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Indústria: como educar seus leads para consumir seu produto ou serviço

Indústria: como educar seus leads para consumir seu produto ou serviço

Nem todo mundo sabe como  utilizar a internet a seu favor. Principalmente se tratando de prospectar clientes para uma indústria. Não há nada mais chato do que ser bombardeado com ligações de pessoas que não sabem o que querem, quanto ao que sua indústria produz. Mas, em um mundo digitalizado, a nutrição dos leads ganha cada vez mais espaço nas estratégias. 

Por que eu preciso educar meus leads?

Educar seu lead significa prepará-lo para adquirir seu produto ou serviço de forma que ele veja todo o valor daquilo. Em uma indústria, é o limiar entre fechar ou não negócio. E o processo de educação precisa acontecer muito antes da venda. Ele caminha em paralelo as estratégias de marketing de atração.

 

Vantagem em investir na nutrição do cliente

Auxiliar na estratégia de marketing: com a quantidade, e qualidade, de informações  que os consumidores têm na palma das mão, foi-se o tempo em que somente a lábia era suficiente. Educar o cliente não só ajuda na venda mas demonstra autoridade e credibilidade da marca no mercado. Não é por acaso que as grandes marcas estão investindo em blogs e canais no YouTube. Leads bem educados em todo processo de compra são mais familiarizados com a empresa e sua aquisição. E tem menos duvidas sobre o que eles tem direito.

Como fazer um processo de educação bem sucedido?

O processo de educação pode ser dividido em três partes:

  • Marketing de atração
  • Processo de compra com vendedor
  • Pós-venda focado em sucesso

 

No primeiro momento, a utilização do Marketing de Atração, apoiado pelo Marketing de Conteúdo, se torna a base na construção de autoridade e relevância. Essa forma de fazer marketing prioriza a comunicação mais próxima com os leads. Isto porque os mantém informados e prioriza o contato em todas etapas de sua jornada de compra. É capaz, ainda, de criar um relacionamento saudável entre indústria e consumidor, muito antes da venda propriamente dita.

Uma marca que demonstra ser prestativa ganha a confiança do cliente. Ter um espaço para tirar duvidas dos clientes pode ser o diferencial da sua indústria. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia  fundamental para quem quer elaborar um plano voltado para vendas mais saudáveis e retenção de cliente mais educados.

No segundo momento, o vendedor deve ser colocado ao lado do cliente. Ajuda-lo a realizar a compra que melhor se encaixa em suas demandas. Além de ter em mente que é fundamental gerar vendas saudáveis para o crescimento da indústria, e não “só mais uma comissão este mês”.

 

No terceiro momento, o pós venda. Apesar da educação do cliente estar presente desde o inicio do seu processo de compra, seu resultado fica claro nessa frase. E é aqui que sua eficiência será comprovada

A equipe que dará boas vindas ao cliente precisa sempre estar atenta à satisfação do mesmo. Saber escutar com paciência, ter um processo de user boarding (processo de aumentar a percepção de valor de um  usuário) bem estruturado podem transformar um setor.

Dicas para por em pratica

Blogs se tornaram referencia quando o assunto é  aproximação de clientes. A força que a produção de conteúdo tem nesse tipo de plataforma proporciona um alcance elevado e gera engajamento duradouro.  No user onboading, o blog entra com a função de ser preventivo e informativo.

Ter instruções para solucionar possíveis problemas do seu produto pode fazer seus futuros clientes terem mais credibilidade na sua empresa.

Um telefone de contato é uma forma da empresa demonstra preocupação com o cliente e de como sua empresa esta sendo vista por ele.

Redes sociais

De acordo com pesquisas, consumidores gastam de 20 a 40 % a mais  com empresas que interagem com eles nas redes sociais. Isto demonstra a importância de investir em social media, principalmente para trabalhar com o pós-venda. As redes sócias são uma grande fonte de feedback para seu produto. Alguns clientes  podem colocar opiniões e criticas na pagina da marca ou até mesmo utilizar grupos para compartilhar experiências com outras pessoas. Isso as torna uma arma poderosa para trabalhar o onboarding, utilizando de comunicação orgânica.

 

YouTube

O YouTube  se tornou  referencia para as marcas no momento de desenvolver  ainda mais o pré e pós venda. Boa parte do sucesso da plataforma vem do fato de ser voltada apenas para a divulgação do vídeo marketing. E já fez um bom tempo que o mercado conhece o poder da produção audiovisual. Tanto pra atração como para a retenção de leads.

O YouTube é dominante. 99% das pessoas que assistem algum vídeo na internet, utilizam a plataforma. Várias indústrias utilizam-o para construir uma relação com o publico. Aqueles pequenos vídeos de um minuto e meio, que prendem o consumidor, são utilizados para aproximar a indústria do cliente.

Transforme seus vendedores em consultores

Treine seus sales rep para que saibam tirar duvidas básicas e complexas de seus clientes. Demonstre a capacidade deles. Ter um bom atendimento é o primeiro passo para converter os leads. Nem todo mundo  tem tempo livre de ficar até a indústria para manter o contato. Nem o lead nem seu time de vendas. A internet é uma ótima ferramenta para que as indústrias conversem com seus leads e os auxiliem. Além, também, de estreitar as relações.

Referencias:

User Onboarding

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