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Porque o Facebook é a Rede Social que não morre?

Porque o Facebook é a Rede Social que não morre?

Desde 2008, o Facebook passou a ocupar o posto de rede social mais popular do mundo e se manteve lá por esse tempo todo, não por acaso. A volumosa adesão de usuários à plataforma, somente no Brasil são 103 milhões, a tornou popular também entre empresas de todo tamanho e segmento. Atualmente, segundo a pesquisa Social Media Trends, 97,6 % das empresas usam o Facebook para integrar seu Marketing.

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Mark Zuckerberg e o início de tudo:

O Facebook nasceu em Harvard, no ano de 2004, e foi criado pelos jovens Mark Zuckerberg, idealizador do software, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A ideia inicial era conectar os estudantes da universidade de Harvard pela plataforma, que possibilitava compartilhamento de fotos, informações e bate papo. A ferramenta logo migrou para outras universidades e depois ficou aberta ao público, atingindo atualmente, 13 anos depois, 2 bilhões de  usuários.

 

Nem as novas Redes Sociais ocupam o lugar do Facebook

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Novas Redes sociais ganharam popularidade semelhante também, mas nenhuma delas possui complexidade próxima a do Facebook. 63,3% das empresas utilizam junto com o Facebook, o Instagram, Rede Social pertencente aos mesmos investidores, que possui aproximadamente 500 milhões de usuários, seguido pelo LinkedIn e Twitter.

No Facebook é possível compartilhar publicações abertas, fazer check-in em lugares através da localização, personalizar seu perfil expondo informações pessoais, interesses culturais, etc, e utilizar o bate papo/Messenger para conversar de maneira privada.

 

O poder do compartilhamento

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Uma das grandes peculiaridades do Facebook é a ampla possibilidade de conexão entre pessoas, páginas, assuntos diferentes ou do mesmo segmento por todo o mundo. Nesse espaço, as informações circulam de maneira instantânea e ganham audiência com maior facilidade.

O botão de compartilhamento do Facebook é o mais fácil de ser utilizado entre as Redes Sociais. As publicações que despertam o interesse do público certo, além de curtidas e comentadas, tendem a serem compartilhadas, fortalecendo a circulação de marcas, produtos, serviços e etc.

 

Atualizações constantes

O Facebook não se permite parar no tempo. As atualizações com novas funções agradam os usuários que mesmo não a tendo como novidade, não abrem mão de utilizá-la.

– Facebook Stories

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As publicações de pouca duração são sucesso em outras Redes Sociais e a função foi adequada ao Facebook justamente para estimular o uso também na plataforma. O que é postado do Stories é automaticamente deletado após 24 horas. As empresas que fazem Stories têm a oportunidade de divulgar em tempo real, com maior alcance e medir o resultado de espectadores.

 

– Reactions

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Uma das funções preferidas dos usuários, as reações aos posts explicitam a opinião do público mesmo sem que a pessoa comente na publicação. Na opção “Curtir” o usuário pode utilizar emoções como o “Amei”, “Uau”, “Raiva”. Esse é um excelente medidor de relevância para as publicações de uma empresa, pois ela poderá saber quais assuntos mais instigam a participação e quais devem ser evitados.

 

O Facebook é uma plataforma multimídia

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Como citado lá no inicio desse texto, o grande diferencial do Facebook é conseguir integrar conteúdo em praticamente todos os formatos.

Fotos

As imagens informativas ou fotografias humanizadas são o formato de publicação mais utilizado desde o início. São de fácil interpretação e por isso costumam gerar mais engajamento, principalmente as imagens humanizadas, de fatos.

GIF

O GIF é uma espécie de animação que pode ser feita a partir de um vídeo ou de imagens isoladas. Esse é o formato mais utilizado para publicações descontraídas, principalmente os memes, posts engraçados que em maioria viralizam no Facebook e em outras Redes Sociais.

Vídeos

Atualmente os vídeos ganharam a maior taxa de compartilhamento na plataforma. Basta abrir o feed de notícias na Rede para perceber que  a maior parte do conteúdo publicado e republicado tem o formato audiovisual. A própria plataforma estimulou essa migração quando lançou a função “Ao vivo” em 2015.

Links

O que for publicado em seu blog, em um site referência, ou mesmo no Youtube pode ser também compartilhado por você no Facebook diretamente da fonte e republicado pelos curtidores da sua página.

 

O Facebook notifica e convida

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O Facebook anda cada vez mais criativo e inteligente nas suas notificações. Apesar de o engajamento ter decaído bastante com a grande quantidade de usuários e informações compartilhadas, a empresa está sempre buscando uma forma de manter o público atualizado sobre as atividades de relevância para ele com as notificações.

Quando uma empresa ou perfil do interesse publica algo novo, o usuário poderá ser alertado, além disso, as pessoas podem recomendar aplicativos e páginas apenas enviando um convite.

 

Anúncios para empresas bem direcionados

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Outra forma de driblar o baixo alcance das publicações, é gerando anúncios personalizados para o público que se quer alcançar. Os anúncios Facebook ADS permitem que a publicação seja vista por mais pessoas seguindo a linha do público da empresa. É possível configurar por localização, interesse, idade, escolaridade, e muitas outras características.

 

O que é preciso saber antes de utilizar o Facebook?

Utilizar o Facebook para divulgar sua empresa não é uma tarefa difícil, mas contar com os artifícios corretos torna a plataforma bem mais importante e útil para os negócios. Quer saber mais sobre o Marketing Digital no Facebook?

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