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Saiba agora o que é e como o copywriting funciona

como o copywriting funciona

Saiba agora o que é e como o copywriting funciona

Escrever não é tarefa fácil. Se fosse, não haveriam profissões especializadas no assunto. Jornalistas, publicitários, RP e literatos entendem o quão complicado é lidar com as palavras. Porém, cada “nicho”, por assim dizer, encontra suas dificuldades aqui e ali. E, em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, a escrita assume dois papeis primordiais. O primeiro é dar vida, cor e voz ao blog, criando relacionamento e nutrição dos leads. A segunda é vender uma marca, produto, serviço ou ideia. Entender estes dois pontos é entender como o copywriting funciona.

Imagine que sua empresa começou a investir em Marketing de Conteúdo. Criou um site e um blog, otimizou-o, contratou ferramentas de SEO e está atenta ao Analytics e ao RD Station.

Porém, os leads não aparecem.

Onde está o problema? Talvez seja a falta de um copywriter. Alguém que sabe como o copywriting funciona e que pode direcionar melhor a comunicação do blog corporativo.

Neste artigo, falaremos mais sobre a técnica. O que é preciso, como funciona e as maneiras que ela utiliza para otimizar os resultados.

O que é copywriting?

De maneira geral, é qualquer prática de escrita ligada ao Marketing de Conteúdo, publicidade ou relações públicas. O jornalismo digital também pode ser incluído neste grupo, ainda que seja menos recorrente. Isto porque, o copywriting possui uma função bastante específica: direcionar o leitor até uma determinada ação.

O copywriting utiliza de gatilhos para direcionar esse leitor. Estes gatilhos, no Marketing de Conteúdo, são as call to actions.

Para entender como o copyeriting funciona, é necessário pensar em otimização para buscadores. Ou SEO. É ela quem fará o texto obter melhores resultados de alcance na internet.

De maneira comparativa, o tráfego orgânico de um blog é 300%, em média, maior que o vindo de redes sociais. Logo, e importante pensar em otimizar este conteúdo para este canal.

Redação para web e copywriting são a mesma coisa?

Não. Porém, são conceitos parecidos.

O redator tem, como objetivo, produzir conteúdos evergreen. A intenção deste tipo de conteúdo é ser perene. Ou seja, atemporal.

O conteúdo evergreen, em geral, é bem extenso. Ultrapassa a casa de 1500 e possui uma grande quantidade de conteúdo.

Uma redação para web bem escrita deve ser focada em alguns fatores:

Densidade

O conteúdo precisa ser o mais completo possível. Isto porque, como já citamos, este texto tem de ser duradouro. Logo, ele englobará uma maior quantidade de fontes e conteúdo.

Originalidade

O Google prioriza conteúdos originais. Isto porque o buscador foca em oferecer a melhor resposta ao usuário. Quanto mais atual e de interesse do usuário for, melhor ranqueado ele será.

Escaneabilidade

Aqui entra o caráter estético do texto. Estamos lidando com escrita para web. Logo, temos de pensar em diversas plataformas diferentes de leitura. Um desktop pode possuir várias dimensões de monitores, por exemplo, e o texto precisa ser confortável para leitura em todos.

Alguns pontos importantes para uma boa escaneabilidade:

  • Parágrafos curtos e diretos;
  • Períodos bem construídos, com, no máximo, 25 palavras;
  • Frases e palavras de transição. “Isto é”, “portanto”, “apesar de”, “assim como”…;
  • Marcar em negrito frases e palavras de interesse e que pode passar despercebidas durante a leitura;
  • Manter uma boa escrita. Seja o tom mais despojado ou formal, o conhecimento da gramática é essencial.

Keyword

As palavras-chave farão o texto ser bem localizado nos buscadores. Elas precisam estar dispostas de maneira inteligente e agradável no texto. O Google considera, como uma boa proporção, que, no máximo 2,5% das palavras sejam keywords.

Elas devem aparecer, também, em outros pontos importantes. URL, título, título SEO (o que aparece no resultado do Google) e meta descrição são alguns exemplos.

Link building

A construção da linkagem também é importantíssima em um conteúdo evergreen. Tanto os links internos quanto externos devem ser pensados com inteligência. Afinal, eles geram referral. Tanto para outros blog posts quanto de outros sites para o seu.

E, afinal de contas, como o copywriting funciona?

Com o objetivo de gerar, principalmente, conversão, o copywriting assume um papel diferente na estratégia de Marketing de Conteúdo.

A forma como o copywriting funciona é bastante focada em pontos específicos. Como:

  • A compra de um produto;
  • A assinatura de um serviço;
  • Seguir uma rede social ou site;
  • Assinar uma newsletter;
  • Baixar um material rico.

Os pontos chave são muito mais intuitivos e psicológicos do que técnicos, como na redação para web.

Racionalidade

Aqui, entra a esperteza. Mas não no sentido de malícia ou “malandragem”. E sim na exposição de bons argumentos.

O copywriting mostra, durante o texto, o porquê aquele produto ou serviço ser útil. Ele usa das características e vantagens que podem ser oferecidas sobre um produto ou serviço.

Depoimentos

Mostrar a experiência que outras pessoas tiveram. As pessoas, e empresas, tendem a seguir os exemplos de alguém. Principalmente uma pessoa em quem confiam.

Por isto, oferecer um serviço de qualidade é mais do que fazer o mínimo. É ele quem vai direcionar os bons comentários. E o fortalecimento da marca só agradece.

Proximidade

Criar relacionamento com o público é uma das chaves do sucesso. Quando uma empresa se mostra mais “humana”, aqueles que consomem seu conteúdo criam afinidade.

Para este papel, o storytelling é importantíssimo. Criar roteiros com boas histórias torna o caminho entre consumidor e empresa mais curto. E fortalece a marca junto a quem interessa.

Firmeza

Este item pode ser traduzido como segurança. Aqui, a “firmeza” está em passar os pontos anteriores de maneira contundente.

Quando se trata de vender algo, é preciso ter confiança. E não somente do comprador com a empresa. Alguém que não sabe expor, de maneira clara e coerente o que faz, simplesmente não vende.

Autoridade

Toda empresa quer se posicionar, em sua comunicação, como autoridade. Uma referência no segmento.

E não há qualquer problema com isto. O fato é: algumas são, outras não.

Enquanto estiver no segundo grupo, é papel do copywriting usar está no primeiro como gatilho. Essa autoridade passará a confiança necessária para transformar o lead em comprador.

Prazo de validade

Se você possui um produto ou serviço de valor, não é errado o tornar limitado.

O que isto quer dizer? Bem, “promoção” é um dos 4 Ps do Marketing. Philip Kotler deixa isto bem claro, em sua obra. Logo, promover algo de maneira que gere urgência na aquisição fará com que a conversão aconteça de maneira mais rápida.

Mas, reforçando: o copywriting tem de identificar se aquele produto ou serviço realmente vale a urgência.

Integração entre redação para web e copywriting

Agora que já entendemos como o copywriting funciona, fica a pergunta: dá para integra-lo com a redação para web?

Sim!

Na maioria dos casos é justamente isto que acontece. Claro, esta integração precisa ser fluida, proposital e estratégica.

O conhecimento da persona precisa ser o melhor possível. Usar os gatilhos necessários, para que, durante o conteúdo evergreen, o produto ou serviço seja exposto. Isto fará com que o usuário perceba que há um mercado ali.


Entender como o copywriting funciona pode alterar completamente os rumos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Uma boa escrita possui mais poder do que se pode imaginar. E, direcionada, os resultados são espetaculares.

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