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Como usar os memes no Marketing Digital para engajar o público?

Como usar os memes no Marketing Digital para engajar o público?

Eis que você está navegando pela web quando se depara com um meme 10/10. Pode ser qualquer coisa: o que dará o tom de humor é o contexto. Uma frase, uma situação. Algo que pode ser restrito a um determinado grupo ou não. Que transcende as fronteiras entre as redes sociais e alcança um amplo público. Pode ser qualquer coisa, ou qualquer um. Sósia do Vin Diesel, Grethcen, Nazaré Tedesco perdida com cálculos trigonométricos ou uma cena de Pica Pau. Estamos falando, é claro, das publicações mais famosas das redes sociais. E como utilizar os memes no Marketing Digital.

Ora, ora! Temos um Xeroque Rolmes, aqui.

As redes sociais não estão de brincadeira. Principalmente quando o assunto é alcance. Facebook, Instagram e Twitter possuem uma taxa de entrega de conteúdo orgânica baixíssima.

Em 2016, 16% do público de uma fanpage da rede social de Mark Zuckerberg recebia o conteúdo postado. Hoje, com o algoritmo que prioriza publicações de amigos e parentes, estima-se que este número seja de 2%.

Este número é um pouco maior no Instagram e no Twitter, mas, nem por isto, melhor. 10% dos seguidores do Instagram recebem uma publicação. A linha do tempo da rede social possui um algoritmo parecido com o do Facebook.

Ainda assim, este número não é um padrão. Quanto maior a quantidade de seguidores, menor o alcance. E, ainda se tratando do Instagram, o Stories não segue a mesma lógica. Logo, os resultados são maiores ou menores, o que dificulta a mensuração.

O Twitter é dinâmico por natureza. A vida útil de um tweet é de, em média, 20 minutos na linha do tempo. E 17% dos seguidores recebem aquilo que é postado.

Mesmo que os retweets e threats dêem um pouco mais de destaque, a chance de um tweet cair no limbo da rede é infinitamente maior do que de se destacar.

Então, como vencer estas barreiras? Talvez a resposta esteja, justamente, nos memes.

Neste texto, vamos falar sobre como vencer as barreiras das redes sociais. E, mais ainda: como utilizar os memes no Marketing Digital.

Tá pegando fogo, bicho!

Uma pergunta pode rodear a cabeça de quem não é tão integrado digitalmente. Afinal de contas, o que são os memes?

O termo é um pouco diferente da prática. A palavra surgiu nos anos 70, com o físico Richard Dawkins. No livro “O Gene Egoísta”, ele descreve os memes como uma informação que se propaga e se multiplica simultaneamente entre os indivíduos.

Os genes são informações genéticas, que passam de geração em geração. Os memes, no conceito de Dawkins, são informações sociais. Eles atuam na formação da memória. Neste sentido, fica mais fácil entender como os memes agem.

E daí?

Os memes, muitas vezes, podem salvar o engajamento de uma página. Isto porque, as imagens engraçadas da internet trabalham com a interação e compartilhamento. Mas calma! Não é somente “meter o louco” e fazer publicações de qualquer maneira.

Antes de começar a usar os memes no Marketing Digital da sua empresa, é preciso pensar em alguns pontos importantes.

Quem é você na fila do pão?

Quem são as pessoas que seguem sua página e consomem seu conteúdo? Esta é a maior pergunta a ser respondida, nesse momento. É ela quem direcionará a usabilidade dos memes no Marketing Digital.

Um público jovem tende a compartilhar memes com maior frequência e mais variados.

Já um grupo de seguidores mais velho pode não se interessar pelas mesmas piadas virtuais.

Tudo vai depender da forma como seu público interage.

Preste atenção, um segundo, no que você acabou de falar

Não existe nada pior do que ser mal interpretado nas redes sociais. Principalmente quando a intenção era, justamente, gerar engajamento positivo.

Por isto, é importante tomar cuidado com a forma que se diz alguns tipos de coisas. E usa os memes no Marketing Digital.

Pense se seu público entende aquela publicação. Se não está gerando duplo sentido ou duplo entendimento. Se o momento para ela ser publicada é o ideal. E, principalmente: se aquela forma de linguagem faz parte da sua marca.

Como diz Renan do Choque de Cultura: se você fizer isso, vai mudar de opinião sozinho.

Nada de ser Rubinho Barrichello

Quando se trabalha com memes no Marketing Digital, é preciso ser tão rápido quanto o Relâmpago Marquinhos. Ou quase isso.

É importante que a equipe de social media esteja integrada com o que está acontecendo. O monitoramento de hastags e Trend Topics é essencial, neste sentido.

É justamente esta velocidade que fará com que os outros dois critérios sejam bem executados.

Estratégia 10/10 de memes no Marketing Digital

Após executar sua estratégia, é o momento de olhar para os números. Ver se valeu a pena investir em uma comunicação mais extrovertida.

Observe as interações com as publicações. Se o número de curtidas, comentários e compartilhamentos for grande, então deu certo. Se for muito maior do que o esperado, então você está de parabéns.

Um ponto interessante para se olhar, neste sentido, são as marcações de amigos nos comentários. Elas farão com que mais pessoas conheçam seu canal de comunicação digital.

Máquina de memes aberta

Nem toda rede social é ideal para uma estratégia de memes no Marketing Digital. Isto porque os memes dependem de interação e compartilhamento, como vimos. E, além disto, de um ambiente propício para sua proliferação. LinkedIn, Instagram (a depender do perfil e da forma como seja usado) e Pinterest podem não ser interessantes. Logo, temos duas redes sociais ideais para isto:

Facebook

É clichê falar do Facebook no Marketing Digital. Isto porquê, a rede social é a que mantém a maior quantidade de usuários ativos. Lá, todas as tribos se encontram. Não é difícil encontrar quem se interesse por memes de gatinhos tocando piano ou por memes da Gretchen.

A própria rede social permite funções que podem potencializar ainda mais o impacto dos memes. Curtidas, comentários, marcações, compartilhamentos, a opção de salvar a publicação ou envia-la como mensagem inbox para um ou mais usuários.

Além disto, os grupos do Facebook são grande máquinas produtoras de memes. Conglomerados gigantes se formam somente com este objetivo.

Lana del Rey VEVO (256 mil membros), Ilha da Macacada (211 mil membros), Site dos Menes (221 mil membros), South América Crentes (312 mil membros), e até grupos menores, como o Fevdo Ocioso (25 mil membros) mostram a força que a produção de memes na rede social possui.

Twitter

Não é novidade que o Twitter seja uma das maiores máquinas de memes da atualidade. Em uma rede social onde o tempo de vida de uma publicação é baixíssimo, impactar é a palavra de ordem.

Os memes do Twitter precisam ser imediatos. Quanto mais a ver com os Trend Topics, melhor. Isto porque, somente 16% do público orgânico visualiza seus tweets – por 20 minutos. Gerar o máximo de respostas e retweets é o objetivo.


Usar os memes no Marketing Digital pode ser a saída perfeita para a falta de engajamento. É uma maneira simples e direta de se comunicar com o público. E, mais do que isto: fortalecer sua imagem digital. Mas lembre-se: nem todo mundo gosta de memes, e nem todos os memes são ideais. A internet tá pegando fogo, bicho. Basta saber aproveitar o momento.

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