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Vantagens de um E-commerce para quem já tem loja física

Vantagens de um E-commerce para quem já tem loja física

Se você tem uma loja física, provavelmente já deve ter passado pela sua cabeça a possibilidade de criar um e-commerce como canal de vendas. Esse artigo vai te ajudar a tomar a decisão de forma consciente. Vamos lá?

Pesquisas demonstram que existe um novo tipo de consumidor sendo formado, principalmente após as mudanças abruptas geradas pela pandemia do coronavírus. No comportamento do novo consumidor a agilidade e praticidade são elementos essenciais, e por isso as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade.

Sem dúvidas o E-commerce já faz parte dessa nova geração de consumidores, pois oferece rapidez e praticidade para quem utiliza. Vamos conhecer então quais as outras vantagens que um comércio eletrônico oferece m me quem já possui loja física?

Alcance 

Hoje as empresas podem estar literalmente onde os seus clientes estão sem precisar de um ponto de venda em cada esquina, isso graças a conexão gerada pela internet. O Brasil conta com mais de 150 milhões de pessoas online, isso representa mais de 70% da população ativa na web. 

Com isso, além de atingir aqueles clientes locais, você pode expandir suas vendas para todo o território brasileiro utilizando apenas um e-commerce, sem precisar pagar nenhum dos custos operacionais envolvidos nas lojas físicas. 

Sua audiência pesquisa antes de comprar

De acordo com uma pesquisa Digital 2020, 89% dos brasileiros entrevistados fazem buscas na internet antes de adquirir um produto, isso pode acabar te dando uma vantagem competitiva se ao pesquisar o usuário já der de cara com seu e-commerce. Lembre-se que o que não é visto, não é lembrado. 

Flexibilidade de Horários

Enquanto as suas lojas físicas possuem horário e dias específicos de funcionamento, o seu e-commerce pode funcionar 24h por dia durante os 7 dias da semana, possibilitando a concretização de vendas até mesmo quando você está dormindo. Tudo isso oferecendo praticidade ao seu cliente de comprar sem sair de casa. 

Ampliação dos Canais de Atendimento 

Com uma loja física ativa se faz necessário disponibilizar atendimento aos seus clientes seja via WhatsApp, redes sociais, e-mail e/ou números fixos. A diferença  é que com uma loja virtual você pode diminuir, e muito, seu trabalho com suporte apenas criando um FAQ.

Com uma página de perguntas frequentes bem estruturada dentro do seu site você diminui o fluxo de atendimento nos outros canais, pois muitas das dúvidas podem ser sanadas somente através do FAQ. 

Fator confiança 

Esse é um ponto muito positivo para você que já possui loja física, pois muitas pessoas deixam de comprar pela internet devido a falta de confiança. Essa desvantagem acaba virando um ponto forte para aqueles que já possuem uma loja física, pois a reputação do seu estabelecimento pode ser usada para aumentar sua credibilidade e nível de confiança com o consumidor. 

Você já tem estoque 

Ao contrário de muitos empreendedores digitais que estão começando agora, você já possui um estoque em loja, o que vai te ajudar a economizar um bom dinheiro dividindo o estoque para seus dois canais de venda. 

É muito importante manter a organização e dados atualizados para não haver contratempos. 

Você já tem clientes

Quem tem loja física e passa a fazer vendas online leva consigo os clientes que já fizeram compras pelo meio offline tradicional. Isso quer dizer que já existe uma audiência e as chances de conversão são maiores. 

O ideal aqui é gerar incentivos para que essa audiência também opte por fazer compras de forma online, você pode fazer isso através de cupons de desconto, por exemplo. 

É mais fácil criar senso de urgência 

Com certeza você já deve ter recebido uma notificação no e-mail com uma chamada para concluir uma compra sites como Amazon, Magazine Luiza e entre outros. Ou então você estava pesquisando um produto e logo depois aparece uma oferta dele por tempo limitado para você. 

Tudo isso são gatilhos que criam um senso de urgência no consumidor, é feito de forma muito mais sútil do que aconteceria em uma loja física, onde os consumidores podem até ficar incomodados com a insistência. 

Gerar prova social 

A medida que as pessoas realizam compras no seu E-commerce, elas podem ser incentivadas a deixar feedbacks, e isso influencia diretamente na decisão de compra dos outros visitantes no site. 

Para você entender a importância disso, observe o resultado de uma pesquisa feita pelo E-commerce Quality Index 2019 onde aponta que 95% das pessoas leem avaliações antes de fazer uma compra.

Acompanhamento direto dos resultados

Plataformas como o Google Analytics ou o próprio Facebook Ads fornecem métricas que te dizem quais anúncios estão gerando mais visitas para o seu site, quais convertem mais, quantas pessoas estão chegando organicamente na loja e todas as informações necessárias para saber se suas estratégias estão sendo efetivas.

Você consegue ter um controle muito maior de vendas e informações e utilizar os dados coletados para criar estratégias mais efetivas.

Agora que você já tem ideia da quantidade de benefícios que um E-commerce pode gerar para seu negócio físico ficou mais fácil tomar uma decisão, certo? Conte conosco nesse processo! 

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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