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O que é preciso para estar pronto para a Black Friday?

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O que é preciso para estar pronto para a Black Friday?

O final do ano está chegando e, com ele, as vendas crescem. Em quase todos os segmentos. E um dos costumes que mais ganha força ao redor do mundo é a Black Friday. A moda, que nasceu nos EUA, destaca a última sexta-feira de novembro para vender o máximo possível mais barato. E isto atinge tanto o mercado comum quanto o virtual. Mas será que seu E-commerce está pronto para a Black Friday?

Neste artigo, falaremos sobre as tendências para a Black Friday este ano. E o que um E-commerce precisa para estar pronto para a Black Friday.

O que é a Black Friday?

É a abertura da temporada de vendas natalinas.

O evento ganhou popularidade ao redor do mundo. O mercado abraça com força o acontecimento, e oferece descontos enormes.

Por tradição, é realizado na primeira sexta-feira depois do Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças. Este ano acontecerá no dia 23 de novembro.

Dados sobre a Black Friday

Alguns públicos e segmentos se dão melhores que outros. Em parte, por entender melhor o evento e customizar melhor as promoções. Em parte, por tradição ou popularidade.

Separamos alguns dados de 2017, para o ajudar a ficar pronto para a Black Friday de 2018.

  • 48% do público consumidor possui entre 25 e 34 anos. A segunda maior fatia ficou entre aqueles com 18 e 24 anos, com 26%;
  • As mulheres foram maioria, com 56,5% das compras;
  • 39% das vendas realizadas em E-commerces foram feitas por smartphones e tablets;
  • O ticket médio foi de R$ 578 em 2017;
  • O segmento de celulares e eletrônicos levou a maior fatia das vendas, 32%. Livros e filmes ocuparam 22% do total. Moda e assessórios foram os terceiros a mais faturar, com 10% das vendas na Black Friday.

Está pronto para a Black Friday?

Agora que já sabe quais os focos de vendas durante o evento, fica a pergunta: seu E-commerce está pronto para a Black Friday?

O evento pode durar somente um dia. Porém, os preparativos devem acontecer o tempo inteiro. Afinal de contas, as vendas não acontecem somente neste período.

Muitas lojas, aliás, sequer pensam em um dia isolado durante o mês. Ao invés da Black Friday, fazem o Black November.

Um E-commerce de sucesso deve estar preparado para tudo. Separamos alguns critérios que podem fazer a diferença neste período.

Navegação

Pense na facilidade que o visitante terá em encontrar o que quer.

Um E-commerce que possui boa navegação se dá melhor do que os complicados. Se alguém não acha rapidamente o que deseja, tende a deixar o site sem comprar.

Estabilidade

Quando falamos de SEO, diversos critérios entram em pauta.

Meta tags amigáveis, boas keywords, carregamento rápido, etc., tudo isto influencia na posição do site na SERP.

Um site lento, além de ser menos privilegiado na pesquisa, afasta os visitantes. Se a página demora para carregar, a pessoa pode imaginar que a página possui problemas e ir para outro E-commerce.

O investimento em bons servidores e em uma página otimizada é mais do que necessário.

Entrega

Seu E-commerce possui estrutura para cumprir as entregas a tempo? Se não, é hora de tomar cuidado.

Um dos principais focos de reclamações dos compradores são os atrasos nas entregas. No caso dos Correios, as críticas podem não ir diretamente à loja. Porém, em empresas que contam com transportadoras próprias, é diferente.

Verifique se os pedidos estão sendo entregues dentro do prazo. E não deixe de atender a todos os pedidos. Responda as dúvidas e reclamações o mais rápido possível.

Estoque

Tem certeza que todos os produtos estão com o estoque correto?

Como já falamos aqui, há um pico de crescimento durante a Black Friday. Se um produto bastante vendido, como livros ou celulares, possuir uma quantidade baixa em estoque no site, as vendas serão menores.

Mesmo que haja mais produtos no estoque físico, é preciso tomar cuidado. Da mesma forma que ter um estoque maior no site do que no físico.

Faça o controle dos seus produtos. Veja quais entrarão em promoção e que possuem maiores e menores quantidades. Isto evitará dores de cabeça durante a Black Friday.

Pagamento

Confira os gateways de pagamento.

Veja as possibilidades e as bandeiras. Caso alguma não esteja sendo aceita, veja se isto pode ser solucionado. De preferência, antes do evento.

Com boletos, a mesma coisa. Veja se todas as informações importantes aparecem corretamente. E se há problemas na geração do documento.

E a sua Black Friday?

Já conferiu todos estes pontos? Está tudo ok? Então seu E-commerce está quase pronto para a Black Friday.

A parte mais importante, para o público, são os descontos. Neste momento, é hora de pensar em quanto será dado nos produtos.

Uma boa ideia é reaproveitar promoções passadas. Ou mesclar as mais interessantes.

Anúncios patrocinados

Como se destacar durante o evento? Todos possuem produtos semelhantes, descontos, oportunidades.

Onde está o diferencial? Conversar diretamente com seu público. E os Anúncios Patrocinados são essenciais neste quesito.

Com eles, você consegue destacar seu E-commerce na SERP durante a Black Friday. Nas palavras-chave que mais são interessantes para seu negócio.

Durante esta época do ano, é possível que o valor de lance suba. O que exige uma estratégia ainda mais apurada.

Se bem pensado, o impulsionamento com Anúncios Patrocinados trará um ROI bastante alto ao seu negócio.


E então, seu E-commerce está realmente pronto para a Black Friday? O evento é um dos carro-chefe de vendas do ano. E certamente deve ter alguém preparado para gastar bastante nele.

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