Top

Filmes e séries sobre marketing para inspirar suas estratégias

filmes e séries sobre marketing

Filmes e séries sobre marketing para inspirar suas estratégias

O cinema sempre foi uma das inspirações do marketing. E vice-versa. As duas maneiras de entender e trabalhar a sociedade caminham em conjunto a bastante tempo. E, com um interesse em comum – lucro e popularidade – fica ainda mais fácil integra-los. Em um tempo que Netflix, Amazon Prime e HBO Go ganham força, a sétima arte se tornou ainda mais procurada. Por isto, separamos alguns filmes e séries sobre marketing, para compor sua biblioteca e trazer novas inspirações.

Filmes

1.    Jobs (2013)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Joshua Michael Stern
  • Roteiro: Matt Whiteley
  • Elenco: Ashton Kutcher, Dermot Mulroney, Josh Gad

Bastante criticado, o primeiro filme sobre Steve Jobs traz uma visão interessante sobre ele. O filme foca nos primeiros anos da carreira do gênio (1970-184).

O propósito do filme não era de mostrar o gênio criador de tudo, como, muitas vezes, Jobs é pintado. E sim como um empreendedor visionário, que aproveitava boas ideias e as tornava comerciais.

Ashton Kutcher não está em uma de suas melhores performances. Ainda assim, mantém um nível de atuação condizente com o roteiro e a produção do longa. É uma boa pedida entre os filmes e séries sobre marketing.

2.    À Procura da Felicidade (2006)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Gabriele Muccino
  • Roteiro: Steve Conrad
  • Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton

Um clássico que rendeu a Will Smith uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. É um filme emocionante, daqueles que nos fazem chorar sem perceber.

O filme, inspirado na história de Chris Gardner (Will Smith), mostra sua trajetória em Wall Street nos anos 80. Ele e seu filho, vivendo nas ruas de Nova Iorque, tentam vender um produto revolucionário.

Além de abordar questões socioculturais do período, À Procura da Felicidade é uma história de perseverança. E como a persistência leva ao sucesso.

3.    A Rede Social (2010)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: David Fincher
  • Roteiro: Aaron Sorkin e Bem Mezrich
  • Elenco: Jess Eisenberg, Andrew Garfileld, Justin Timberlake

Os bastidores do surgimento do Facebook, a maior rede social do mundo. Um filme vencedor de 3 Oscars (Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Montagem), entre 8 indicações.

O filme mostra o início da ideia da rede social, ainda em Harvard. Mark Zuckerberg (Jess Einsberg), um garoto superinteligente, e que queria conquistar garotas com o que sabia fazer. Este, aliás, é um dos principais pontos de críticas por parte do criador do Facebook.

Durante a história, acompanhamos como o Facebook deixou de ser uma brincadeira para se tornar um negócio de sucesso. E, além disto, como uma boa ideia pode gerar alguns inimigos. Indispensável na lista de filmes e séries sobre marketing.

4.    Obrigado por Fumar (2005)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Jason Reitman
  • Roteiro: Jason Reitman e Christopher Buckley
  • Elenco: Aaron Eckhart, Cameron Bight, Maria Bello

Aqui, o desafio do protagonista é inusitado: convencer a indústria sobre os benefícios do cigarro.

O filme é uma trajetória de um lobista da poderosa indústria tabagista estadunidense. Os diálogos são afiados, e a forma como Nicky Naylor (Aaron Echkhart) usa para convencer os outros é digna de um ilusionista.

O filme, também, abre debate sobre outras indústrias com marketing fortíssimo nos EUA. A indústria do álcool e armamentista não passam despercebidas. Uma ótima pedida.

5.    Chef (2014)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Jon Favreau
  • Roteiro: Jon Favreau
  • Elenco: Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlet Johansson

Uma comédia extremamente necessária. Um filme com um elenco incrível, e que traz um debate interessante sobre marketing e empreendedorismo.

Abordando o dia-a-dia de uma cozinha, o chef Carl Casper (Jon Favreau) quer trazer modernidade ao restaurante. O dono, entretanto, prefere permanecer como está, por se sentir confortável com o público.

O embate leva Carl a montar um food truck. E é através do desafio de se estabelecer no mercado com ele que a história se desenrola.

Divertido e educativo, Chef é uma ótima opção entre filmes e séries sobre marketing.

6.    O Homem que Mudou o Jogo (2011)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Bennet Miller
  • Roteiro: Steven Zailian, Aaron Sorkin, Stan Chervin e Michal Lewis
  • Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman

Uma das melhores performances de Bradd Pitt. O homem que Mudou o Jogo (Moneyball, no original), conta uma história até clichê. Um time de baseball falido, que contrata um técnico para mudar o cenário.

A inovação, aqui, está na forma como ele faz isto. Para obter as melhores estratégias, Billy Beane (Brad Pitt) contrata Peter Brand (Jonah Hill). Um especialista em estratégias esportivas e estatísticas.

Usando dados coletados através de estudos, eles conseguem ótimas contratações com baixo custo. Uma aula de estratégia para quem trabalha com marketing.

