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Redes sociais para empresas: porque o Facebook é a rede social que não morre?

Redes sociais para empresas: porque o Facebook é a rede social que não morre?

Desde 2008, o Facebook passou a ocupar o posto de rede social mais popular do mundo e se manteve lá por esse tempo todo, não por acaso. Somente no Brasil são 103 milhões de usuários. Isto tornou o Facebook popular também entre empresas de todo tamanho e segmento. Atualmente, segundo a pesquisa Social Media Trends, 97,6 % das empresas usam o Facebook para integrar seu Marketing. Na lista das redes sociais para empresas, o Facebook é sempre indispensável.

Mark Zuckerberg e o início de tudo:

O Facebook nasceu em Harvard, no ano de 2004, e foi criado pelos jovens Mark Zuckerberg, idealizador do software, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A ideia inicial era conectar os estudantes da universidade de Harvard pela plataforma. O protótipo possibilitava compartilhamento de fotos, informações e bate papo. A ferramenta logo migrou para outras universidades e depois ficou aberta ao público. 13 anos depois, o Facebook conquistou 2 bilhões de usuários.

Nem as novas Redes Sociais ocupam o lugar do Facebook

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Novas redes sociais ganharam popularidade semelhante também, mas nenhuma delas possui complexidade próxima a do Facebook. O uso de redes sociais para empresas só aumenta. 63,3% das utilizam junto com o Facebook, o Instagram, seguido pelo LinkedIn e Twitter.

No Facebook é possível compartilhar publicações abertas, fazer check-in em lugares através da localização, personalizar seu perfil expondo informações pessoais, interesses culturais, etc, e utilizar o bate papo/Messenger para conversar de maneira privada.

O poder do compartilhamento

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Uma das grandes peculiaridades do Facebook é a ampla possibilidade de conexão entre pessoas, páginas, assuntos diferentes ou do mesmo segmento por todo o mundo. Nesse espaço, as informações circulam de maneira instantânea e ganham audiência com maior facilidade.

O botão de compartilhamento do Facebook é o mais fácil de ser utilizado entre as redes sociais. As publicações que despertam o interesse do público certo, além de curtidas e comentadas, tendem a serem compartilhadas, fortalecendo a circulação de marcas, produtos, serviços e etc. Em uma estratégia de redes sociais para empresas, isto é essencial. O compartilhamento leva os produtos, serviços e marca além.

Atualizações constantes

O Facebook não se permite parar no tempo. As atualizações com novas funções agradam os usuários que mesmo não a tendo como novidade, não abrem mão de utilizá-la.

Facebook Stories

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As publicações de pouca duração são sucesso em outras Redes Sociais e a função foi adequada ao Facebook justamente para estimular o uso também na plataforma. O que é postado do Stories é automaticamente deletado após 24 horas. As empresas que fazem Stories têm a oportunidade de divulgar em tempo real, com maior alcance e medir o resultado de espectadores.

Reactions

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Uma das funções preferidas dos usuários, as reações aos posts explicitam a opinião do público mesmo sem que a pessoa comente na publicação. Na opção “Curtir” o usuário pode utilizar emoções como o “Amei”, “Uau”, “Raiva”. Esse é um excelente medidor de relevância para as publicações de uma empresa, pois ela poderá saber quais assuntos mais instigam a participação e quais devem ser evitados.

Quando pensamos em redes sociais para empresas, as reações merecem atenção. O alcance orgânico de uma publicação pode ser alterado a depender das reações. “Amei” e “haha” recebem bônus de alcance. “Curtir” e “uau” são consideradas reações medianas. Já “triste” e “Grr” são vistas como negativas pelo algoritmo.

O Facebook é uma plataforma multimídia

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Como citado lá no inicio desse texto, o grande diferencial do Facebook é conseguir integrar conteúdo em praticamente todos os formatos.

Fotos

As imagens informativas ou fotografias humanizadas são o formato de publicação mais utilizado desde o início. São de fácil interpretação e por isso costumam gerar mais engajamento, principalmente as imagens humanizadas, de fatos. As redes sociais para empresas devem se valer de todas as ferramentas possíveis. Memes, por exemplo, nunca foram tão consideráveis quanto na atualidade.

GIF

O GIF é uma espécie de animação que pode ser feita a partir de um vídeo ou de imagens isoladas. Esse é o formato mais utilizado para publicações descontraídas, principalmente os memes, posts engraçados que em maioria viralizam no Facebook e em outras Redes Sociais.

Vídeos

Atualmente os vídeos ganharam a maior taxa de compartilhamento na plataforma. Basta abrir o feed de notícias na Rede para perceber que  a maior parte do conteúdo publicado e republicado tem o formato audiovisual. A própria plataforma estimulou essa migração quando lançou a função “Ao vivo” em 2015.

Links

O que for publicado em seu blog, em um site referência, ou mesmo no Youtube pode ser também compartilhado por você no Facebook diretamente da fonte e republicado pelos curtidores da sua página.

O Facebook notifica e convida

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O Facebook anda cada vez mais criativo e inteligente nas suas notificações. Apesar de o engajamento ter decaído bastante com a grande quantidade de usuários e informações compartilhadas, a empresa está sempre buscando uma forma de manter o público atualizado sobre as atividades de relevância para ele com as notificações.

Quando uma empresa ou perfil do interesse publica algo novo, o usuário poderá ser alertado, além disso, as pessoas podem recomendar aplicativos e páginas apenas enviando um convite.

Anúncios para empresas bem direcionados

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Outra forma de driblar o baixo alcance das publicações, é gerando anúncios personalizados para o público que se quer alcançar. Os anúncios Facebook ADS permitem que a publicação seja vista por mais pessoas seguindo a linha do público da empresa. É possível configurar por localização, interesse, idade, escolaridade, e muitas outras características.

O que é preciso saber antes de utilizar o Facebook?

Utilizar o Facebook para divulgar sua empresa não é uma tarefa difícil. Porém, contar com os artifícios corretos torna a plataforma bem mais importante e útil para os negócios. Quer saber mais sobre o Marketing Digital no Facebook?

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