Topo
 

Marketing Digital: O que são e para que servem os Materiais Ricos

material-rico-o-que-e

Marketing Digital: O que são e para que servem os Materiais Ricos

Você já ouviu falar em Material Rico?

No Marketing Digital prezamos pelo conteúdo que é oferecido aos nossos clientes e pela forma com que esse material chega a ele. E pensando em manter um contato para vez mais “estreito”, produzimos materiais que tanto os educam para a aquisição dos nossos serviços e produtos, quanto colaboram com nossas ferramentas para capturar leads e mantê-los em nossa base de clientes.

 

O que é um Material Rico:

Chamamos de Material Rico um conteúdo educativo denso sobre determinado assunto em que o usuário precisará cadastrar-se em uma página para acessá-lo e baixá-lo.

Você provavelmente já pesquisou por algo e encontrou um e-Book (Livro Eletrônico) ou um Guia, Checklist entre outros formatos. Materiais nesse segmento são chamados de Ricos, pois eles possuem o objetivo de ensinar o passo a passo de uma prática enriquecendo o conhecimento do público, além de garantir conversões que poderão ser utilizadas em sua base de contatos.

 

Para que serve o Material Rico:

material-rico-para-que-serve

Assim como os posts que são feitos nos Blogs, os materiais ricos são orientadores, a diferença está na densidade e especificidade do tema tratado. Dificilmente alguém que ainda não leu artigos em determinado Blog irá se cadastrar para receber algo, no entanto esse formato de produção é capaz de tornar a marca referência e autoridade no assunto.

 

Como utilizamos na prática:

Aqui na produção de conteúdos da Slim, não só alimentamos semanalmente nosso blog com novos conteúdos, como também despendemos tempo para a criação de e-Books, Guias, Infográficos, Checklists, vídeos e outros materiais com formato diferente do convencional. Com esses materiais, criamos páginas de conversão para que o usuário interessado se cadastre para receber e divulgamos em praticamente todas as outras plataformas.

 

Como utilizar cada tipo de Material:

Além de ser enriquecedor e exclusivo para quem baixa, o Material Rico é uma oportunidade para inovar no formato do conteúdo o tornando mais interativo e prático apesar de denso.

 

  • E-Books e Guias

e-book-material-rico

O formato mais comum de material rico é o e-Book (Livro Eletrônico). Esse é um material bastante educativo que pode ser mais extenso incluindo conceitos, instruções, dicas etc, e com objetivo parecido com o dos Guias. É necessário conhecer bem o assunto e o público para a produção do material adequando a linguagem e flexibilizando a explicação.

 

  • Checklists e Infográficos

material-rico-checklist-infografico

Apesar de bastante informativos, as Checklists e Infográficos costumam ser mais interativos pelo formato mais flexível do texto. As Checklists tem fácil leitura, porque são feitas com tópicos, números ou marcadores que dividem o texto em partes mínimas. A ideia do infográfico é apresentar números, pesquisas, porcentagens que confirmam a eficiência do serviço ou produto em questão, uma ótima forma de agregar autoridade a marca.

 

  • Vídeos

material-rico-video-marketing

Os vídeos demandam pouco tempo de produção e proporcionam bastante interatividade. Uma explicação falada tem muito mais valor e estimulo para o usuário. Além de movimentar as Redes Sociais os vídeos podem ser entregues aos já clientes como E-mail Marketing e a pessoas que já receberam materiais se cadastrando em outro momento.

 

O que é necessário para a produção do Material Rico?

producao-material-rico-o-que-e-preciso

Antes de tudo é preciso conhecimento sobre o tema do material. A produção do texto também não pode ser focada somente no valor do assunto, mas também na forma de transmiti-lo para o leitor que dependerá de fatores como idade, profissão, interesse na empresa, etc.

 

Para a divulgação é preciso:

  • Texto bem escrito e escaneável para a produção do material.
  • Produção de design para o material, composto por imagens e estímulos visuais que facilitem e agradem a leitura.
  • Uma Landing Page, página de cadastro onde as pessoas poderão acessar e receber o material.
  • Ferramentas para capturar e organizar a base de contatos deixados em troca do material
  • Planejamento e segmentação para manter o relacionamento com o interessado.

 


Agora que você conhece uma das ferramentas de conteúdo que utilizamos para atrair clientes para empresas, que tal conhecer ainda mais sobre Marketing Digital?

Antes de tudo é preciso abandonar os mitos e conhecer a realidade sobre o método mais eficaz na geração de vendas e contratação de serviços para pequenos e grandes negócios. Conheça e abandone os Principais Mitos do marketing Digital, conferindo nosso e-Book. Clique e baixe gratuitamente:

mitos-do-marketing-digital

Sem comentários

Deixe seu comentário