Top

Tudo sobre lojas virtuais de código-aberto (Open Source)

Lojas Virtuais de Código-aberto

Tudo sobre lojas virtuais de código-aberto (Open Source)

O modelo de loja virtual open source é uma solução usada por milhões de empreendedores digitais no mundo inteiro, mas ainda hoje, ainda surgem várias dúvidas sobre essas lojas virtuais de código-aberto. 

Elas possuem uma versatilidade, pois podem ser utilizadas em operações de pequeno, médio e grande porte. Por conta disso, está crescendo cada vez mais no mercado internacional. Mas, existem ressalvas quanto a essa plataforma, e algumas características específicas. Se quiser saber tudo sobre as lojas virtuais de código-aberto é só continuar lendo. 

O que são as lojas virtuais de código-aberto

As plataformas de código-aberto, também conhecidas como open source, são sistemas eletrônicos desenvolvidos por comunidades abertas de programadores que disponibilizam o código para download e utilização gratuita. Por se tratar de um sistema e-commerce grátis muitas pessoas passaram a chamá-las de lojas virtuais grátis, mas isso não corresponde com a realidade, pelo menos no que diz respeito a montar uma loja virtual sem gastar nada.

Isso acontece porque as lojas de código-aberto necessitam de muitos ajustes técnicos, e esses ajustes técnicos precisam ser feitos de um profissional de programação gabaritado, e contratar um profissional desses custa dinheiro. As plataformas open source têm código aberto e, por isso, podem ser estudadas, modificadas e aprimoradas por qualquer pessoa ou empresa que possua qualificação técnica para isso. 

Por conta disso, ao optar por uma loja virtual open source é preciso ter em mente que essa opção também envolve custos e alocação de tempo para buscar um profissional de TI ou empresa que possua sólidos conhecimentos neste tipo de plataforma para que possa fazer a manutenção e atualização dos códigos.

Conhecendo a plataforma

Antes de decidir pela plataforma de lojas virtuais de código aberto, é necessário se atentar as suas vantagens e desvantagens. As estruturas de lojas virtuais de código aberto são gratuitas, e você geralmente tem mais controle criativo sobre o design e sobre como a loja funciona. Além disso, as soluções de código aberto são muitas vezes embaladas com recursos mais exclusivos, porque eles estão sendo constantemente desenvolvidos. Nelas você pode controlar coisas como hospedagem, plugins e temas que entraria na sua loja. É importante se atentar também que os sistemas de código aberto são construídos por uma comunidade, logo, geralmente eles são incrivelmente amigáveis ​​ao desenvolvedor e há um grande suporte disponível de outros desenvolvedores.

Mas, nem tudo são vantagens, as plataformas de comércio eletrônico de código aberto normalmente exigem mais desenvolvimento ou conhecimento de codificação (mas você sempre pode contratar um desenvolvedor). Nesse caso, você tem que olhar em volta para encontrar um servidor para hospedagem sozinho, e todas as operações relacionadas ao site, como manutenção, segurança e otimização de velocidade, precisam ser feitas por você. Os designers de sites geralmente são menos amigáveis ​​ao usuário em comparação com os das principais estruturas de comércio eletrônico. Você não recebe suporte dedicado. Então, se você é alguém que precisa ligar ou enviar e-mail para um representante de suporte, o código aberto pode não ser para você.

As 7 melhores plataformas de código aberto do mercado 

nopCommerce

Ela é uma plataforma de comércio eletrônico com uma ampla funcionalidade de recursos que permite criar projetos e integrações de qualquer tipo e complexidade. É a plataforma mais popular na Microsoft, que permanece livre desde a sua criação em 2008. Hoje, alimenta mais de 50.000 lojas.

O marketplace do nopCommerce é bastante extenso e contém 2.500 plug-ins e temas. Se você não está disposto a pagar pelo suporte premium dos desenvolvedores do núcleo, você sempre pode fazer uma pergunta nos fóruns, a comunidade de mais de 100 mil membros é bastante ativa.

