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Plano de Negócios: O que é e como fazer

Plano de Negócios: O que é e como fazer

Seja um negócio físico ou online, ter um plano de negócio é essencial para garantir o sucesso da sua empresa. Um plano bem feito te ajuda na tomada de decisões e no desenvolvimento de uma marca. Continua conosco para entender mais sobre!

A elaboração de um Plano de Negócio é uma etapa essencial no processo de estruturação da sua empresa. De nada adianta ter ideias e não ter um plano concreto para colocá-la em prática. 

Vamos entender melhor?

O que é um Plano de Negócio?

É um documento com informações e dados relevantes sobre uma empresa. Deve conter desde informações básicas como ramo de atuação até processos mais técnicos e trabalhosos como plano financeiro. 

Um plano bem feito vai te ajudar a guiar sua empresa sempre pelo caminho correto, que é em torno do seu objetivo principal. Com um plano você tem mais que o desejo de atingir determinadas metas, você tem também todo o planejamento de como chegar até lá, levando em conta sempre onde você está agora. 

Além de ser um manual para sua empresa, é um documento muito importante quando se trata de busca por investidores. 

Como posso fazer o meu?

É uma tarefa que exige bastante atenção e dedicação, por isso é necessário que seja disponibilizado um tempo para garantir que todas as informações relevantes sejam mencionadas. 

Separamos alguns tópicos que não podem faltar no seu plano: 

Descrição Geral da Empresa

Ter bem definido o que você faz, como você faz e porque você faz é muito importante para alinhar os propósitos da sua empresa junto ao dos colaboradores. Na descrição deve conter sua história, composição do time de gerenciamento, declaração de missão e valores, estrutura legal, onde pretende chegar e muitas outras informações descritivas. 

É importante se atentar na estrutura legal adotada, pois isso influência na incidência de impostos e taxas. Também é válido especificar a estrutura societária da empresa, caso haja mais de um sócio, e dizer quem são. 

Visão, Missão e Valores

Esses são fatores importantes para a formação da identidade da sua empresa, sem isso não existe um DNA da sua marca no mercado. Quando você define sua missão, valores e visão você consegue clientes e colaboradores mais alinhados com seu propósito e consequentemente mais fiéis. 

A partir disso a cultura organizacional também é construída, por isso é importante defini-las de forma minuciosa. Ao definir sua missão, deve-se pensar no motivo pelo qual sua empresa existe, e no objetivo que norteia a organização. Já a visão é um horizonte de longo prazo, onde você deve definir de fato onde quer chegar. Sobre os valores, são convicções claras e fundamentais que a organização defende e adota como guia para a gestão do seu negócio. 

Um exemplo claro que podemos citar é da visão e missão da marca Apple:

Missão: a Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Visão: Produzir produtos de alta qualidade e fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Percebeu que não precisa de muito para se definir sua missão e visão? Basta transmitir de forma clara a mensagem e o legado que sua empresa pretende deixar. 

Ramo de Atividade

É algo simples, mas indispensável para definir o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado. Você pode consultar a lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), para identificar de forma mais clara em qual ramo de atividade sua empresa melhor se enquadra. 

Produtos e serviços

É importante caprichar em uma descrição atrativa dos seus produtos e serviços e mostrar que eles de fato resolvem um problema e têm uma demanda. Essas informações são muito relevantes para aqueles que desejam procurar investidores em potencial, dessa forma eles podem entender de que forma sua empresa pode agregar ao mercado consumidor. 

Mercado Consumidor

Existem duas classificações centrais: negócios B2B e B2C. No B2B (business to business), que na tradução livre para o português significa negócios para negócios, envolve empresas que oferecem soluções para outras empresas, nesse caso os clientes centrais são CNPJs e não CPFs. Já no B2C (business to consumers), que em português significa negócios para consumidores, o cliente final se trata de consumidores. 

É uma definição mais ampla que vai nortear a definição do seu público alvo, essas são informações muito importantes que devem constar na documentação. 

Mercado Fornecedor

Seus fornecedores de insumos e matéria-prima são extremamente importantes para o sucesso da sua empresa. Ter todos no radar logo no planejamento inicial é um passo indispensável, procure sempre estabelecer parcerias e sociedades. 

Análise Estratégica 

Essa etapa requer muita análise, pesquisa e conhecimento sobre seu negócio. Você deverá listar todos os seus pontos fortes e diferenciais e também reconhecer seus pontos de melhoria, as fraquezas. Assim, será mais fácil também identificar onde estão suas principais oportunidades e ameaças. 

Uma das principais metodologias aplicadas nesse caso é a chamada análise SWOT, pois vai te ajudar a entender o ambiente ideal para o crescimento do seu empreendimento, baseado nos parâmetros de forças e fraquezas da sua marca e as oportunidades e ameaças ao seu redor. Vale a pena pesquisar mais sobre. 

Plano Financeiro 

Aqui vai uma parte mais técnica, pois deve conter todas as informações financeiras e balanços da sua empresa, isso inclui: faturamento, gastos, investimentos, relação de crescimento, e entre outros. 

O plano financeiro também inclui projeções de gastos e receitas no futuro, isso vai te ajudar a entender se sua empresa está saudável financeiramente ou não. 

Plano de Marketing e vendas

Nesse tópico é importante traçar estratégias de divulgação e comercialização do seu produto ou serviço. Você deve definir quais canais serão utilizados para o impulsionamento da sua marca e quais as expectativas de custo e retorno que essa estratégia possui. 

Análise de Concorrência 

Fazer uma pesquisa de benchmarking é muito importante para garantir assertividade nas estratégias comerciais. Através dessa análise você pode saber o que já está dando certo para sua concorrência e entender o que você pode fazer de diferente para agregar e criar um diferencial.

Esteja sempre acompanhando as mudanças e próximos passos das empresas que também atuam no seu nicho. 

Processo Operacional 

Esse é um tópico trabalhoso, mas muito necessário. Aqui você deve designar as ações e responsabilidades atribuídas a cada funcionário ou equipe da sua empresa. Essa etapa é muito importante para a organização estrutural da empresa e dos processos. É necessário inserir além das funções dados como:

  • Investimentos feitos em cada equipe;
  • Resultados esperados;
  • Prazos delimitados;
  • Métricas;
  • Resultados obtidos;

Resumo Executivo 

Aqui você deve recapitular de forma breve e resumida o que foi abordado no plano de negócio. Geralmente é um ponto crucial, pois contém todas as informações, de forma resumida, que os potenciais investidores precisam saber sobre seu negócio. 

Parece ser algo complicado, mas com dedicação e tempo é possível elaborar um plano de negócio eficiente e bem estruturado. Sem dúvidas não negligenciá-lo irá trazer muitos pontos positivos para a sua gestão. 

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