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O que é Marketing de Conteúdo e porque sua empresa deve usá-lo

O que é Marketing de Conteúdo e porque sua empresa deve usá-lo

Escolher ou não criar um relacionamento de reciprocidade com seu cliente não é mais uma opção para aqueles que desejam obter sucesso empreendendo. O marketing de conteúdo já é utilizado por mais de 70% das empresas atualmente, e aqui vamos te explicar a importância de aderir essa estratégia. 

As propagandas na era em que vivemos já não são mais aquelas que costumávamos assistir passivamente, o consumidor atual tem o poder de escolher o que ele vai pular ou assistir, ver ou ler e é por isso que as estratégias para retenção e captação de clientes precisaram se adaptar ao novo cenário. 

Através do Marketing de conteúdo as empresas conseguem criar um relacionamento de reciprocidade com sua audiência e clientes, gerando primeiro valor antes de oferecer qualquer produto ou serviço. A maioria das pessoas hoje se encontram conectadas e online, e é por isso que sua empresa deve estar também, mas com as estratégias certas para se diferenciar da concorrência que vem aumentando cada vez mais. 

O que é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é um pilar do Inbound marketing, que significa atrair potenciais clientes através de conteúdos relevantes e valiosos. É um método que não faz promoção direta da empresa, mas busca atrair uma audiência com soluções para seus possíveis problemas gerando uma percepção positiva da sua marca. 

Para realizar vendas o segredo não está mais em focar no quão bom é seu produto, mas sim focar no que o seu cliente precisa, é focar em entregar uma solução para a dor/problema do seu consumidor. 

Através do Marketing de conteúdo você gera valor para sua audiência, ativando um gatilho muito importante da reciprocidade, tornando sua possibilidade de venda muito maior. Sem contar que quando seu cliente chega até você através de um conteúdo ele passa a notar sua existência, e as pessoas estão mais propensas a fazerem negócios com empresas que já conhecem e possuem alguma afinidade do que com desconhecidas. 

Pode ser aplicado em diversos formatos, desde blogs, redes sociais, email marketing, newsletter e entre outros. O importante é conhecer bem sua audiência e levar conteúdos que sejam relevantes e tenham algum sentido para eles. 

Por exemplo, se sou um vendedor de produtos naturais focado na saúde e bem-estar, naturalmente a minha audiência deva estar interessada nesses temas, portanto, saúde e bem-estar serão os meus temas principais para criação de conteúdo. 

Inbound Marketing

Sendo uma das principais estratégias do Marketing, busca atrair a atenção das pessoas e clientes sem nenhum tipo de propaganda interruptiva ou invasiva. Por isso, também é chamado de marketing de atração, é como se fosse uma isca para capturar um peixe. 

Para que a estratégia obtenha êxito, o Inbound se baseia em quatro pilares:

  • Atração: É feito através do conteúdo relevante e de valor.
  • Conversão: O intuito aqui é converter os visitantes em leads, aproximando-os da sua marca e transformando em potenciais clientes. 
  • Venda: Com um lead aquecido, é hora de mostrar sua solução e buscar fechar a venda.
  • Encantar: Se engana quem pensa que a jornada do cliente termina na hora da compra, essa hora é crucial para fidelizar e reter o cliente, transformando-o também em um promotor da sua marca. Lembre-se sempre que atrair novos clientes é muito mais caro do que fidelizar os existentes. 

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Se os maiores cases de sucesso do empreendedorismo utilizam essa estratégia, com certeza os benefícios colhidos foram muitos. Agora vamos entender um pouco sobre alguns deles:

Aumento do tráfego do site

Disponibilizando conteúdos relevantes as chances de um potencial cliente chegar até você são muito maiores, podendo aumentar consideravelmente o número de visitas no seu site. 

Aumenta o engajamento com a marca

Produzindo um conteúdo de qualidade as interações com seu público aumentam, e consequentemente o engajamento também.  

Promove conhecimento 

Quanto mais você educa seu cliente mais a necessidade pelo seu produto pode vir a tona, pois muitos deles podem estar na fase de que “precisam, mas não sabem que precisam”. Produza um conteúdo que quebre também as possíveis objeções de compra.

