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Interação e engajamento: duas faces de uma mesma moeda.

Interação e engajamento: duas faces de uma mesma moeda.

Um bom projeto de marketing envolve planejamento estratégico, mas para que esse planejamento dê certo é necessário que o seu público alvo goste do que está vendo. É aí que entram as duas armas do marketing digital certeiro: interação e engajamento.

A competitividade dentro do meio virtual está cada vez mais acirrada. Por conta disso são necessárias estratégias que busquem uma maior visibilidade da marca perante esse cenário.

As estratégias de promoção da sua empresa são pensadas e analisadas para que a visibilidade e o engajamento da sua marca tenham o resultado estipulado.

Nesse artigo explicaremos mais sobre o engajamento e a interação da sua marca, e como essa dupla é de grande importância para o seu sucesso.

Interação

A interação das suas redes é uma métrica utilizada para entender qual a quantidade de pessoas que os seus anúncios e publicações estão alcançando. Qual o grau efetivo e potencial da disseminação do seu perfil.

A interação te dirá exatamente o que você precisa saber sobre a quantidade de pessoas que está tendo acesso ao seu conteúdo.

Ele é muito importante para análise do marketing digital certeiro. Uma boa interação representa uma boa visibilidade da sua marca perante ao público.

Mas, é importante termos em mente que esses dados são considerados apenas um potencial de alcance.

A interação é necessária para entender como o público reage ás publicações da página da sua empresa.

Engajamento

O engajamento é uma resposta efetiva da sua estratégia de marketing. Por isso é importante analisar bastante esses dados par entender se a usa estratégia está sendo realmente efetiva.

É aqui que é percebido o grau de participação nas suas publicações. Isso significa que a sua publicação foi muito além da visualização da sua postagem, eles querem interagir com ela, opinar ou elogiar.

Quanto maior o seu engajamento, maior vai ser a propagação da sua marca entre outros meios. Aumentando assim a popularidade dela.

Se a sua empresa tiver um conteúdo viral (conteúdos que ganham uma popularidade muito grande em muito pouco tempo) essa taxa de engajamento será alta, e a popularidade da sua empresa crescerá abruptamente.

O engajamento acontece principalmente nas redes sociais, mas não é igual em todas as redes. Existem diferenças de engajamento entra os públicos de cada rede social:

  • Twitter: O twitter é uma plataforma onde é complicado mensurar as coisas. Pois a quantidade de seguidores que você tem não influencia tanto na sua popularidade. Se o seu tweet for compartilhado pela pessoa certa na hora certa, você terá um post viral. Aqui o engajamento é definido pelos favoritamentos, menções em perfis, e retuítes.
  • Youtube: O youtube se tornou uma plataforma enorme de engajamento, neles as pessoas opinam deixando seus likes e deslikes, e também comentando nos vídeos.
  • Blog: os engajamentos de um blog ficam restritos a comentários e citações em outros locais.
  • Instagram: Hoje, uma das maiores plataformas de marketing digital, o engajamento é mensurado a partir de likes, comentários, marcações e republicações.
  • Facebook: a quantidade de likes, comentários, compartilhamentos e cliques na postagem definem o engajamento do público com a marca.

Interação ou engajamento?

Essa diferenciação de um ou outro não existe nesse contexto. A interação e o engajamento são parceiros que andam juntos e trabalham juntos. Um sem o outro não trará resultados suficientemente bons para a sua empresa.

O melhor para a sua marca é união desses dois! A Liga da Justiça, por exemplo, mesmo que o Batman e o Superman não morram de amores um pelo outro, para combater os vilões um precisa da ajuda do outro. Então, é assim que funciona com o engajamento e a interação.

Para vender mais, transformar seguidores em clientes e obter resultados é necessário que ambos estejam sempre juntos e sejam analisados metricamente. Alcançar as suas metas é importante para que a sua marca ganhe visibilidade e seja consolidada no mercado.

Enquanto a interação une pessoas e empresas, o engajamento irá fornecer todas as métricas para saber se as estratégias estão dando certo.

Pense sempre nessa dupla como suas aliadas no marketing digital estratégico da sua empresa!

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