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Calendário promocional 2022: prepare-se para as datas importantes do e-commerce!

Calendário promocional 2022: prepare-se para as datas importantes do e-commerce!

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para fazer o seu negócio alcançar novos patamares e arrasar nas vendas. Quer saber como se preparar para as datas importantes do e-commerce em 2022? Vem com a gente!

Oportunidades de vendas vêm e vão ao longo do ano, mas apenas os empreendedores que se programam conseguem fazer delas grandes momentos para seus negócios. Para saber como se preparar e garantir ótimas vendas nesse período, é importante conhecer um pouco sobre o seu próprio negócio.

Saber explorar os segmentos do seu nicho e se fazer presente nas datas importantes requer a criação de um calendário de vendas e um estudo cuidadoso sobre os passos a serem seguidos para a efetivação das suas estratégias de negócio. Quer saber o que fazer para garantir sucesso? Vem com a gente!

Monte seu próprio calendário de vendas!

Existem datas que o comércio já está acostumado a se preparar para vender, mas, enquanto elas não chegam, nada impede que você fature com datas voltadas para o segmento que você atende no seu e-commerce.

A criação de um calendário de vendas próprio é importante nesses casos, pois permite que você fature em datas “não tão comuns”, e consiga se posicionar no mercado, se mostrando relevante nessas datas.

Para isso, é interessante que você conheça bem seu segmento e saiba explorá-lo, abordando os pontos fortes da sua empresa.

Alguns aspectos precisam ser levados em conta no momento dessa preparação, como:

Conheça o seu nicho

Se você investe em venda de livros, por exemplo, 7 de janeiro é o Dia do Leitor, e 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Datas ideais para você fazer uma campanha de vendas.

Já se sua empresa é de roupas fitness, equipamentos e suprimentos, o dia 19 de fevereiro é dia do Esportista, e você pode se aproveitar da data para lançar uma campanha de vendas voltada para praticantes de alguns esportes.

O ideal é que você faça uma pesquisa aprofundada sobre as datas e estabeleça as que se alinham com a sua estratégia de vendas e marketing. Aí, é só colocar a mão na massa!

Conheça seu público

Como nos exemplos anteriores, suponhamos que você tenha um e-commerce de livros e o Dia do Orgulho Nerd, 25 de maio, se aproxima. Você pensa em fazer um evento de vendas voltado para isso. Mas, seus clientes se identificam com essa temática?

De nada adianta colocar em promoção obras sci-fi, fantasia, ou outras temáticas afins, se o seu público leitor está mais engajado em comprar livros teóricos sobre economia.

Seu cliente não se sentirá atraído por esse evento e seus esforços serão “inúteis”.

Então, antes de se organizar, leve em consideração o seu público e suas particularidades. O que é mais vendido, as peças que são menos procuradas… com base nisso, conseguirá montar um planejamento mais efetivo.

Antecipe-se e faça suas vendas serem um sucesso!

Mais importante do que estar sempre ativo é saber o momento certo de se colocar em evidência no meio digital para garantir boas vendas.

A antecipação e a organização são as palavras-chaves de um e-commerce com sucesso de vendas.

Um ponto importante é que, fazendo o seu próprio calendário de vendas, a organização deve começar a se basear nele. Assim, se você tem um evento de vendas marcado para final de janeiro, deve começar a se preparar com, pelo menos, 1 mês de antecedência.

Essa preparação envolve: estoque e sua reposição, principalmente levando em consideração que o fornecedor pode aumentar os preços para lucrar no mesmo período que você; preparo de campanha juntamente com a sua equipe de marketing; e os artigos ideais para aquela data específica.

O planejamento, nesses casos, é o seu melhor amigo. Deixar para última hora nunca é uma boa ideia, principalmente quando falamos de faturamento.

Quais as datas que posso usar para o meu e-commerce?

Existe sempre uma data que você não fazia ideia de que existia e que pode casar completamente com o seu e-commerce.

Listaremos aqui algumas delas. Lembrando que você precisa se atentar para quais delas se alinham bem com o seu negócio, e criar uma estratégia com base na proposta da data.

  • 7 de janeiro – Dia do Leitor
  • 26 de janeiro – Dia da Gula
  • 30 de janeiro – Dia da Saudade
  • 14 de fevereiro – Dia de São Valentim
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista
  • 1 de março – Carnaval
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher
  • 15 de março – Dia do Consumidor
  • 17 de abril – Páscoa
  • 19 de abril – Dia do Índio
  • 22 de abril – Descobrimento do Brasil
  • 28 de abril – Dia do Frete Grátis
  • 8 de maio – Dia das Mães
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 24 de junho – São João
  • 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+
  • 13 de julho – Dia do Rock
  • 15 de julho – Dia do Homem
  • 26 de julho – Dia das Avós
  • 30 de julho – Dia do Amigo
  • 11 de agosto – Dia do Estudante
  • 14 de agosto – Dia dos Pais
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros
  • 21 de Agosto – Dia Internacional da Moda
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 12 de outubro – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida
  • 15 de outubro – Dia do Professor
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas/Halloween
  • 1 de novembro – Dia do Veganismo
  • 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
  • 25 de novembro – Black Friday
  • 28 de novembro – Cyber Monday
  • 25 de dezembro – Natal
  • 31 de dezembro – Réveillon

Invista em Marketing para turbinar as suas vendas

Antes de mais nada, você sabe por que o Marketing pode te ajudar a turbinar as suas vendas?

Quando você estabelece suas metas, conhece as datas ideais para vender para os seus clientes, você precisa, antes de mais nada, chegar até eles. Do que adianta estoque cheio, planejamento em dias, se o seu cliente não conhece a sua empresa?

Uma estratégia de marketing bem aplicada pode te ajudar a chegar onde você sequer podia imaginar, e isso é muito importante para garantir o sucesso nas suas vendas.

Ao se aproximar daquela data importante para seu e-commerce, tenha uma estratégia de marketing montada. Faça com que o alcance da sua empresa seja grande o suficiente para garantir que aquela data será um sucesso para seu negócio.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

E, claro, nada de deixar as estratégias de marketing para serem utilizadas apenas nessas datas. Se utilize dessa ferramenta para captar e fidelizar clientes desde muito antes desses eventos de vendas.

Conclusão

Garantir o sucesso das suas vendas é uma tarefa que pode ser facilitada com o planejamento e a antecipação.

Não espere que chegue o mês x ou y para ser pego de surpresa. Finalize 2021 com seus planos para 2022 já traçados e prontos para serem colocados em prática.

Com a ajuda do marketing e do seu planejamento, o ano de 2022 será de sucesso de vendas e prosperidade para o seu e-commerce.


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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