Top

Importância das embalagens para o seu e-commerce

Importância das embalagens para o seu e-commerce

A embalagem pode ser determinante para a decisão de uma compra, ou recompra, em uma determinada loja. É através de como seu produto é entregue, que você pode conquistar ou perder de vez o seu cliente. Quer conhecer mais sobre como a embalagem é importante para seu negócio? Vamos te contar!

Você já deve ter comprado um produto que, quando chegou, te fez “torcer o bico” por conta da embalagem descuidada, ou com uma estética nada agradável. Quando isso acontece, é comum você se sentir desconfortável e sem vontade de voltar a fazer negócio com a empresa, certo?

Então, vem com a gente que vamos entender melhor a importância das embalagens para o seu e-commerce!

Personalização

Você, enquanto cliente, acabou de realizar uma compra através de e-commerce. No dia em que o rastreio atualiza para “em rota de entrega”, você fica numa grande ansiedade para receber sua encomenda. Mas eis que, ao chegar, você tem uma surpresa desagradável: a embalagem, além de amassada, é reaproveitada de outras marcas, e apresenta um aspecto descuidado.

Nessa situação, você voltaria a comprar com essa empresa? Acho que não!

É importante pensar, antes de tudo, na sensação de felicidade do seu cliente ao receber aquele produto. Muitas vezes, a embalagem é a alma do negócio, fazendo com que o cliente se sinta querido a ponto de voltar a comprar com você.

As embalagens personalizadas são uma ótima pedida nesses casos. Além de carregar seu logotipo, com as cores da marca, também permitem criar uma estética de acolhimento para com o seu cliente.

As personalizadas, ainda, permitem que você crie diversas dimensões, adequando o tamanho da caixa/sacola ao tamanho do produto a ser entregue. Isso faz com que o produto fique bem embalado, e com que você economize.

Marketing offline

Nem só de beleza e exclusividade se vive a embalagem. Quantas vezes você reconheceu uma marca só por ter visto seu logotipo e cores continuamente?

Prezar por uma embalagem personalizada pode te oferecer chegar a lugares que você não imaginava; atingindo clientes que você não atingiria se não fosse esse “marketing off-line”.

É importante, quando se pensa nesse tipo de marketing, que você pense em todos os aspectos da sua embalagem, para que ela fique completamente alinhada à sua marca, tendo ainda mais sentido para o seu cliente.

Se você possui uma empresa que busca trabalhar com sustentabilidade, deve excluir plásticos das suas embalagens, adotando o uso de papéis recicláveis em todo o processo. Quanto mais você trouxer elementos que tenham a ver com a sua marca, mais mostrará que sua preocupação é real.

Explore os 5 sentidos do consumidor

Engana-se quem pensa que o consumidor só está preocupado com o conteúdo da embalagem.

Se você envia o seu produto e a caixa está com mau cheiro, é muito provável que seu cliente crie repulsa. Assim como se ele vir a caixa completamente bagunçada, ou com aspecto grosseiro ao toque…

Para agradar ainda mais o seu cliente e criar uma relação ainda melhor com os seus produtos, busque despertar os 5 sentidos dele.

Busque utilizar um perfumador específico, mantendo sempre a mesma fragrância, nas suas embalagens. Utilize materiais com toque suave e macio. Deixe tudo com uma estética agradável.

Quanto mais detalhes colocar, mais cuidado e atenção irá transparecer, estabelecendo uma relação de proximidade com o consumidor, garantindo a sua fidelização.

Cuidado com o produto

Falamos acima sobre a questão das dimensões das embalagens e esse é um ponto importante demais para ser abordado brevemente.

As embalagens precisam ser pensadas para comportar, transportar e proteger os seus produtos, e a sua dimensão tem que ser propícia para garantir isso.

Se você compra um livro com capa dura e ele é enviado em uma embalagem tipo saco, você sabe que, muito provavelmente, esse livro poderá chegar com amasso e demais problemas oriundos do transporte.

A mesma coisa se aplica às compras de produtos que são enviados em embalagens menores e que acabam se rasgando no percurso. Ou, embalagens grandes demais, que acabam deixando o produto solto, correndo o risco de danificar devido ao balanço do transporte.

É importante dispor de uma gama de tamanhos variados, garantindo que seu produto será sempre acondicionado em uma embalagem ideal. Além disso, caso fique “sobrando espaço”, busque sempre utilizar papéis e plásticos bolha, para garantir que não haverá nenhum tipo de folga que possa prejudicar o conteúdo.

Esse cuidado pode parecer exagerado, mas é a garantia de que você não precisará gastar com coleta e reenvio do produto, causando transtornos e prejuízos, além de insatisfação do cliente.

Conclusão

Se você quer deixar a sua marca, é importante que comece cuidando dos pequenos detalhes que envolvem seu processo de vendas.

Para garantir um maior alcance, as pessoas precisam saber que você existe, e que seus produtos são comprados e, nada melhor que a embalagem das suas vendas para te ajudar com isso.


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

No Comments

Post a Comment