o principal caminho de um site ou blog. A partir deles surgem todos os links de publicações e páginas, por exemplo. O nosso domínio é o www.agenciaslim.com.br.

G

Guest Post: publicação feita em m blog por um colaborador. Este não faz parte do time regular de autores, mas cede seu conhecimento acerca dos assuntos tratados pelo blog e disponibiliza o conteúdo.

Google Panda: algoritmo do Google para analisar a qualidade do conteúdo produzido. Isto inibe que materiais de baixa qualidade sejam exibidos ao usuário.

Google Penguin: outro algoritmo do Google, mas para links. Ele analisa a qualidade de cada um e impede que a troca de links de baixa qualidade seja feita.

H

Hard bounce: falha ao entregar um e-mail por motivo permanente.

Heading tags: recursos de HTML usados para destacar o título e subtítulos em um site ou blog. Também é comum encontrar as abreviações, como H1, H2, H3… É um dos critérios mais analisados pelos buscadores para exibição do conteúdo.

L

Link Building: processo de construção de links no site ou em uma publicação do blog. Estes devem levar a conteúdo relevante para o leitor. Os buscadores também analisam a relevância dos links, do site e a naturalidade com que isto é feito.

Links internos/links externos: formas de direcionar o leitor a um determinado conteúdo. Os links internos são aqueles que pertencem ao mesmo domínio do site. Os externos, por outro lado, são de outros sites e blogs.

M

Meta description: resumo de um resultado de pesquisa nos buscadores. É exibido abaixo do título. Ainda que não influencie tanto no posicionamento, ajuda o visitante a entender do que o resultado se trata.

P

Page rank: sistema de pontuação criado pelo Google para classificar as páginas. De 0 a 10, ele analisa os aspectos que fazem aquele site relevante. Conteúdo, estrutura, qualidade dos links e metadados são alguns exemplos.

Page title: já reparou no título da aba dos sites? Este é o page title, que pode ser diferente do título de uma publicação. Ele é extremamente importante para o SEO. Deve possuir as palavras-chave mais importantes daquele conteúdo.

S

Sitemap: mapa com a localização dos links e páginas para acessar o site. Os navegadores exibem o sitemap em HTML. Já os buscadores utilizam os sitemap em XML para reconhecer o conteúdo.

Soft bounce: Falha na entrega de e-mails. Diferente do hard bounce, ela não é causada por um problema permanente. Caixa de e-mails cheia pode ser um dos principais causadores do soft bounce.

2. Análise e métricas

C

CAC (Custo de Aquisição por Cliente): cálculo para mostrar o quanto é gasto por cliente. No Marketing Digital possui uma relevância enorme. Ajuda a planejar de maneira mais estratégica o orçamento das campanhas.

CPC (Custo por Clique): o quanto é pago por clique em um anúncio patrocinado. Em ferramentas como Adwords e Facebook Ads, é uma das formas de contabilizar o orçamento. É simples de ser entendido e aplicado.

CPA (Custo por Aquisição): semelhante ao CPC. Porém, ao invés de cliques, contabiliza as conversões.

CTR (Click Through Rate): também conhecida como taxa de cliques. É bastante mensurada em anúncios digitais, como os feitos pelo Adwords. Pode ser calculada através da divisão do número de cliques pelo número de visualizações.

K

KPI (Key Performance Indicator): indicadores de performance. São os dados que mostrarão se as ações dentro da estratégia de Marketing Digital estão funcionando ou não.

R

ROI (Return Over Investiment): retorno sobre investimento. Mostra o quanto de dinheiro investido retornou ou foi gasto à toa com uma estratégia de Marketing Digital.

S

SEO (Search Engine Optmization): mecanismos de otimização para buscadores. Pode ser entendido como um conjunto de ações que elevam um site ou blog nos resultados de pesquisa.

V

Visitante, visitante único e visitante de retorno: maneiras diferentes de mensurar quem vê seu conteúdo. Visitante é todo aquele que realiza uma ação dentro do seu site. Visitante único é medido através dos cookies. Ele já os teve instalados em seu navegador e passa a fazer parte da quantidade analisada. Já os visitantes de retorno são aqueles que já possuem cookie instalado no navegador, mas que retornam ao seu site.

3. Marketing Digital e vendas

A

Automação de Marketing: mecanismos que automatizam as ações de marketing. Facilitam o trabalho e a mensuração dos resultados. É bastante utilizado na nutrição dos leads, através do Email Marketing.

C

Conversão: o principal objetivo do Marketing Digital. As conversões são contabilizadas através das ações concluídas em uma etapa ou página. Seja o download de um material ou um contato com o time de vendas.

