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Uber. O que a maior Startup do mundo nos ensina sobre Marketing

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Uber. O que a maior Startup do mundo nos ensina sobre Marketing

632 é o número de cidades que recebem o serviço que promete revolucionar a mobilidade urbana. O Aplicativo Uber atua em vários países, culturas e idiomas com a premissa de conectar pessoas que buscam viagens confiáveis e econômicas pela cidade com pessoas que querem ganhar dinheiro dirigindo seu próprio carro.

O Uber foi alvo de controvérsias e polêmicas em boa parte dos lugares em que se instalou e isso deu o impulso que precisava para se tornar o mais popular entre os aplicativos de transporte.

 

Uma história comum que resultou em uma grande aposta.

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Era Inverno em Paris, quando numa noite fria, no ano de 2008, 2 empresários que participavam de um evento de tecnologia simplesmente não encontraram um Táxi para voltar para casa. Travis Kalanick e Garret Camp eram recém milionários à época. Travis havia vendido o RedSwoosh, um serviço de compartilhamento de arquivos por US$ 20 milhões e Garret havia vendido por US$ 75 milhões o site de buscas StumbleUpon.

Nessa ocasião os dois pensaram em quanto seria cômodo um serviço em que pudessem chamar um carro com motorista particular utilizando o celular. Na volta para San Francisco, os parceiros amadureceram a ideia e fundaram o UberCab em 2009, que foi oficialmente lançado 1 ano depois.

 

O que faz do Uber alvo de tantos julgamentos?

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A população ganhou 2 principais serviços com a empresa. Um é a possibilidade de se locomover dentro da cidade em um transporte confortável, com um motorista particular e um preço bem mais em conta quando comparado ao custo beneficio dos outros meios de transporte, e o outro é a possibilidade de aumentar sua renda cadastrando seu veiculo para trabalhar com a empresa, em tempo integral, ou nas horas vagas.

Como o Uber não está sujeito a leis e regras específicas assim como os taxistas, declarou-se uma guerra entre as duas modalidades de transporte que divide opiniões.

O Marketing Interno é personalizado

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O Uber é um aplicativo para Android e IOS que relaciona pessoas que precisam de uma viagem rápida, segura e confortável à motoristas da empresa. Para caracterizar a empresa, os carros eram inicialmente pretos e luxuosos, o que criou uma forte identidade para marca.

Hoje os carros pretos só são obrigatoriamente usados pela UberBlack uma das categorias do Uber. Com a alta demanda, outros tipos de carro são utilizados na categoria UberX, desde que o veículo e motorista passe pela aprovação do Uber.

O relacionamento com os clientes está em primeiro lugar

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O que chama a atenção para esse serviço é que ele utiliza as ferramentas de tecnologia atuais para funcionar, além de uma modalidade de atendimento que suprimiu as principais reclamações dos usuários de táxi.

As pessoas que pedem um Uberx, podem monitorar a viagem até o destino através do aplicativo, aproveitar lanches, balinhas e tomar água durante o percurso, escolher a playlist da viagem e no final avaliar a qualidade da viagem e do condutor com comentários públicos, estrelinhas e emojis. O Uber oferece a possibilidade do usuário personalizar o serviço a seu gosto e sentir-se também parte da empresa.

 

O UBER TEM O DIFERENCIAL

Os diferenciais competitivos do Uber, são as ações de Marketing mais atrativas para os usuários.

. Viagem super confortável

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O Uber coloca os passageiros em contato com motoristas particulares treinados pela própria empresa. Há quase sempre balas e água nos carros, o ar condicionado está sempre ligado ou pode ser desligado caso o passageiro deseje, o som fica critério do cliente e o motorista não escolhe passageiros, mas sim vice-versa.

Basta ter o aplicativo, que é gratuito, instalado no celular para solicitar viagens pagas por cartão de crédito ou em dinheiro. Sem ligações ou formulários. Somente pelo aplicativo é possível solicitar a viagem. O motorista acessa a localização do usuário e segue o trajeto que é indicado pelo aplicativo até o local.

 

. Estimativa de preço

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Quando a grana está curta ou o cartão sem saldo disponível é preciso conhecer o gasto do percurso previamente. Essa é uma das grandes sacadas do Uber, estimar o preço antes de a viagem ser solicitada. Vale ressaltar também que há variação de preços. Fora dos horários de pico os preços decaem e as viagens ficam bem mais baratas.

 

. Percurso rápido

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O tempo do percurso é acompanhado em tempo real pelo aplicativo. Desde o momento em que o motorista vai buscar o passageiro, até a finalização da viagem.

O momento de pagamento também se torna mais rápido, pois pode ser feito através do próprio aplicativo pelo cartão de crédito, débito ou pré pago.

 

. Atendimento personalizado

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Ao solicitar um Uberx o usuário pode visitar o perfil do motorista no aplicativo e conhecê-lo antes de embarcar através dos comentários e adesivos deixados por outros passageiros nas avaliações pós viagem. Da mesma forma, o motorista acessará informações básicas sobre você para que o atendimento seja especial e ele também poderá avaliar a viagem com seus passageiros.

 

As ações de Marketing do Uber são altamente interativas

No último São João o Uber passou aqui em nossa sede com um trio de forrozeiros para comemorar com a gente. Mas não fomos nós que contratamos a empresa, e também não pagamos pelo serviço.

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Essa foi uma ação de guerrilha do Uber realizada durante a época para manter um relacionamento mais íntimo com as pessoas. Na ação, qualquer pessoa que já tivesse utilizado o aplicativo poderia solicitar um Uberx temático e receber no endereço a visita de um trio forrozeiro que tocaria por 10 minutos no lugar sem custo algum para o usuário.

Quanto mais próximo da realidade do cliente, melhor

O Uber é a maior Startup do mundo. Apesar de não ser o único aplicativo de transporte, conseguiu revolucionar a evolução da mobilidade em todo o mundo.


Atualmente o Uber lançou a ação #juntospelamobilidade que luta contra a aprovação de um Projeto de Lei que pretende regulamentar os aplicativos de transporte no Brasil. A aprovação desse projeto resultaria em limitações ao serviço começando pela autorização que a empresa precisaria para  atuar em determinadas cidades, assim como os Táxis.

O PLC 28/2017 propõe a mudança da lei 12.587 de 2012, de maneira que a regulamentação de transportes remunerado privado individual de passageiros seja obrigatória.

Os motoristas Uberx possuem listas de abaixo-assinado para recolher as assinaturas e levarem ao senado como protesto contra o PLC.

Seja parte dessa campanha também! Clique aqui para saber mais e marque presença nessa campanha através das Redes Sociais.

 

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