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Afinal de contas, o que é SEO internacional?

Afinal de contas, o que é SEO internacional?

O sonho de todo site é aparecer em primeiro nas buscas do Google. Quem trabalha com Marketing de Conteúdo e SEO entende o impacto que isto traz. Conseguir este alcance, de maneira local, já é uma enorme conquista. Mas, empreender no exterior, não é tão simples. E, pior ainda: competir com sites estabelecidos em outros países não é fácil. Mas, com planejamento, fica mais fácil entender o que, de fato, é SEO internacional.

Imagine que uma empresa já consegue ótimos resultados com o Marketing de Conteúdo. Seu site possui bom alcance, um crescimento linear de visualizações e é ranqueado em várias palavras-chave. E, mais do que isto: é acessado fora de seu país. Pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, quais as reais chances que ele possui nessa empreitada digital?

Neste artigo, explicaremos sobre quais as vantagens de competir internacionalmente. E, mais do que isto: como se estabelecer no Google de maneira mundial.

O que é, afinal de contas, SEO internacional?

De maneira geral, SEO é um conjunto de táticas que fazem seu conteúdo na internet ranquear bem no Google. Num primeiro momento, isto é pensado de maneira local. Conseguir topo de tráfico na sua cidade e estado. A expansão para o país é consequência desta boa ação. Isto porque, o site ainda é um site nacional. Um blog corporativo do estado de São Paulo pode ranquear bem na Bahia ou no Acre. Porque, antes de tudo, é um site brasileiro. A geolocalização dele é o Brasil. Com o SEO internacional, a coisa é um pouco diferente.

O que saber antes de começar?

De início, é preciso pensar nas necessidades da empresa. Analise os dados no Google Analytics. Imagine, por exemplo, que seu site consegue uma quantidade relevante de acessos em outros países vizinhos. Em nosso caso, vamos usar Portugal e Angola, como exemplo.

Em um primeiro momento, pode parecer fácil transportar o conteúdo. São países com o mesmo idioma. Mas não é bem assim. Quando falamos de SEO internacional, é pensar em como o mesmo site vai atingir todos ao mesmo tempo. E, com isto, digo sobre atingir com qualidade e respeitando as diversidades de cada lugar.

Persona

Um site bem posicionado nos buscadores depende de uma persona bem estruturada. Com base nela, é possível traçar a persona do país, ou dos países, que quer alcançar. Ferramentas como o Analytics e o SEMrush podem ajudar nessa tarefa. Veja o que seu público mais procura e se interessa no exterior. A forma como se comporta digitalmente. Através disto, fica mais fácil saber como e com quem se comunicar.

De olho na concorrência

Use as ferramentas para ficar de olho no que os concorrentes fazem. Quais públicos atingem, as palavras-chave que mais ranqueiam e como se comportam. Entender a maneira como agem é uma das formas de se posicionar. E de oferecer o melhor conteúdo possível.

Palavras-chave

A pesquisa por palavras-chave, no SEO internacional, é mais do que essencial. Nesta etapa do processo de avaliação do alcance do seu site internacionalmente, vamos olhar o posicionamento dele nos resultados de pesquisa. Olhe no Analytics quais os países que seu conteúdo possui mais relevância. Tanto em pesquisa quanto em posicionamento no ranqueamento.

Para fazer esta mensuração, pode-se usar duas maneiras práticas. A primeira são as abas anônimas do navegador. O Google possui domínios diferentes para cada país. Veja qual o correto para aquele país, configure a localidade no Google e o idioma do resultado. Depois, basta usar as palavras-chave que mais ranquearam seu conteúdo no exterior.

A segunda, e menos trabalhosa, é usar o SEMrush. Com ele, é possível fazer esta pesquisa de maneira mais precisa.

Quais os problemas do SEO internacional?

Antes de começar, é preciso ter objetivos. E, neste ponto, existem complicações. Por mais que, em termos gerais, o SEO internacional não seja tão diferente do tradicional, é preciso se manter atento. Neste ponto, pense no seguinte:

Qual o principal objetivo com o SEO internacional?

Aqui, listamos três fatores-chaves:

  • Idioma;
  • País;
  • Híbrido

Idioma

Para uma empresa que vende um produto, e quer expandir suas operações, o país não importa. Isto porque, o produto será o mesmo. Aqui, o grande entrave é o idioma. Chile, Espanha e México falam espanhol. Mas cada um deles possuem variações e termos próprios dentro do idioma. Assim como Brasil, Angola, Portugal e Timor Leste.

Ainda que seja o mesmo material, a comunicação não é. O desafio, neste momento, é adaptar o conteúdo para as diversas formas de comunicação.

País

Neste caso, os papéis se invertem. Aqui, o foco não é o produto, e sim o país. Logo, o produto não é o mesmo. A estratégia (e problema do SEO internacional), aqui, é conseguir competitividade no local.

Híbrido

Este, talvez, seja o mais complexo de entender. Aqui, é preciso pensar no seguinte: quem, dentro de um país, você quer atingir? Uma empresa brasileira, por exemplo, pode falar com o público em português em um site na França. E não há problemas com isso, desde que este seja o objetivo. A grande questão é: esta abordagem é viável, dentro de sua estratégia?

Resultados diferentes em países diferentes. E agora?

Não se desespere! Provavelmente o resultado da sua pesquisa não será com seu site em primeiro em todos os países. E, neste processo, você pode perceber o seguinte: países com o mesmo idioma possuem ranqueamento diferentes com o mesmo conteúdo. Por que?

Pode ser que, nestes casos, os primeiros resultados respondam melhor a dúvida do cliente. Ou, talvez, as pessoas não procurem por aquele conteúdo exatamente daquela maneira. Mas vamos pensar no seguinte: se o mesmo conteúdo pode ter ranqueamentos diferentes em países com o mesmo idioma, imagine em locais diversos?

SEO internacional é briga de cachorro grande justamente por conta disto.

Quais os primeiros passos?

Antes de começar a aventurar seu conteúdo internacionalmente, é importante saber como fazer isto. A internet é enorme, se já não é fácil ranquear bem localmente, imagine internacionalmente?

Hreflang

O que separa o homem dos meninos, no SEO internacional. O atributo hreflang faz com que o Google identifique qual a URL exata a ser exibida, com base na localização do visitante. Isto é um bônus, para quem quer competir no SEO internacional.

Qualidade sempre

De maneira geral, não há novidade nas técnicas de SEO internacional. A premissa é a mesma do SEO local: o bom conteúdo. Aquele que oferece o conteúdo de melhor qualidade leva vantagem sobre os demais. Ter dados do Google Trends em mãos também podem dar a vantagem que precisa.

Mobile

A prioridade do Google é para sites que possuem versão mobile. Por que? Smartphones não são mais um luxo. Fazem parte da vida das pessoas e são o pico de acesso em diversos parâmetros. Somente em 2017, os dispositivos mobile foram responsáveis por 55% do tráfego no Brasil. Um aumento de 9,5%.

Resultados

Assim como em todos os processos do Marketing Digital, o SEO internacional depende dos resultados. Logo, a mensuração é quem vai direcionar, entre outras coisas, a aplicabilidade da competitividade internacional.


O SEO internacional pode ser interessante, se quiser fazer sua empresa crescer digitalmente. Enfrentar a selva de pedra, que é a internet mundial, não é tarefa fácil. Mas, fica menos complicado se souber, ao menos, como e quando começar.

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