7.    Jerry Maguirre: A Grande Virada (1996)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Cameron Crowe
  • Roteiro: Cameron Crowe
  • Elenco: Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., Reneé Zellweger

Outro filme que conta uma grande história de superação. Aqui, acompanhamos a vida de Jerry Maguirre (Tom Cruise), um empresário do ramo esportivo. Ele perde seu emprego após defender a humanização dos atletas nas campanhas de marketing.

De todos os seus clientes, apenas um jogador de futebol americano não desiste dele.

Através do trabalho com ele, Jerry Maguirre vai traçando “a grande virada” que dá nome ao filme. Uma história surpreendente sobre gestão de marca e relacionamento.

8.    O Lobo de Wall Street (2013)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Martin Scorcese
  • Elenco: Terence Winter, Jordan Belfort
  • Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie

Outro clássico indispensável na lista de filmes e séries sobre marketing.

O filme, baseado em um livro de mesmo nome, conta a vida de Jordan Belfort. Um corretor da bolsa estadunidense. Em pouco tempo, ele se torna rico, um sucesso em Wall Street.

O problema é que ele usa métodos ilegais para isto.

Regado a sexo, drogas e muita malandragem, O Lobo de Wall Street é uma aula sobre marketing e estratégia. Sobre o que não fazer, na verdade.

9.    Os Estagiários

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Direção: Shawn Levy
  • Roteiro: Vince Vaugh, Jared Stern
  • Elenco: Vince Vaugh, Owen Wilson Rose Bryne

Bastante criticado, Os Estagiários contam uma história interessante. Dois companheiros, na casa dos 40 anos, deslocados profissionalmente e que conseguem um estágio no Google.

O grande problema é que eles não entendem nada de tecnologia.

Dentro da maior empresa do segmento no mundo, eles passam a ser geridos por pessoas muito mais novas que eles. Além disto, convivem com a diferença de pensamento e aprendem que o “jeito Google de trabalhar” vai além da mordomia.

Uma comédia descontraída, mas uma ótima opção.

10. O Círculo (2017)

IMBd | Rotten Tomatoes

  • Direção: James Ponsoldt
  • Roteiro: James Ponsoldt, Dave Eggers
  • Elenco: Emma Wattson, Tom Hanks, John Boyega

Por último, mas não menos importante, o mais recente desta lista. Outro título bastante criticado, O Círculo conta uma história assustadoramente real.

Baseado no livro de mesmo nome, o filme acompanha May (Emma Wattson), uma mulher visionária. Ela sonha entrar na empresa O Círculo, responsável por reunir dados pessoais, e-mail e compras dos usuários (Google?).

As coisas começam a mudar quando O Círculo convida May a fazer parte de um reality show. Tudo para exibir o poder de interação da tecnologia da empresa. O problema surge quando real, profissional e virtual se misturam.

Um drama intenso e inteligente. Não possui a melhor das direções, mas conta com um bom elenco, que dá conta do recado.

Séries

1.    Mad Men (2007-2015)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criador: Matthew Weiner
  • Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser

Uma das series de maior sucesso e renome internacional. E uma das mais recomendadas, quando o assunto é marketing.

Mad Man conta a história da agência Sterlling Cooper, e se passa nos anos 60. O objetivo dela é simples: usar a influência da mídia de massa para vender o “sonho americano”. Um ideal de ser e estar que se espalhou por todo o mundo. E a agência não mede esforços para isto.

Sem dúvidas alguma uma das melhores produções, quando o assunto são filmes e séries sobre marketing.

2.    Scandal (2012-Atualmente)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criadora: Shonda Rhimes
  • Elenco: Karry Washington, Darby Stanchfield, Katie Lowers

Seriado referência para todos que trabalham com marketing e gestão de crise.

A história acompanha a trajetória de Olivia Pope e sua agência. Em seu trabalho, ela tem a responsabilidade de manter a boa imagem de seus clientes. Alguns bastante importantes.

Para isto, Olivia e a Pope & Associates usam todos os métodos possíveis. Nada que não seja benéfico pode cair na grande mídia estadunidense.

3.    House of Cards

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criador: Beau Willmon
  • Elenco: Kevin Spacey, Michel Gill, Robin Wright

Uma das primeiras produções originais da Netflix. E, certamente, um dos maiores sucessos do serviço de streaming.

Frank Uverwood (Kevin Spacey), político americano, se sente traído pelo presidente que ajudou a eleger. Então, começa uma trajetória rumo a presidência dos Estados Unidos.

Apoiado por políticos, jornalistas ambiciosos e sua esposa (grande cérebro da série), Frank traça seu caminho rumo ao cargo mais importante do mundo. Uma aula de como o marketing e a mídia podem, sim, influenciar na opinião pública e na vida.

Infelizmente, por conta dos escândalos envolvendo Kevin Spacey, a série foi cancelada abruptamente, em sua sexta temporada.

4.    Black Mirror (2011-Atualmente)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criador: Charlie Brooker
  • Elenco: Daniel Lapaine, Hannah John-Kamen, Michaela Coel

“Isso é muito Black Mirror”. Certamente você já deve ter visto esse meme em alguma de suas redes sociais. E não é para menos.