Loja Online Quadrada

 A Square existia fundamentalmente como uma solução de pagamento versátil. Até que finalmente decidiu espalhar suas asas, estabelecendo um ecossistema de negócios multifacetado. 

Até agora, um grande número de pessoas está ciente de que a Square facilita cada vez mais os comerciantes que lidam com restaurantes de empresas físicas, lanchonetes e assim por diante. Enquanto isso é bastante preciso, acontece que a Square cresceu e agora é muito mais do que isso.

Em essência, a plataforma oferece uma infinidade de recursos abrangentes, além de integrações que não apenas suportam negócios de tijolo e argamassa, mas também sites de comércio eletrônico.

Curiosamente, não há planos mensais de comércio eletrônico nesta plataforma. Nem mesmo um. Em vez disso, basicamente cobra uma taxa fixa de 2.9% mais 30 ¢ para cada transação on-line. Portanto, os sites de comércio eletrônico são genuinamente gratuitos de forma permanente.

PrestaShop

Com mais de 250.000 lojas usando a plataforma de comércio eletrônico, o PrestaShop é muito popular devido à sua facilidade de uso.

É fácil instalar e personalizar o software, e tudo é muito intuitivo. Quanto trabalho, você vai investir na criação de uma loja usando o PrestaShop depende de você. Desta maneira, você pode baixar uma versão totalmente hospedada ou auto-hospedada, para que você possa determinar seu próprio nível de controle técnico (ambos são gratuitos).

WooCommerce (No WordPress)

O WooCommerce é um plugin WordPress, então você terá que instalar o WordPress (open source) no seu host, então instale o plugin WooCommerce no seu site.

Você simplesmente apenas: Faz o login no seu site WordPress. vai em : Plugins> Adicionar Novo. Pesquisa ‘WooCommerce’. Seleciona: Instale agora. Por último, selecione “ativar agora” e você estará pronto para o WooCommerce Wizard!

Ele transforma automaticamente qualquer site WordPress em uma loja on-line totalmente funcional, com gerenciamento de inventário, cupons e páginas de produtos.

OpenCart

O OpenCart é especialmente uma plataforma de comércio eletrônico popular entre as pequenas empresas que não têm ninguém na equipe com muita experiência em programação. É bastante simples, sem muitas outras funcionalidades encontradas em outros softwares de carrinho de compras. Isso, é claro, é uma faca de dois gumes, já que menos complexidade significa que é mais fácil de usar, mas você pode não tirar muito dela no final.

CS-Cart Multi-Vendor

A CS-Cart é uma renomada empresa de software russa que atende comerciantes de comércio eletrônico desde a 2005.

Agora, propositadamente, deixei de lado a parte “Multivendor” porque a empresa distribui dois aplicativos de comércio eletrônico CS-Cart diferentes.

O CS-Cart Multi-Vendor é tão abrangente quanto as plataformas de comércio eletrônico do mercado. Ele oferece todos os recursos necessários para configurar e gerenciar um shopping virtual virtual. Além disso, seus fornecedores obtêm as funcionalidades e integrações essenciais da loja. Eles ainda têm o privilégio de escolher temas personalizáveis ​​para suas lojas online.

osCommerce

O osCommerce tem sido uma das plataformas de comércio eletrônico de código aberto mais confiáveis nos últimos quinze anos. Com mais de 7.000 complementos criados pela comunidade disponíveis para a plataforma, você desfrutará de uma ampla variedade de customizações na criação e aprimoramento da aparência e da funcionalidade da sua vitrine.

Com mais de 260.000 proprietários de lojas, desenvolvedores e provedores de serviços, o osCommerce oferece uma vasta rede de suporte, que serve como um excelente recurso quando as coisas dão errado. Se você está tendo problemas com o seu software, é virtualmente garantido que alguém tenha experimentado – e resolvido – esse mesmo problema.


E então, ainda tem alguma dúvida sobre as lojas virtuais de código-aberto? Deixa nos comentários que vamos sanar todas elas. Até a próxima. 

No Comments

Post a Comment