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ROI. Entenda como funciona e porque calcular o Retorno sobre Investimento das empresas

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ROI. Entenda como funciona e porque calcular o Retorno sobre Investimento das empresas

Por muito tempo a publicidade tradicional guiou suas estratégias com base em achismos e para contrapor esse método superficial de gerir resultados e prová-los o Marketing Digital propõe métricas cada vez mais precisas para o resultado de suas aplicações. Uma das métricas é o ROI (Retorno sobre Investimento), um cálculo que mensura o lucro ou prejuízo em determinado investimento.

Como funciona e o que é o ROI?

ROI é a sigla para o termo Return Over Investment, em tradução Retorno sobre Investimento que consiste em um indicador que possibilita a mensuração do lucro ou detrimento de valores investidos. O cálculo do ROI permite saber quanto dinheiro uma empresa ganhou ou perdeu em determinado investimento, sejam treinamentos na equipe, ferramentas novas, divulgação em mídias pagas, etc.

Por que o ROI é importante para empresas?

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Conhecer os gastos e retornos obtidos em cada investimento é uma maneira de não só manter a organização financeira, mas principalmente de conhecer as melhores aplicações. O ROI é um indicador preciso dos resultados que a empresa terá em determinados investimentos. Através dele é possível não só saber o que realmente funciona como também buscar maneiras de otimizar o que já é posto em  prática para alcançar um retorno ainda maior.

O ROI no Marketing da empresa.

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Acompanhar o retorno sobre o investimento servirá para identificar se o trabalho digital tem sido eficiente, se o desempenho das campanhas tem alcançado os objetivos, qual a maior fonte de lucro no processo, qual a ferramenta que mais funcionou, qual o método mais adequado entre outros questionamentos que envolvam a eficiência e eficácia da aplicação do Marketing Online.

O trabalho de Marketing Digital especialmente, é bastante abrangente. E ,nesse ponto, o ROI servirá como o medidor para o desempenho das estratégias utilizadas com a marca, e como guia para escolher ou otimizar as ferramentas mostraram resultado dentro da estratégia.

 

Como é feito o calculo?

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O mais interessante no ROI é que ele não é uma estimativa. É um cálculo com números exatos que consolida o investimento.

Para fazer o cálculo é preciso utilizar a seguinte fórmula:

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Para exemplificar melhor:

Se a empresa teve 500.000 de lucro e investiu inicialmente 100.000, o calculo seria:

(500.000 – 100.000) / 100.000 = 4

4 é o número condizente ao ROI. Isso quer dizer que o retorno foi 4 vezes o investimento inicial. O resultado também pode ser obtido em porcentagem, apenas multiplicando o resultado por 100. Nesse exemplo o resultado (4) multiplicado  por 100 o retorno seria de 400% em porcentagem.

  • O que seriam os Lucros obtidos?

O Lucro utilizado no cálculo do retorno sobre investimento deve condizer ao valor que foi levantado em uma campanha especificamente e não pelo número total de vendas. Se na mesma época houveram resultados provenientes de outros métodos e campanhas esses resultados não deverão ser inclusos.

  • O que seria o valor investido?

Todos os custos iniciais são o valor investido, mesmo os pequenos gastos. Valor de hospedagem de um site, anúncios pagos, despesas com telefone, internet e tudo o que for necessário para uso na campanha devem estar inclusos no calculo.

É importante saber:

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  • O ROI não leva em conta a duração do investimento
  • O ROI não considera a alta ou baixa nos valores da inflação
  • O ROI pode ser manipulado pelo uso de informações inadequadas
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