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7 dicas de como aumentar as vendas da sua loja virtual em 2021

7 dicas de como aumentar as vendas da sua loja virtual em 2021

Estamos vivendo um processo de mudança acelerada, por isso, as empresas que desejam prosperar precisam se adaptar e se reinventar nos próximos anos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a aumentar as suas vendas no ano de 2021. 

Garantir um crescimento exponencial de um negócio é extremamente importante para manter a sustentabilidade dele. Os processos devem ser constantemente revisados e aprimorados, por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a garantir o sucesso da sua marca no ano de 2021. Vamos lá?

Acompanhe o comportamento do seu Público 

É muito importante acompanhar as preferências, hábitos de compra, necessidades e objeções do seu público alvo, pois é muito comum que cada um desses fatores mudem em épocas de crise, criando a necessidade de adaptação das empresas. 

Por exemplo, em épocas de crise, a tendência é que os consumidores passem a consumir produtos mais baratos e deixe de comprar aqueles que eles julgam como supérfluos. Uma boa saída nesses casos pode ser lançar campanhas com desconto e frete grátis para gerar mais conversões. 

Outro fator muito importante e que deve ser constantemente analisado é o que os seus potenciais clientes têm pesquisado e procurado na internet. Durante a pandemia, por exemplo, a busca por exercícios em casa, DIY (Do it Yourself), home office, redução de estresse tiveram um aumento significativo e estiveram nos assuntos em alta. 

Portanto, se sua marca tem haver com algum desses temas, investir em anúncios no Youtube pode ser uma grande jogada para atrair leads qualificados e gerar conversões. 

Existem hoje ferramentas gratuitas que podem te ajudar nesse processo, como o Google Trends. 

Analise sua Concorrência

Monitorar sua concorrência é muito importante para você se basear e criar estratégias competitivas. Busque seus concorrentes de sucesso e tente entender quais são as estratégias utilizadas por ele, desde produtos disponibilizados, até a faixa de preço, entrega, gatilhos presentes no site, posicionamento de marca, atendimento e entre outros. 

Se possível, realize uma compra com a sua concorrência, assim você vai entender como é a jornada de compra deles, podendo identificar pontos fortes que você pode utilizar como inspiração e pontos fracos, que podem acabar se tornando o diferencial da sua empresa. 

Foco no SEO 

Quando você vai em busca de algum produto que esteja querendo adquirir, é muito comum que primeiro pesquise no Google, certo? Você já parou para observar que muito comumente os sites do topo são os que nós costumamos acessar?

Por isso, dedicar-se ao SEO (Search Engine Optimization) é algo muito importante, afinal, quanto melhor ranqueado o seu site estiver, maiores são as chances de converter vendas. 

Mas, isso não acontece da noite para o dia, o ranqueamento do seu site é um processo que exige dedicação e paciência, é necessário cuidar dos títulos, das descrições, URLs dos produtos e palavras-chaves que tenham uma relação com seu nicho. 

Aposte em Técnicas de Venda

Existem estratégias que podem te ajudar a aumentar o ticket médio do seu e-commerce, como a do cross-selling e upselling. Vamos entender melhor cada uma?

O cross-selling (venda cruzada) é quando você oferece produtos relacionados aos que ele deseja comprar. Por exemplo, quando você coloca um tênis no carrinho e começam a aparecer sugestões de meias. 

Mas, é importante entender que para essa estratégia ser efetiva, você deve oferecer produtos com valores agregados menores do que o do item principal. Colocar brindes também pode ser um bom incentivo, por exemplo: “compre mais R$30,00 em produtos e ganhe o Frete Grátis”. 

Já a estratégia do upselling busca induzir o consumidor a fazer um upgrade de produto. Um exemplo seria se o cliente coloca um relógio de marca popular no carrinho, nesse caso você pode indicar um relógio muito melhor com um desconto atrativo. 

Utilize Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe para incentivar a tomada de decisão. Nesse caso, a intenção é utilizar os gatilhos para estimular o desejo de compra do consumidor e consequentemente fechar a venda.  

Existem diversos tipos de gatilhos mentais que você pode utilizar, por exemplo: prova social, que é quando você expõe de alguma forma feedbacks dos seus clientes, tornando seu e-commerce mais confiável e gerando uma maior segurança para os seus potenciais clientes em concretizar a compra. 

Tem também o exemplo do gatilho da escassez, que é quando você envia, por exemplo, um desconto com tempo limitado ou então envia disparos para seu cliente de que aquele produto que ele estava pesquisando está esgotando, gerando uma sensação de urgência. 

Existem diversos outros gatilhos que você pode utilizar para induzir a concretização da venda, vale muito a pena pesquisar e ir mais a fundo sobre. 

Utilize os canais de marketing 

Existem diversas formas de fazer suas ações em marketing, seja nas redes sociais, e-mail marketing, blog, utilizando vídeos, imagens, textos e etc. Independente da forma e o canal que é utilizado, você deve engajar os seus clientes e posicionar o seu e-commerce. 

Cada rede social e meio de comunicação deve ter um objetivo, por exemplo, através de blogs você pode educar sua audiência passando informações relevantes e que interessem eles. Você pode linkar também esses conteúdos com vídeos no YouTube que complementam o conteúdo do blog. 

Outra estratégia é a newsletter, que é onde entra o e-mail marketing. Através dele você pode nutrir sua base de dados, gerando proximidade através de conteúdos ou até de descontos especiais e ofertas. 

Uma das grandes aliadas também são as redes sociais, através delas você pode engajar com sua audiência, monitorar o seu comportamento, utilizar como canal direto de comunicação, garantir que estará sendo visto e lembrado e também transformar em uma vitrine para o seu negócio. 

É muito importante estar presente em mais de um canal de comunicação, mas em quais você deve estar vai depender de onde sua audiência está, e por isso a importância de se ter bem definido o seu público-alvo desde o ínicio.

Fique por dentro das tendências 

O mercado sofre mudanças constantemente, estar por dentro delas é muito importante para garantir a permanência da sua empresa. Esteja sempre antenado e preparado para mudar e remodelar a sua estratégia. Acompanhando todas as tendências e utilizando elas ao seu favor, as suas chances de sucesso serão muito maiores. 

Conclusão

Agora que você já sabe os pontos principais que vão te fazer aumentar as vendas, chegou a hora de colocar em prática. Conte conosco para te ajudar nesse processo. 

Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

 

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