CRM (Custom Relashionship Management): ferramentas de relacionamento. Podem ser integradas à Automação de Marketing, ainda que não a substitua. São comumente utilizadas pelo time de vendas. Facilitam o contato com eles em uma estratégia de Inside Sales.

CTA (Call to Action): chamadas para ação. Formas de direcionar o visitante para um conteúdo específico. Conteúdo este que deve estar relacionado ao material lido por ele. Pode ser um blog post, ebook, webnars, infográfico, etc.

E

Ebook: literalmente livros eletrônicos. Diferente dos comercializados na Amazon, aqui os tratamos como materiais educativos. No Marketing Digital, é uma das maneiras de fazer o visitante avançar no funil de marketing.

F

Funil de Vendas/Funil de Marketing: representação dos estágios de um cliente. Alguns tratam como Funil de Vendas, outros como Funil de Marketing, mas ambas estão corretas. Pode ser entendido como uma pirâmide invertida, com topo, meio e base.

  • No topo estão as pessoas longe do estágio de compra e consomem um conteúdo mais introdutório, educativo.
  • No meio se localizam aqueles que já possuem uma possibilidade de compra. O conteúdo deles é diferente, pois visa manter o relacionamento e direciona-los para o próximo estágio.
  • Já na base estão aquelas pessoas qualificadas para fechar negócio. Aqui já é apresentado um conteúdo mais específico, que mostre a solução através da sua opção.

G

Geração de Leads: processo que transforma um visitante comum em lead (ver abaixo).

H

Head tail keywords: palavras-chave mais genéricas. Acumulam uma maior quantidade de pesquisas, mas são mais competitivas. Ranquear bem com elas é um bom sinal, mas sites com autoridade ruim não conseguem competir nelas.

I

Inbound Marketing: nova maneira de fazer marketing. Também chamada de Marketing de Atração. Visa atrair o cliente através de conteúdos interessantes para ele e estratégias para atingi-lo e se relacionar melhor com ele.

Inside Sales: processo de vendas remotas. É diferente do telemarketing porque foca somente em leads qualificados e prontos para fechar negócio. Estas vendas podem serem realizadas através de ferramentas como Skype ou Whatsapp, por exemplo.

K

Keyword (palavra-chave): tema principal de um conteúdo na web. A palavra chave pode ser simples (como marketing, por exemplo) ou composta (marketing digital). Além disto, recebem classificações diferentes, como head tail e long tail (vide significados).

L

Landing Page: página com objetivo de colher dados do visitante. Este propósito de conversão é faze-lo avançar no Funil de Marketing. Com os dados coletados por ela, é possível identificar quem é seu lead e em que estágio ele se encontra. Como recompensa, são oferecidos materiais educativos, em grande parte.

Lead: talvez o termo mais famoso do Marketing Digital. Lead pode ser classificado como alguém que preencheu uma landing page e demonstra interesse em seu conteúdo. A partir deste momento, já não é tratado como um visitante comum. Isto porque, a partir deste momento, sua progressão no funil é possível

Lead scoring: sistema de classificação de leads. Quanto maior a pontuação de um lead, maior é sua qualificação. E isto indica quem está mais próximo de fechar negócio.

Long tail keywords: palavras-chave mais específicas. Possuem uma pesquisa menor, mas podem ser melhores para sites com pouca autoridade. Além disto, trazem um público mais específico.

M

Marketing de Conteúdo: pode ser entendido como parte do Inbound Marketing. É uma estratégia voltada para a criação de conteúdo relevante. Sites, blogs e redes sociais fazem parte do Marketing de Conteúdo.

O

Outbound Marketing: o oposto do Inbound Marketing. Ou, melhor dizendo, a maneira tradicional. Também é tratado como Marketing de Interrupção. É usado para expor o conteúdo para o público de maneira ampla, muitas vezes interrompendo a experiência. Comerciais em TV, rádio, jornais e revistas podem ser classificados desta maneira.

P

Persona: um dos conceitos mais importantes do Marketing Digital. Talvez o mais importante. A persona é um personagem semifictício, desenhado através de dados reais. Através dela é que são traçadas as estratégias de Marketing Digital. Com ela, fica muito mais fácil saber como e com quem se está falando.

T

Taxa de conversão: proporção de visitantes convertidos em leads. Ela é medida através dos dados de preenchimento de landing pages. Quanto mais alta a conversão, melhor.


Os termos podem ser diferentes, e assustar, no início. Mas você percebeu o quanto seus conceitos são simples e úteis dentro do Marketing Digital. Agora que já os conhece, que tal desvendar os mitos do Marketing Digital com a gente?

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