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Você conhece os tipos de site?

Você conhece os tipos de site?

Com a internet ocupando cada vez mais espaço no nosso cotidiano, é impossível passarmos um dia sem acessar algum site para uma pesquisa, uma compra, ou mesmo para ler alguma notícia. Mas você conhece os tipos de site que existem e para que cada um é indicado? Vem com a gente descobrir!

Cada modelo de negócio exige um tipo de site diferente para dar conta das necessidades e especificidades daquele segmento. Para isso, as possibilidades são inúmeras. Então, como saber qual a melhor opção para o seu comércio?

Para desmistificar isso, vamos explicar um pouco sobre cada tipo de site e para que eles servem. Vem com a gente?

Por que existem tipos de sites diferentes?

Cada tipo de site possui uma finalidade e uma especificidade só sua.

Imagine se só existisse uma única possibilidade de site, será que todos os modelos de negócios conseguiriam se enquadrar? Vamos supor que só exista o modelo de e-commerce (ou loja virtual, como é mais conhecido), como um portal de notícias poderia cumprir a sua função de informar?

Para dar conta das inúmeras necessidades, surgem inúmeras possibilidades de sites. Cada um deles, atendendo às demandas do seu segmento.

Um negócio de sucesso precisa, antes de tudo, compreender bem as suas necessidades para conseguir encontrar o modelo ideal para seu uso, garantindo que o investimento feito no site seja frutífero e útil para as necessidades cotidianas do negócio.

Qual o tipo ideal para o que eu preciso?

Se existem múltiplas possibilidades, precisamos estar atentos às necessidades de cada tipo de negócio para saber selecionar bem o que desejamos.

Então, que tal entender melhor cada modelo de site?

Institucional

Sites institucionais são fundamentais para empresas. Principalmente aquelas que já têm um público definido, que já conhece um pouco sobre a marca e seus produtos e serviços.

Sites institucionais são, geralmente, uma espécie de “cartão de visita”, dando informações básicas que não funcionam para o público que desconhece aquela marca.

Nesse tipo de site, geralmente encontramos espaços para descrever a empresa, sua política de negócio, seus valores, produtos e serviços.

Uma opção para trabalhar o marketing nesse tipo de site é com a criação de um blog, que pode ter o intuito de educar e informar o seu público, dando dicas, explicando mais sobre seus produtos e serviços… tudo para criar uma relação de proximidade com o seu público.

Dinâmico

Sites desse tipo são ótimos para ações de marketing digital, pois não são limitados a uma coisa só, como o institucional.

Nele, temos uma combinação de diferentes seções, que mesclam questões institucionais, blog, e o site. Nessa combinação, temos uma expansão do conteúdo, fazendo com que haja mais possibilidades para se trabalhar em cima.

Sua utilização é ótima para aumentar o alcance da marca, e pode ser utilizado por marcas dos mais diversos portes. De pequenas a grandes empresas.

E-commerce

Esse tipo de site é o mais conhecido e mais utilizado ultimamente. Já imaginou como seria o nosso cotidiano sem eles?

Através de sites desse tipo, é possível adquirir os mais variados produtos, desde alimentos, a acessórios e itens de vestuário.

Sites do tipo e-commerce exigem que haja uma resposividade, para que respondam bem tanto em uso no smartphone, como tablets e computadores. Dessa maneira, o cliente que acessar o site consegue ter o conforto ao visualizar os itens que a marca oferece.

O e-commerce tem que levar em consideração a experiência do cliente, garantindo que ele tenha um ambiente organizado, bem dividido e, principalmente, confortável visualmente.

Um ponto importantíssimo para isso, é, também, o carrinho, que necessita ser facilitado para que o cliente consiga finalizar a sua compra com rapidez e comodidade.

One page

Como o próprio nome já diz, os sites one page apresentam apenas uma página, e resumem nela todo o seu conteúdo.

Nessa página única, geralmente as seções são abertas (não necessitando que sejam clicadas para serem visualizadas), e busca sempre oferecer informações rápidas, dinâmicas e simplificadas.

Seu uso é variado, podendo ser utilizada por empresas de marketing, por instituições educacionais, empresas voltadas para o público jovem, entre outros.

Portal

O portal é o tipo de site mais dinâmicos e completo. São ideais para empresas de comunicação, como sites jornalísticos, e demais empresas que trabalhem com informação.

Esse tipo de site demanda uma atualização constante, principalmente para garantir que todas as informações ficarão atualizadas e disponíveis nas seções corretas.

Hotsite

Os hotsites são muito utilizados com finalidades de marketing: seja para divulgar uma campanha, seja para lançamento de produtos, promoções, etc.

Como são muito voltados para campanhas, é interessante que se crie uma estratégia bem fundamentada, para garantir o sucesso da campanha.

Landing page

Landing pages se assemelham, em estrutura, com as One Pages. Entretanto, seu foco é voltado para geração de leads, vendas, apresentação de serviços, entre outros.

Geralmente, sua divulgação é feita por meio de links patrocinados que têm a função de direcionar os espectadores para ambientes de conversão.

Escolha seu site!

Conhecendo agora os tipos de sites, definir o que é melhor para seu negócio fica mais fácil.

É importante que, no momento de escolher, você tenha em mente quais as suas intenções, qual a finalidade desse site para sua marca, e o que você busca, enquanto experiência, nesse site.

Outro ponto importante é garantir que seu site será realmente útil para você, garantindo que não perderá seu investimento.

Conclusão

Com tantas possibilidades, tenho certeza que você está só o meme da Nazaré confusa, pensando qual opção é a melhor para você.

Na dúvida, melhor não arriscar e chamar quem entende do assunto. Então, que tal chamar a gente para conversarmos sobre as melhores opções para seu negócio?!

Lembre-se: um site bom é aquele que garante bom uso, que oferece novas possibilidades para a sua marca e te possibilita chegar mais longe com seus produtos e serviços.


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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