Top

Como planejar sua estratégia de Email Marketing

passo a passo email marketing

Como planejar sua estratégia de Email Marketing

O Email Marketing é uma maneira prática e inteligente de manter contato com seus clientes. Isto porque, é uma maneira de envio direto do conteúdo. Porém, nem todo mundo sabe planejar um e-mail que gere conversão. O que desanima iniciantes na estratégia.

Fizemos um passo-a-passo para montar bem seu Email Marketing. Desde os termos que mais geram abertura até a estrutura do texto.

1. Montando a lista de e-mails

Não é mais aceitável a compra de e-mails. Não somente pelos clientes, mas para os provedores.

Muitas das listas vendidas na internet sequer contam com e-mails reais. Alguns estão inativos há anos. O que diminui consideravelmente a taxa de abertura.

Para quem está pensando em uma estratégia de Email Marketing bem estruturada, este não é o caminho. O melhor é montar sua própria lista.

Existem duas maneiras básicas, e eficientes, de se montar uma lista de e-mails:

Pop-ups

Os pop-ups, quando contextualizados, geram resultados.

Pense em quais páginas – e por quais motivos – eles aparecerão. Podem ser convidando o leitor a assinar a newsletter ou convidando a baixar um material rico.

Landing pages

Estas são páginas voltadas para a captação de dados. Geralmente estão atreladas a conteúdos ricos.

A regra é: quanto mais você oferecer, mais informações peça em troca.

Pode não ser interessante pedir o cargo de alguém e o faturamento médio do negócio em um e-book básico. Porém, em um material mais completo, são informações a se considerar.

2. Ferramenta de disparo

Este é um ponto crucial em uma estratégia de Email Marketing.

Além de garantir que todos os e-mails serão enviados, evita que seu e-mail seja bloqueado como spam.

E, além do mais, é uma maneira mais rápida e simples de disparar e-mails. Existem diversas ferramentas no mercado. MailChimp, RD Station e LeadLovers são alguns exemplos. Escolha a que for mais adequada à sua estratégia.

3. Remetente

Algo que muitas vezes passa despercebido. Afinal, quem está atrás do e-mail?

A taxa de abertura dos e-mails tende a ser maior se usando um emais [email protected] do que [email protected].

Isto porque, as pessoas se identificam melhor quando recebem um e-mail de alguém e não de uma empresa.

4. Linha de comunicação

Toda empresa que usa Email Marketing precisa conhecer sua base de contatos. Alinhar a comunicação das malas diretas com a persona age positivamente na abertura dos e-mails.

Para isto, é preciso conhecer alguns pontos importantes:

  • Quem é seu público?
  • Qual a linguagem da sua empresa?
  • O que você quer com o Email Marketing?
  • O que é sucesso para você?

Tendo isto anotado, se torna mais simples de pensar em uma boa estratégia de Email Marketing.

5. Template

O corpo do e-mail é o que mostrará ao contato do que se trata.

E, em muitos provedores, alguns formatos não abrem adequadamente. Além disto, há o risco de ser considerado como spam. Logo, é importante seguir algumas regras:

  • Adicione a call to action nos primeiros 300px de altura da imagem;
  • Faça seu e-mail com, no máximo, 40% de imagens;
  • A maioria dos provedores não aceita mais de 470kbs de imagens. Acima disto, já consideram o e-mail como spam;
  • Segmente os objetivos do e-mail;
  • Adicione a opção de descadastro. Isto diminui as chances do e-mail ser considerado spam.

5. Planejamento

Não adianta apenas enviar e-mails aleatoriamente. É preciso entender como sua base de contatos se comporta.

E, quanto mais organizado for com relação ao disparo do Email Marketing, melhores serão os resultados.

6. Frequência e periodicidade

Tenha uma regularidade no envio dos e-mails durante a semana.

De maneira geral, as pessoas tendem a abrir mais e-mails durante a manhã. Mais precisamente entre as 9h e 11h. Os melhores dias na semana são segunda e terça-feira, porém, os números só diminuem bastante nos finais de semana.

Só que isto pode não se refletir na sua lista de e-mails.

Uma boa estratégia para descobrir os hábitos da base de contatos é enviar os e-mails em datas alternados. Assim como os horários.

Com isto, você saberá quais os dias da semana e os melhores horários para seu público.

Para manter a organização, tente utilizar calendários digitais. O Google Calendar e o Trello são boas opções.

7. Segmentação de contatos

A partir do momento em que é definido o objetivo do Email Marketing, é preciso saber quem interessa.

Trabalhar a segmentação é uma maneira de ter a maior eficiência possível com a estratégia.

Pense em dois e-mails:

  • Um é enviado em uma mailing list com 3000 e-mails e tem uma taxa de abertura de 35%;
  • O outro é enviado para 500 e-mails e possui 60% de taxa de abertura.

Ainda que no segundo exemplo a quantidade de e-mails seja menor, a eficiência foi maior. Ter listas bem segmentadas ajuda não só na taxa de abertura. Diminui, também, a chance do e-mail ser marcado como spam.

8. Análise

Após pensar e executar a estratégia de Email Marketing, é o momento de ver o que deu certo e o que não deu.

É através desta experiência que você fará envios cada vez mais precisos.

Algumas métricas que devem ser analisadas:

Entregues

Esta métrica mostra quantos e-mails chegaram às caixas de entrada sem serem considerados spam.

Dentro dela, ainda podemos elencar outras métricas valiosas:

  • Abertura: a quantidade de e-mails abertos;
  • Cliques: a quantidade de ações realizadas no e-mail;
  • Cliques/abertura: representa o máximo de engajamento com o email. Ou seja: alguém que recebeu, abriu o e-mail e realizou a ação;

Conversões

Aqui, é possível ter a noção de quantas pessoas que clicaram na call to action do e-mail e realizaram a ação no site. Pode ser um download de material ou compra de um produto.

Spam

Uma campanha de Email Marketing mal planejada não é só desastrosa pela baixa conversão. Ela pode colocar seu e-mail em uma blacklist.

O que isto quer dizer?

Que, seus próximos e-mails serão tratados como spam. O que diminuirá consideravelmente seu alcance.

Bounce

A taxa de retorno dos e-mails. Existem dois tipos de bounce:

  • Soft bounce: quando o e-mail até está correto, mas a caixa de entrada está lotada;
  • Hard bounce: quando o e-mail está errado ou inativo.

Analisar esta métrica fará com que sua mailing list se torne mais efetiva. Isto melhorará os resultados das próximas campanhas de Email Marketing.


Trabalhar o Email Marketing é uma das melhores maneiras de manter uma comunicação direta e nutritiva com seus clientes.

No Comments

Post a Comment