A série ganhou importância nos últimos anos, justamente por sua maneira de abordar temas delicados. Unindo distopia, suspense, terror e horror cósmico, Black Mirror traz uma tecnologia muitas vezes perversa.

Episódios como Nosedive (temporada 3, episódio 1) e Fifteen Millions Merits (temporada 1, episódio 20, são uma aula de marketing. E como a comunicação pode ser, muitas vezes, cruel.

5.    O Negócio (2013-Atualmente)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criadores: Rodrigo Castilho, Lucas Paiva Mello
  • Elenco: Rafaela Mandelli, Juliana Schalch, Michelle Batista

O Brasil está bem representado nessa lista. Entre filmes e séries sobre marketing, O Negócio é quase que obrigatório.

A produção da HBO acompanha três garotas de programa, sem perspectivas com a profissão que escolheram. Então, nada mais justo do que se reinventar.

Elas unem estratégia, marketing e bastante humor para dar uma nova vida à profissão. Uma série inteligente e sagaz, que traz reflexões e lições de marketing na medida exata.

6.    The Crazy Ones (2013-2014)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criador: David E. Kelley
  • Elenco: Robin Williams, Sarah Michelle Gellar, James Wolk

Mais uma série de comédia para compor o time. Aqui, temos uma agência em que pai e filha trabalham em conjunto.

Simon Robert (Robin Williams) é um publicitário talentoso. Porém, suas ideias mirabolantes acabam colocando o negócio em situações complicadas. E cabe a sua filha resolver a maior parte delas.

A série mostra uma outra ótica das agências de marketing e publicidade. Ao contrário de Mad Men e Scandal, aqui não há a falta de escrúpulos em prol do resultado. O que existe são problemas reais e corriqueiros, tratados com bom humor.

A série, infelizmente, só conta com uma temporada, por conta da morte de Robin Williams.

7.    Silicon Valley (2014-Atualmente)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criadores: Mike Judge, John Altschuler, Dave Krinsky
  • Elenco: Thomas Middleditch, T.J. Miller, Amanda Crew

Dos series e filmes sobre marketing recomendados aqui, esta possui um público bem específico.

A produção se passa inteiramente no Vale do Silício. Durante a produção, somos apresentados a um grupo de gênios da tecnologia, entusiastas do mercado.

Silicon Valley brinca com o mundo das startups, as novas organizações empresariais e o futuro das empresas. Quem se interessa por Transformação Digital deve dar uma chance a produção.

8.    Mr. Robot

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criador: Sam Esmail
  • Elenco: Rami Malek, Christian Slater, Portia Doubleday

Outra série muito bem aceita por quem trabalha com tecnologia. Mais precisamente segurança digital. Desta lista de filmes e séries sobre marketing digital, talvez, seja o mais maduro e sombrio.

Mr. Robot conta a vida de Elliot Alderson, especialista em segurança digital em uma grande empresa. Porém, no tempo livre, age como hacker.

Durante a trama, ele é convidado por um grupo de hackers para derrubar, justamente a empresa em que trabalha.

A série trabalha as escolhas de Elliot, assuntos polêmicos e debate sobre controle virtual e segurança na internet. Muito bem produzida e bem escrita, rendeu a Rami Malek o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática em 2016.

9.    Selfie (2014)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Criadora: Emily Kapnek
  • Elenco: Karen Gillean, John Cho, Allyn Rachel

Um dos itens de filmes e séries sobre marketing que mais brinca com a realidade. Selfie conta uma história inusitada, porém mais real do que se imagina. Eliza Dooley (Karen Gillean) tem um vídeo constrangedor vazado na internet.

Com uma imagem que não era das melhores, ela recorre a quem entende de marketing. Henry Higgs (John Cho), analista da empresa em que Eliza trabalha, resolve ajuda-la a reverter sua imagem.

Mais uma série de comédia, mas que trata de marketing pessoal como ninguém. As formas usadas para mudar a imagem de Eliza são inusitadas. Mas nem por isto não funcionem. Infelizmente a série só conta com uma temporada, pois não foi tão bem aceita.

10. Shark Tank Brasil (2009-Atualmente)

IMDb | Rotten Tomatoes

  • Elenco: Caito Maia, Carlos Wizard, Cris Arcangeli

Diferente dos demais, este não é um seriado ficcional. Em uma escala comparativa, é um O Aprendiz com roupagem de Master Chief. Pedida necessária entre filmes e séries sobre marketing.

Os participantes precisam convencer os tubarões a investirem em um projeto. Quanto mais bem elaborado, maiores as chances. Quanto menor for a elaboração…

Aqui, a maioria dos projetos são voltados para a tecnologia. Porém, o marketing pode se apropriar de muito ensinado aqui. Principalmente em reconhecer quando uma ideia ou estratégia não é tão boa assim.


Estes são apenas alguns filmes e séries sobre marketing. A lista é enorme. E, tê-los como base pode ser um norte para alguma nova ideia. Você aprende o que não funciona e o que pode funcionar. Além de se distrair um pouco.

No Comments

Post a Comment