Gera vendas

Claro que o objetivo principal das empresas é gerar vendas, afinal, sem isso elas não sobrevivem. Mas, nem sempre o ponto principal do marketing de conteúdo é esse, nesse caso, o foco da produção de conteúdo é guiar o lead por todo o caminho de compra a fim de que ele passe pelo processo de tomada de decisão por si só. 

Geração de leads

Esse sem dúvidas é um dos objetivos principais das empresas, pois quando você cria uma base de dados de potenciais clientes e capta deles informações importantes que te ajudam a levá-lo ao processo de compra, as chances de conversão são muito maiores. 

Ter visitas no site não adianta muito se você não consegue distinguir qual o perfil dessa audiência e de que forma você pode agregar valor para convertê-lo em cliente. Lembre-se que quanto mais você conhece sua persona, mais você entenderá suas dores e saberá como resolvê-las bem como do que ele precisa. 

Aumento do Lifetime-value (LTV)

É o valor total que um cliente gasta na sua empresa. Sabemos que fidelizar um cliente é menos custoso que atrair novos, portanto, esse é um fator muito importante. 

Tenha uma estratégia

No geral o Marketing de conteúdo é trabalhado em três etapas: planejamento, execução e mensuração. Esse deve ser um ciclo sem fim, apenas com ajustes e reformulamento de estratégia quando necessário. Vamos entender um pouco de cada etapa:

Planejamento

Envolve todos os passos antes da criação de conteúdo, desde a escolha do tema, linguagem, palavras-chave e criação da persona. Esse último deve ser o pontapé inicial de toda estratégia, pois para produzir algo você primeiro precisa entender o que interessa e atrai seu público ideal. 

Lembrando que persona é diferente de público-alvo. A persona é uma noção aproximada do que seria o seu cliente ideal de acordo com os padrões de comportamento deles captados pela empresa. Já o público-alvo é baseado na descrição de um grupo demográfico que você deseja atingir. 

Outra fase importante do planejamento é definir qual seu objetivo com o Marketing de conteúdo, pois sem ele é como viajar em um super carro por uma rota desconhecida sem GPS, a gente sabe que no final não dá certo. Um objetivo claro vai ajudar a saber quais as métricas devem ser acompanhadas, por exemplo, se você deseja captar leads vai utilizar a métrica do CPL (custo por lead) como mensurador. 

Por fim, é importante também ter em vista quais os canais de comunicação que serão utilizados para distribuição de conteúdo, aqui você deve estar atento onde sua persona está, seja por redes sociais, blog, landing pages, e-mail e etc. 

Execução

Aqui devem ser aplicados todos os passos definidos no planejamento e devem ser sempre mantida a frequência de geração e distribuição de conteúdo. A constância e qualidade são fatores cruciais para obtenção de resultados. Lembre-se que a produção de conteúdo requer investimento de tempo, dedicação e muito trabalho. 

Separe um tempo e descubra palavras-chaves que são utilizadas frequentemente na realização de buscas na internet, e que tenham conexão com seu negócio.

Abuse de gatilhos para deixar seu texto atrativo, use quebra de linhas para não gerar um cansaço visual ao leitor com uma página aparentemente carregada de informações. Faça também sempre revisões para evitar erros ortográficos que possam diminuir ou afetar sua autoridade sobre o assunto. 

E por fim busque sempre formas e distribuir o conteúdo e otimizar a entrega dele, ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais nesse processo pois representam uma das principais estratégias da metodologia Inbound, que são as práticas de otimização para os motores de busca.

Mensuração

Lembre-se que o que não pode ser mensurado não pode ser avaliado nem gerenciado. É através da mensuração que você irá descobrir o que está funcionando ou não, e existe várias formas de fazer isso, basta utilizar as ferramentas de tráfego. 

Agora que você tem todas essas informações chegou a hora de colocar o seu projeto em prática e traçar uma estratégia para implementar o marketing de conteúdo na sua empresa. 

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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