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Marketing Multinível: o que é e como integra-lo ao Marketing Digital

Marketing Multinível: o que é e como integra-lo ao Marketing Digital

Alguém já deve ter oferecido para você uma proposta de negócio. Uma ideia revolucionária. Vender o produto X, criar uma rede de revendedores e receber os royalties. Quanto maior a equipe, maior os ganhos em cadeia. Herbalife, Mary Kay e Hinode são alguns exemplos de empresas assim. Mas afinal: como funciona o Marketing Multinível?

Pode ser até chato para quem não participa. Sempre há um amigo ou outro que insiste para que você invista naquilo. Alguém que se dá muito bem com os royalties do marketing multinível. Há quem tenha o modelo até como fonte principal de renda. Porém, antes de pensar se é ou não vantajoso, é preciso saber do que se trata.

Explicaremos, neste artigo, todas as características de uma empresa com Marketing Multinível. Suas vantagens, desvantagens e diferenças de uma pirâmide financeira. Além disto, como ampliar as vendas através do Marketing Digital.

1. Como funciona
2. Vantagens
3. Desvantagens
4. Marketing Multinível x pirâmide financeira
5. Marketing Multinível e Marketing Digital podem caminhar juntos?

1. Como funciona

De maneira básica, é um modelo de vendas fundamentado em uma rede de revendedores. As vendas são feitas de maneira direta, através do contato com clientes e revendedores. O ganho se dá através dos royalties por vendas e pela adição de novos revendedores.

Neste sentido podemos classificar algumas empresas como Marketing Multinível. Mary Kay, Jequiti Herbalife, Hinode e Polishop são algumas das maiores no segmento.

Carl Rhenborg foi o criador do modelo, em 1940, nos Estados Unidos. Por trabalhar o incentivo à vendas e montagem de equipe, o Marketing Multinível pode ser tratado como uma evolução das vendas diretas. A partir do momento em que um revendedor monta uma equipe, se torna um gerente de vendas. Assim como ele dependerá de quem está acima dele na pirâmide, seus revendedores dependerão dele.

Trabalho, trabalho e trabalho

Por funcionar em duas frentes (vendas diretas e comissão), o Marketing Multinível é duas vezes mais trabalhoso.

O revendedor depende do seu esforço pessoal e poder de convencimento para vender. Precisa de um público disposto a pagar pelo produto. De tempo e um bom relacionamento com o network para realizar as vendas.

Além disto, é preciso construir uma rede. Transformar pessoas em revendedores do negócio. O poder de convencimento entra novamente. Possuir poder de liderança e planejamento estratégico potencializa as vendas. Para alguém que mantém uma rede de revendedores, oferecer suporte à ela é essencial.

2.    Vantagens

Fácil de entender, trabalhoso para executar. Porém, há vantagens para quem investe no marketing multinível.

Suporte especializado

Por dependerem de revendedores que sejam engajados, as empresas de Marketing Multinível investem pesado em capacitação. Cursos online, materiais educativos e grandes eventos são recorrentes. A Herbalife, por exemplo, realiza todos os anos o megaevento Extravaganza.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ADEVB), o mercado movimentou 45,2 bilhões de reais. Este número representa 8% do PIB nacional em indústrias e transformações.

Para manter estes números altos, as empresas de Marketing Multinível possuem organogramas bem definidos. Premiações como carros, viagens e reconhecimento dentro da empresa motivam os revendedores. E se tornam em formas de convencimento para participar do modelo.

Liberdade para trabalhar

O Marketing Multinível dá autonomia nos processos para quem resolve embarcar nele. O revendedor se torna o próprio gestor do tempo e dos processos. Isto, porém, pode deixar alguns acomodados. Mas, é preciso ter em mente que, neste modelo de negócio, o ganho depende do esforço.

Ganhos em cadeia

O carro-chefe do marketing multinível. Um novo revendedor pode adicionar alguém à rede. Este alguém pode montar a própria rede. E esta rede pode seguir este ciclo. Para cada nova aquisição, ganhos são contabilizados. Quanto maior e mais sólida for a rede, maiores e mais sólidos serão os ganhos em cadeia.

As maiores empresas do ramo, entretanto, mantêm barreiras com os ganhos ad infinitum. Cada revendedor recebe, em geral, até o quinto nível da rede. Isso para royalties.

3. Desvantagens

As vantagens podem ser tentadoras, mas nem tudo são flores no marketing multinível. E é preciso se manter atento quanto a estes quesitos.

Pagar para trabalhar

Pode parecer estranho, mas algumas empresas de Marketing Multinível são assim. Dependem do investimento inicial do revendedor.

