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UX: saiba como pode impactar no seu e-commerce

UX: saiba como pode impactar no seu e-commerce

Se você não conhece o termo UX (user experience) e não sabe qual a ligação e importância dele dentro do seu e-commerce, esse artigo é para essencial para você! 

 

Com a migração acelerada do mundo offline para o online a necessidade de levar ao cliente uma experiência agradável também no mundo virtual se tornou imprescindível, e é por isso que o UX tem se difundido cada vez mais e ganhado grande relevância. 

Você sabia que a média da “paciência” de um usuário para que qualquer ação seja realizada dentro do seu ambiente virtual é de 2 segundos? Parece absurdo, mas é a realidade, se você não oferece um sistema fluido e intuitivo, há grandes chances de que sua concorrência saia ganhando.

Um site, blog, aplicativo ou e-commerce com uma boa usabilidade, significa mais chances de venda e de acessos. A estratégia UX traz ferramentas e ideias que buscam melhorar a experiência de navegação do seu cliente, e por isso é muito importante conhecer sobre ela!

O que é UX?

UX é uma sigla que vem do termo em inglês (User Experience) onde o intuito é melhorar a experiência de navegação do usuário através de alguns pilares específicos. Leva em conta desde a facilidade de interpretação, quanto a fluidez e até os sentimentos gerados no usuário como frustração ou pressão. 

 

Por meio de 5 pilares é possível entender melhor como funciona:

    • Estética: Seu e-commerce é como uma vitrine e por isso também deve ser agradável visualmente e chamativo. Uma interface atrativa pode fortalecer a segurança do usuário, e isso faz com que ele acesse já acreditando que terá uma experiência boa. 
    • Usabilidade: Como um complemento perfeito a estética e a usabilidade devem sempre andar juntas. A usabilidade irá medir o quanto a navegação é intuitiva e quanto o ambiente virtual é eficiente. Lembre-se que a paciência do seu usuário é curta, e qualquer obstáculo na navegação pode significar o abandono. 
    • Arquitetura e informação: A forma como as ferramentas e informações são organizadas dentro do seu e-commerce também faz total diferença, quando bem feita as principais informações ficam em destaque e em fácil acesso, de forma que seu usuário é direcionado ao lugar certo na hora certa. Sem esse planejamento o visual e usabilidade de nada adiantam. 
    • Fluxos de interação: Funciona como um mapa que permite o usuário saber quais os possíveis caminhos que ele pode percorrer. Isso permite que o mesmo não se sinta perdido, sem saber qual o próximo passo. 
    • Conteúdo: Todos os pilares são importantes, mas sem conteúdo relevante, vão acabar sendo inúteis. O conteúdo traz instruções práticas, além de informações úteis que enriquecem e agrega a experiência do usuário. 

 

 

Dicas para melhorar a usabilidade

Desde a escolha da cor até a escolha da localização de um botão deve ser devidamente pensada e arquitetada. Pense seu usuário como alguém extremamente leigo, assim você irá garantir que toda jornada seja simples e intuitiva. 

  • Entregue funcionalidades aos poucos: pense bem, as vezes muita informação pode deixar o usuário perdido, portanto, procure entregar novas funcionalidades gradualmente. 
  • Insira informações em pequenas doses: o cansaço visual pode interferir muito na navegação do seu usuário e ainda gerar aquela sensação de dificuldade.
  • Preocupe-se em determinar hierarquias: pense qual a opção principal e quais as secundárias, as informações cruciais que ele deve saber, pense se imagens são necessárias, use cores para dar destaque às ações principais, assim como tamanho de fontes diferentes para delimitar a hierarquia. 
  • De feedbacks durante a jornada: se a página estiver carregando ou se houver algum erro comique de algum forma ao usuário, ele está muito mais propenso a aguardar quando entende o que está acontecendo do que pelo contrário. Barras de progresso são importantes nesse processo.
  • Faça um benchmark: busque referências dos ambientes virtuais bem sucedidos que seguem um nicho similar ao seu, pegue ideais e aprimore. 
  • Evite muitos anúncios e pop-ups: são um dos grandes vilões da usabilidade do usuário, utilize com moderação. 
  • Adiar coletar informações: em um processo de cadastro, por exemplo, se pergunte o que é essencial obter de dados do seu usuário antes de sair enchendo de campos para serem preenchidos, assim as chances dele finalizar serão maiores. 
  • Disponibilize atalhos: lembre-se que a usabilidade envolve facilitar todo o processo para seu usuário, atalhos podem tornar o processo mais simples e rápido. 

 

Como testar a usabilidade do meu site?

Existem diversas formas de fazer esse controle, desde avaliações técnicas à quantitativas. Vou te apresentar agora um método bastante eficaz e possível de fazer em qualquer tipo de cenário (como o atual de pandemia). 

 

O método se chama Regra dos 5 entrevistados, o objetivo é que se escolha cinco pessoas com perfis semelhantes aos dos seus potenciais usuários e que nunca tenham tido contato com seu e-commerce ou ambiente virtual. Deve ser feita uma jornada para ele, onde você irá pedir que eles realizem determinadas ações dentro da interface, por exemplo “se você quisesse se cadastrar, onde você iria?”, é importante deixar o entrevistado bem à vontade e explicar que não existe resposta certa ou errada, pois se ele demonstrar alguma dificuldade, significa que ali existe um problema de usabilidade. 

 

Peça para seu entrevistado ir narrando os pensamentos dele ao realizar cada ação, para você entender que tipo de sentimento aquilo pode despertar nos seus potenciais usuários. Não interfira durante o processo e esteja atento a qualquer dificuldade de execução, ter essa entrevista registrada é importante para não deixar passar nenhum detalhe. As entrevistas podem ser feitas via videoconferência caso prefira. 

Mas, você deve estar se perguntando: “Por que só 5 entrevistados? Não é muito pouco?” Pode parecer que sim, mas um estudo comprovou que a tendência dos resultados a partir dos 5 entrevistados tendiam a se repetir e se tornar um padrão. Ou seja, se aqueles 5 entrevistados apresentaram dificuldade em determinado momento da jornada de usuário, a chance é que mais de 90% das pessoas também tenham aquela mesma dificuldade. 

Agora que você já sabe a importância do user experience no seu e-commerce é hora de colocar em prática! Vamos lá?

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