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Faça o seu Mapa de Empatia e formule a sua persona

Faça o seu Mapa de Empatia e formule a sua persona

Conhecer melhor o seu cliente é fundamental para criar estratégias e campanhas mais assertivas, e é justamente nisso que o Mapa de Empatia vai te ajudar! Vamos preencher o seu?

Saber o que se passa na mente do seu público, quais suas dores, medos, desejos e muito mais sobre sua personalidade pode ser algo aparentemente utópico, mas a verdade é que você pode chegar bem próximo dessa realidade. 

A intenção aqui não é saber o que passa na cabeça de cada indivíduo, mas sim entender os pontos em comum entre eles, para assim criar uma persona com base nessas informações. 

Hoje vamos te mostrar como preencher o passo a passo do Mapa da Empatia para você chegar ao melhor resultado possível. 

O que é Mapa da Empatia

O mapa da empatia é uma ferramenta utilizada com o objetivo de traçar o perfil do cliente ideal. Através dela você pode identificar e moldar os detalhes comportamentais do seu público. 

Você pode estar se perguntando como isso pode te ajudar a ganhar mais dinheiro. Mas, a verdade é que investir em marketing e publicidade sem ter uma Persona bem determinada pode até te gerar um bom alcance, mas você não estará direcionando suas campanhas às pessoas certas, e por isso a sua taxa de conversão poderá cair significativamente. 

Algumas características são fundamentais na criação de uma persona, como:

  • Dores;
  • Sentimentos;
  • Gostos;
  • Pensamentos;
  • Percepções;
  • Desejos;

Tendo acesso a essas informações, seu conteúdo gerado terá muito mais valor, pois será planejado de acordo com os interesses da sua Persona e as suas ofertas serão muito mais assertivas, já que agora você entende suas dores e possíveis objeções.  

Preenchendo o Mapa de Empatia 

Agora que você já sabe para que o mapa serve e o quanto ele é importante, é hora de colocar a mão na massa e começar a preenchê-lo, vamos lá?

O que ele fala?

Entender como seu cliente se comunica é importante para poder moldar a linguagem ideal da sua marca para com o público. 

Para alegria de todos, ficou muito mais fácil mapear essa informação, basta só fazer uma pesquisa avançada pelas redes sociais que você terá, em pouco tempo, uma boa noção do modo que eles se expressam, se usam gírias, frases em alta ou emojis, por exemplo. 

Algumas questionamentos que você deve responder, são:

  • Como se expressam?
  • Do que falam?
  • Que história contam?
  • O que mostram aos outros?

O que ele vê?

Aqui você deve se colocar no lugar dele e pensar como ele. Comece tentando buscar responder às seguintes perguntas:

  • Que tipo de conteúdo eles consomem?
  • Que tipo de pessoas eles se inspiram?
  • O que ele vê no ambiente ao seu redor?
  • Que tipo de leitura ele costuma fazer?
  • Que tipo de programas costuma assistir?
  • Quanto tempo passa vendo redes sociais? O que ele mais curte nelas?
  • Quais redes sociais ele está inserido?

Nesse tópico é muito importante se colocar no lugar do seu cliente e se imaginar dentro da sua rotina. 

O que ele escuta?

Aqui você vai compreender um pouco sobre as percepções do seu cliente, por isso é importante dar uma atenção maior. 

Comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Quem costuma influenciá-lo?
  • De quem ele mais ouve opiniões?
  • O que seus amigos e familiares costumam dizer para ele?
  • Que tipo de música ele costuma ouvir?
  • Ele ouve podcasts? Se sim, sobre quais assuntos?
  • O que ele escuta da mídia? 
  • O que ele escuta do chefe ou dos empregados? Da esposa/esposo? Dos filhos e filhas?

Entender o tipo de discurso ao qual ele já está familiarizado é muito importante para traçar uma linguagem assertiva que o faça querer ouvir você. 

O que ele faz?

Aqui você deve entender um pouco mais sobre a rotina do seu potencial cliente, conhecer seu hobbies, como ele gosta de se vestir, para onde gosta de sair, onde gosta de jantar, o que gosta de comer ou beber e dentre outras coisas que fazem parte da rotina de um indivíduo. 

As redes sociais podem te ajudar novamente nessa tarefa, pois a maioria costuma sempre estar conectado e postando o que está fazendo no momento. 

O que ele pensa e sente?

Nesse tópico é necessário uma análise mais profunda e que te permita acessar os desejos e medos mais íntimos do seu potencial cliente. É uma tarefa mais difícil e que requer muita dedicação, mas você pode começar respondendo os seguintes questionamentos:

  • Quais seus desejos mais profundos?
  • Quais são seus maiores medos e preocupações?
  • O que eles não querem de jeito nenhum?
  • O que eles mais querem?
  • Quais são seus maiores sonhos? E o que não deixa eles dormirem?
  • Quais são suas crenças limitantes?

Um exemplo: Um cliente que sonha em começar uma faculdade e estudar, mas se acha velho demais e incapaz de concretizar esse desejo, e ainda pior, tem medo do julgamento dos seus amigos, familiares e futuros colegas de faculdade. 

Esses questionamentos vão te dar uma boa base das possíveis objeções dos seus potenciais clientes, te dando a chance de se munir contra elas previamente. 

Mão na massa

Agora que você já tem um caminho para seguir, é só começar a colocar em prática e criar o seu mapa da empatia com as principais informações sobre o seu cliente ideal. 

E não esqueça que essa persona deve estar constantemente sendo reavaliada, até porque as pessoas mudam de desejos, medos, vontades e sonhos a todo momento, e você precisa acompanhá-los. 

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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