Claro, isto dependerá de empresa para empresa. Alguns pacotes podem variar de valor. O grande risco, nisto tudo, é que podem ser produtos difíceis de serem vendidos. O retorno do investimento pode não ser tão rápido quanto o imaginado.

O pode demorar bastante

Montar uma equipe de vendas não é tarefa fácil. Ter pessoas engajadas e capacitadas demanda tempo.

Aqueles que possuem experiência com vendas diretas podem se dar melhor neste aspecto. Afinal, já possuem lábia e sabem como conquistar o público. Muitas vezes já possuem uma network interessada no segmento da empresa. Mas, e quem não tem qualquer experiência no assunto?

Para estas, os ganhos realmente interessantes podem demorar. Em alguns casos, demandar até de mais investimento do próprio bolso.

4. Marketing Multinível x Pirâmide Financeira

Montagem de uma equipe, ganhos em cadeia… pode até parecer pirâmide, mas não é. As pirâmides financeiras ganharam espaço no Brasil, nos últimos anos. O caso TelexFREE é um exemplo de pirâmide financeira. As empresas de Marketing Multinível acabaram recebendo a má fama.

Porém, existem algumas características básicas de uma pirâmide financeira. E que não se aplicam a uma empresa de marketing multinível.

  • Produtos: em uma pirâmide financeira, não há qualquer mercadoria a ser vendida. Logo, os não-participantes não podem consumir nada dela (ou até podem, mas é algo totalmente inútil);
  • Lucro: toda a forma de obtenção de lucro em uma pirâmide é através da adição de pessoas. Isto se aplica tanto ao bruto por aquisição quanto para os royalties;
  • Ad infinitum: não há qualquer limitação nos ganhos em cadeia. Logo, alguém no topo da pirâmide receberá milhões em porcentagens pequenas;
  • Crescimento exponencial: as pirâmides possuem um fim pré-definido. Isto porque dependem de pessoas para acontecer. Por dependerem da adição de pessoas, chegará o momento em que todos de uma cidade, estado, até mesmo país, entrarão na pirâmide. Quando não ouver mais quem adicionar, ela quebrará. E, nisto, apenas o topo da pirâmide se beneficiará; afinal, colheram mais dinheiro com o esquema.

Caso receba uma “proposta de negócio”, preste atenção a estes fatores. Se eles coincidirem com a empresa, é uma pirâmide! Outra maneira para saber se a empresa pratica ou não Marketing Multinível é conferir no site da ABEVD se ela faz parte ou não da associação.

5. Marketing Multinível e Marketing Digital podem caminhar juntos?

A resposta é simples: sim! Integrar as táticas de Marketing Digital ao Marketing Multinível podem potencializar sua rede de revendedores. Principalmente para aqueles que não possuem um network tão desenvolvido.

Como integrar Marketing Multinível e Marketing Digital

Separamos algumas ações, dentro do Marketing Digital, que podem auxiliar ainda mais esta tarefa. Para isto é importante conhecer a persona do seu negócio.

Marketing de Conteúdo

Criar um blog é uma ótima estratégia. Trabalhar a produção de conteúdo interessante e criar materiais ricos acerca do assunto é uma forma de criar relacionamento. Com ele, pode-se falar de assuntos relacionados ao produto. Um blog post que fale sobre como aumentar a rede de revendedores pode levar a uma landing page com material rico. Fideliza-se o público e cria-se uma base de visitantes e leads.

Redes sociais

Atingir sua persona através das redes sociais é sempre interessante. No Marketing Multinível, onde encontrar pessoas dispostas para integrar uma rede de negócios pode ser difícil, é interessante explorar essa possibilidade. As mais indicadas para esta tarefa são Facebook e LinkedIn.

O Facebook por ser a rede social com o maior número de usuários. Mais de 2 bilhões por dia. Independentemente de quem seja a sua persona, ela estará lá. Manter presença no Facebook se faz importante, principalmente em uma estratégia para Marketing Multinível.

Já o LinkedIn por ser muito mais profissional. Nele existem pessoas prontas para fechar negócio. A rede social tem o papel de conhecer pessoas capacitadas para determinadas funções. Vendedores qualificados podem ser encontrados nela. Além disto, a limitação de 50 grupos por usuário faz com que os contatos sejam bem pensados.

Inbound Marketing

O Marketing de Atração sempre é viável nas estratégias de negócio. Em processos de vendas complexos, como o Marketing Multinível, atrair a persona faz toda a diferença. Uma estratégia de Inbound Marketing, com foco em novos revendedores, constrói uma rede sólida e capacitada.


Modalidades diferentes de trabalhar vendas, mas que podem, sim, ser complementadas. Entender a natureza destes dois marketings, tão populares, potencializa os resultados positivos. Ad infinitum.

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