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Inbound Marketing: dúvidas frequentes sobre a estratégia

Inbound Marketing: dúvidas frequentes sobre a estratégia

O Inbound Marketing ganha cada vez mais espaço entre as estratégias de marketing. E isto não é surpresa. Ele é a melhor maneira de falar com um público segmentado. Atrair as pessoas certas para seu negócio é melhor do que falar com todo mundo. Isto, é claro, em um mundo conectado e que visa a experiência, acima de tudo.

As dúvidas são enormes, principalmente para quem não tem experiência com o Inbound Marketing. Talvez por isto sua adoção ainda não seja tão massificada. O que é um problema. Além de ser mais simples do que se imagina, pode ser bem mais vantajogo.

O que é o Inbound Marketing?

Diferente do Outbound Marketing, ou a maneira tradicional, o Inbound Marketing trabalha com a atração. Não existe interrupção do conteúdo, como nas propagandas em revistas, TV e rádio, por exemplo. O que há é o gatilho para trazer o potencial cliente para dentro do conteúdo da empresa.

Devo substituir o Outbound Marketing pelo Inbound?

 

É totalmente possível mesclar os dois conceitos. Empresas com uma autoridade de mercado e visibilidade de marca maiores não podem descartar o Outbound. Mas também devem falar de maneira especial com o consumidor em potencial, e aí entra o Inbound Marketing. As pequenas e médias empresas

Inbound custa menos ou mais que o marketing tradicional?

 

Por trabalhar com um público segmentado, os custos são menores. Mídias de massa, como jornais e TVs, possuem um valor elevado de publicidade. E, pelas próprias características do meio, o alcance real do público é menor. A mensuração dos resultados também é diferente. Com uma estratégia desenhada especificamente para um nicho, o ROI é muito menor.

Leia mais: ROI – quais as vantagens e como calculá-lo

Como começar?

 

Primeiro devemos traçar a persona do seu negócio. Ela é a representação semifictícia do seu público de interesse. Deve ser desenhada com base em dados reais. A persona não é um desenho seu, ou de quem você acha que deve atingir. É o tipo de pessoa que melhor pode consumir e recomendar seu produto.

Logo após deve-se pensar na melhor maneira de compartilhar o conteúdo de interesse. Blogs e sites integrados ao Google Adword e Analytics e mídias sociais. O Marketing de Conteúdo é a maneira de usar seus veículos de comunicação para divulgar seu conteúdo. O Inbound Marketing é a estratégia de conteúdo atrativo para seu público de interesse.

Como gerar resultados?

 

Um dos erros mais comuns de quem está começando uma estratégia de Inbound Marketing é pensar que os resultados aparecem do nada. Não, não é desta maneira. Porém, por mensurar constantemente os impactos das estratégias, a customização é permitida. É mais fácil achar os erros e aprender com eles.

No marketing tradicional, o impacto só é percebido após algum tempo. E a mensuração de como ela está atingindo o público é quase nula. É possível ver o passado, mas o presente se torna mais complexo. Com o Inbound não.

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