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Dicas para ter uma boa campanha no Facebook Ads

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Dicas para ter uma boa campanha no Facebook Ads

Estamos em 2018. A esta altura da vida, já sei de algumas coisas sobre você. A primeira é que tem acesso à internet. A segunda é que está interessado em saber mais sobre Facebook Ads. E posso descobrir ainda mais: de qual dispositivo acessou nosso blog, se foi para outras páginas, localidade, etc. Mas e você: sabe o que é preciso para uma boa campanha no Facebook Ads? Ou, melhor: sabe como usar os dados do seu público ao seu favor?

Neste artigo, falaremos sobre o Facebook Ads. Vamos dar dicas para uma boa campanha no Facebook Ads, para nunca mais errar ao planejar as suas.

O que é Facebook Ads?

A ferramenta de anúncios patrocinados do Facebook. E uma das ferramentas mais efetivas do mercado no assunto.

O Facebook Ads permite a customização de campanhas de anúncios de maneira segmentada. É possível personalizar tudo. Do texto às imagens, vídeos, links, etc.

Mas o grande ponto da ferramenta são os dados do público. As informações mais importantes e relevantes na hora de pensar nos anúncios.

Sexo, idade, localidade, interesses, páginas curtidas, comportamento fora da rede social, dispositivos, etc. A quantidade de informações é enorme. E o bom uso dela, no fim das contas, é quem faz a diferença.

O que é possível fazer com o Facebook Ads?

As possibilidades com o Facebook Ads são enormes. E, em tempos de Inbound Marketing, nada mais lógico que a jornada do cliente faça parte da ferramenta.

Neste sentido, é possível criar anúncios para objetivos distintos:

Reconhecimento

  • Reconhecimento de marca: alcança pessoas com maior possibilidade de se interessar por sua empresa;
  • Alcance: exibe seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis.

Consideração

  • Tráfego: leve mais pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook. Sites, aplicativos ou mensagens no Messenger, por exemplo;
  • Envolvimento: consiga mais curtidas e envolvimento na página. Também é ideal para divulgar um evento ou divulgar uma oferta;
  • Instalação de aplicativos: feita para propagar o download de um app;
  • Visualização de vídeos: o Facebook valoriza os vídeos em sua plataforma. E esta modalidade permite trabalhar isto ainda mais nos anúncios patrocinados;
  • Geração de cadastros: para quem possui uma landing page e quer aumentar a base de leads com ela;
  • Mensagens: ideal para direcionar o contato direto com seus seguidores. Seja no Messenger ou Whatsapp.

Conversão

  • Conversões em uma página: para quem quer que um visitante faça ações específicas. Perfeito para transformar leads em compradores finais;
  • Vendas de catálogo: modalidade que divulga, dentro da rede social, seus produtos. Estes já aparecem com o valor e todas as informações importantes para o público ideal;
  • Visitas ao estabelecimento: perfeita para comerciantes que não possuem e-commerce. Esta modalidade visa em levar o público do Facebook para um estabelecimento.

Como usar tudo isso em uma boa campanha no Facebook Ads?

As modalidades de anúncio no Facebook permitem os mais diversos objetivos. Isto é um fato. Porém, é preciso entender uma coisa:

Não adianta de NADA se você não souber se comunicar com seu público!

O conhecimento da persona é ideal na plataforma. E saber a melhor forma de conversar com seu público é um dos passos essenciais para uma boa campanha no Facebook Ads.

Boas práticas no Facebook Ads

Antes de pensar em uma campanha de anúncios patrocinados, é preciso saber sobre algumas coisas. A primeira é sobre o processo de descoberta na rede social.

O feed de notícias do Facebook mudou. Hoje, a prioridade é dos amigos e familiares. As páginas perderam cada vez mais espaço. E o feed tem se tornado cada vez mais competitivo.

Isto, aliado à diminuição do alcance orgânico, fez com que se repensasse o marketing na rede social. A produção de conteúdo interessante ganhou ainda mais força.

Três aspectos ganharam força, com isto: visão, movimento e som. Se imagem e GIFs ganharam força até 2016, agora é a vez dos vídeos.

Além de ser o tipo de conteúdo mais democrático, é o que mais vem crescendo em produção e engajamento.

Com eles, é possível criar relacionamento de marca, aumentar o alcance e criar engajamento. Tudo ao mesmo tempo.

Mas nem todo mundo quer ver o que você está anunciando. O que fazer nestes casos?

Segmentação do público

Falar com o máximo de pessoas pode não ser tão vantajoso assim. Principalmente se o foco da sua campanha for gerar retorno financeiro.

A máxima segmentação do público evita que dinheiro desnecessário seja gasto na campanha. E, ainda que as impressões sejam menores, o engajamento e retorno serão maiores.

Segmentar também ajuda a entender quem realmente é seu público. Com os resultados de uma campanha bem-feita, é possível, por exemplo, confirmar se a persona do seu negócio é a ideal.

Conteúdo para o feed

Os anúncios de uma campanha precisam ser criativos. E pensados para o feed de notícias. Lembra que falamos sobre a mudança no feed do Facebook? Exatamente por isto.

O conteúdo precisa conversar com o público. Isto maximiza a interatividade e engajamento. O que faz com que novas pessoas conheçam a marca.

Pense na sua audiência. Conte histórias que sejam interessantes para eles. O storytelling não atinge só as produções em vídeos.

As peças também precisam trazer esta lógica. As imagens ainda são fortes na rede social. A proporção de 80/20 ainda é o mais recomendado nas peças. Até porque, esta é a proporção de aceitação do Facebook Ads para elas.


Uma boa campanha no Facebook Ads é composta por diversos fatores. Bom conteúdo, planejamento, entendimento da ferramenta, etc. E atingir os objetivos desejados é um conjunto de todos eles.

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