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É o fim da automação no Instagram?

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É o fim da automação no Instagram?

Em novembro, o Instagram anunciou uma atualização importante. A partir de agora, curtidas, follows e comentários de perfis fakes estão banidos. Será o fim da automação no Instagram?

São mais de um bilhão de usuários na rede social da atualidade. O Instagram não só gera engajamento como receita e reconhecimento.

A quantidade de perfis comerciais aumentou exponencialmente nos últimos anos. As empresas aprenderam a utilizar a rede social ao seu favor.

Neste ambiente, a ação humana, somente, se tornou insustentável para muitos perfis. O negócio da China, então, se tornou a automação da rede social.

Seguir, curtir fotos, responder direct, comentar. Tudo podia ser feito.

Até o Instagram lançar a atualização que preocupou muita gente.

Neste artigo, explicaremos o que, exatamente, a atualização alterará. E quais os próximos passos da plataforma.

O que é automação no Instagram?

Imagine um perfil com 100 mil seguidores.

A quantidade de mensagens via direct, reações aos stories e comentários é enorme. Todos os dias.

Para estes perfis, a automação atende a função de organização, que, em muitas vezes, somente a ação humana não é capaz.

Agora imagine um perfil com 1000 seguidores. E que quer expandir sua rede de relacionamento.

Identificar as pessoas que têm perfil alinhado ao seu é o primeiro passo. E atrair esse público é ainda mais.

Nestes casos, a automação no Instagram impulsiona os perfis. Traz pessoas alinhas com a proposta e que mostrarão, nos resultados, as vantagens da estratégia.

O que disse o Instagram?

Em nota publicada após o anúncio da atualização, o Instagram disse o seguinte:

Recentemente, vimos contas que usam aplicativos de terceiros para aumentar artificialmente seu público. Todos os dias, as pessoas vêm ao Instagram para ter experiências reais, incluindo interações genuínas. É nossa responsabilidade garantir que essas experiências não sejam interrompidas por atividades não autênticas. A partir de hoje, começaremos a remover curtidas, follows e comentários não autênticos de contas que usam aplicativos de terceiros para aumentar sua popularidade. […] Esse tipo de comportamento é ruim para a comunidade, e os aplicativos de terceiros que geram curtidas, follows e comentários inautênticos violam nossas Diretrizes da comunidade e os Termos de uso.

[…] Desde os primeiros dias do Instagram, detectamos e removemos automaticamente contas falsas para proteger nossa comunidade. A atualização de hoje é apenas mais um passo para manter o Instagram uma comunidade vibrante onde as pessoas se conectam e compartilham de maneira autêntica. Teremos mais atualizações nas próximas semanas sobre medidas adicionais que estamos tomando para lidar com atividades não autênticas no Instagram.

Como funcionará a partir de agora?

Todas as redes sociais contam com os chamados bots. Robôs que reagem ao comportamento dos usuários.

Eles podem curtir uma foto, comentar, responder comentários, levantar uma hastag ou seguir alguém.

Muitos aplicativos, como o Instelike ou Seguidores Brasil utilizam perfis deste tipo. Com eles, é possível inflar os números de alguém.

Porém, estas métricas de vaidade, na maioria das vezes, são desastrosas para a estratégia de Marketing Digital.

Quando o Instagram diz que começará a “remover curtidas, follows e comentários não autênticos de contas que usam aplicativos de terceiros para aumentar sua popularidade”, são esses perfis.

Mas, e as ferramentas de automação no Instagram?

As ferramentas de automação no Instagram, como Bume e Gerenciagram, estão salvas. Pelo menos por enquanto.

Isto porque, ferramentas do tipo não trabalham com perfis fakes ou compras de seguidores. A ação de seguir, curtir uma publicação e enviar uma mensagem é norma. Isto, é claro, se for feito com moderação.

Porém, ambas contam com a personalização destas ações.

Na prática, as ferramentas de automação no Instagram não seguem robôs. Elas escolhem, dentro das opções de localização, perfis sugeridos e hastags, pessoas alinhadas.

Isso é exclusivo para o Instagram?

O surgimento dos influencers mudou completamente a lógica das mídias sociais.

Antes, não passavam de um espaço para interação e compartilhamento de informações. Hoje, geram receita.

Todas as mídias sociais estão preocupadas com os perfis fakes. Principalmente depois do aumento absurdo da propagação de fake news.

Em abril, o Facebook derrubou 196 páginas que faziam parte de uma rede de divulgação de informações falsas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL).

Além disto, a rede investiu pesado no Marketing de Influência. As ferramentas Anúncios de Conteúdo de Marca e Gerenciador de Colaboradores de Marca são um exemplo. Elas facilitam a conexão de empresas com influencers alinhados com a marca.

O Twitter, em julho de 2018, abriu o processo de autenticação para qualquer usuário. Isto ajudará a identificar aqueles que são perfis falsos ou não.

Além disto, a conta apaga uma média de 40 milhões de contas falsas. Todos os meses.

Com o Instagram não seria diferente.

Desde 2016 a rede social investe no reconhecimento de contas falsas. E de punir aqueles que utilizam delas para inflar o número de seguidores.

Não somente o Instagram, mas todas as mídias sociais investem na experiência do usuário. Por isto o uso dessa prática é tão maléfica para elas.

Afinal de contas: a automação no Instagram irá ou não acabar?


Por hora, somente as contas com seguidores falsos serão penalizadas. Aquelas que compraram bots para inflar seus números na rede.

As que utilizam ferramentas de automação no Instagram, com algoritmo alinhado às diretrizes e termos de uso estão preservadas.


As mídias sociais possuem papel fundamental, não só no Marketing Digital, mas na vida das pessoas. Através delas, as conexões entre amigos e pessoas distantes são possíveis. Além, é claro, dos negócios.

Utilizar de ferramentas que utilizam perfis fakes, além de feio, não traz qualquer resultado. E não é isso que se busca em um Instagram.

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