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E-commerce: por onde começar

E-commerce: por onde começar

E-commerce é a abreviação em inglês de eletronic commerce, que significa “comércio eletrônico” em português.

O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrônicas, como computadores, smartphones, tablets e etc. Basicamente, trata-se de todo tipo de comercialização de bens através de dispositivos eletrônicos.

Muitos empreendedores têm a vontade de migrar do mercado formal para o mercado virtual, mas não sabem ainda como começar a fazer isso. Várias dúvidas rondam a cabeça desses proprietários, e muitas vezes, por conta disso, o primeiro passo fica comprometido. 

O comércio virtual já é uma realidade, as vendas só aumentam, e o público consumidor já consolidou a confiança nos E-commerces. Se você quer tirar algumas das suas dúvidas de por onde começar um E-commerce é só continuar lendo. 

Planejamento

Sem dúvidas, para começar qualquer negócio, seja ele presencial ou on-line, é preciso planejamento. Afinal a finalidade de tudo é o lucro, e lucro sem planejamento é quase impossível. Para começar o seu planejamento é preciso ter três coisas definidas, o que você vai vender? Para quem você vai vender? E quem vai fornecer as mercadorias? 

Essas três coisas já são o ponto de partida para abrir o seu negócio, pois é preciso que você tenha mercadoria para vender e pessoas que comprem essa mercadoria. 

A Partir daí é que começa toda a estratégia para vender os seus produtos no meio virtual. 

Selecionando uma empresa

Depois de ter feito todo o planejamento do seu negócio, é necessário encontrar uma empresa para construir o seu E-commerce. Se você é ligado em tecnologia já deve ter uma noção de como funciona a construção de um site. Por isso, é importante escolher uma empresa que vá cuidar de todos os passos para a confecção dele, desde a categorização de produtos, lista de clientes, identidade visual, layout do site, etc. 

 Hoje, existem diversos layouts prontos para começar o seu E-commerce, mas nem sempre essa é uma opção a ser avaliada. Uma boa loja on-line precisa de integração com diversos canais, sejam eles os de estoque, de atendimento, etc. 

Essas oportunidades de “faça você mesmo” limitam a capacidade que o seu E-commerce terá. Dessa forma, contratar uma empresa especializada renderá frutos muito melhores. São diversos aspectos que a serem levados em consideração que devem ser feitos por um profissional da área, assim como se você estivesse construindo uma loja física.

Pagamento

Com o seu E-commerce no ar, será necessário um meio para receber o pagamento dos seus clientes. Por isso, é preciso estudar como fazer a integração com redes de pagamento/recebimento, nesse caso, existem algumas formas distintas de se fazer e ela será definida pelo tamanho da sua loja, e pela sua preferência dentre as opções. 

Entrega das mercadorias 

Assim que as primeiras compras forem finalizadas no seu E-commerce, o negócio vai começar realmente. E é por conta disso que não se deve esquecer das questões relacionadas ao transporte, frete e embalagem. Você precisa estabelecer se haverá promoções com frete grátis, por exemplo. Ou se haverá parceria com os Correios e se os pacotes terão algum tipo de padrão. Todas essas questões precisam ser levantadas antes de colocar a sua loja no ar. 

Planeje o seu atendimento 

Para ter um E-commerce de sucesso é necessário, antes de mais nada, de um atendimento eficiente. Nesse caso, você precisa estar ciente de questões como o atendimento a distância, que poderá ser feito pelo telefone, e-mail ou até mesmo por WhatsApp.

Ter pessoas qualificadas que consigam lidar com os problemas dos clientes mesmo à distância é essencial. Um E-commerce precisa (tanto quando uma loja física) de pessoas que se comuniquem com o seu cliente. Essas pessoas serão o canal de fidelização do cliente com a sua loja. É fato que quanto melhor atendido o seu cliente for, mais compras ele fará. 

Inclua um Chatbot 

 O seu cliente pode ter diversas dúvidas antes de finalizar um pedido. Dúvidas essas que podem fazer com que ele saia do seu site e vá procurar informações em outros meios. Manter o cliente engajado, atendendo prontamente suas dúvidas e necessidades é um dos grandes desafios do E-commerces. Afinal, diferentemente das lojas físicas, o próprio site é o vendedor e o expositor dos produtos disponíveis.

Por isso, um Chatbot faz toda a diferença nessas horas, com ele as perguntas mais simples serão solucionadas rapidamente, e o seu cliente não irá embora por falta de informações. 

Crie canais de audiência

Você precisa de um lugar para interagir com os seus clientes já existentes, e encontrar novos. Esse lugar é o chamado canal de audiência. 

Um canal de audiência por ser uma fanpage no Facebook, um perfil do Instagram, ou seja, um local para se engajar com o seu público. Nesses canais, você poderá fazer o redirecionamento dos clientes para as compras no seu site, sempre de forma harmoniosa e não invasiva. 

É aqui que você vai convencer o seu cliente a comprar o seu produto, nesse caso, investir em um marketing de conteúdo que redirecione o seu cliente para o seu E-commerce é essencial. O cliente precisa ser convencido pelo seu produto a finalizar a compra, só assim você conseguirá obter lucro. 


E então, o seu planejamento para começar o  E-commerce está em dia? Entre em contato com a gente que te ajudaremos na construção da sua loja e em qualquer outra dúvida sobre o tema. 

 

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