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Diferenças entre: público alvo e persona

Diferenças entre: público alvo e persona

A comunicação para atrair clientes é ponto crucial da caminhada para consolidar a sua marca e gerar vendas.

Para conseguir atingir os clientes de forma concisa, é necessário conhecê-los. De nada adianta criar uma estratégia boa, um conteúdo de qualidade, se nada disso tem a ver com o público que você quer atingir.

Por conta disso, trouxemos hoje para você a diferença entre o público alvo e a persona, e a importância de saber como conquistar cada um deles.

Público alvo

Público-alvo, também conhecido como target, é um conceito muito conhecido e difundido no marketing e na comunicação empresarial. Pode-se dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica.

Para determiná-lo é necessário realizar uma série de pesquisas, a fim de encontrar características em comum no grupo no qual a estratégia será focada.

Dados como idade, sexo, classe social e localização são valiosas para essa delimitação.

Persona

Durantes anos, a definição de público alvo era hegemônica na comunicação e no marketing. Determinar o público alvo era o primeiro passo para a estruturação de uma estratégia de marketing. Mas, com o tempo um novo conceito foi surgindo junto com a necessidade de produzir estratégias menos massivas e mais segmentadas. Com isso, nasceu o conceito de persona.

Persona ou buyer persona é um perfil semi fictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Assim possibilitando estratégias de marketing mais concretas.

Para definir uma persona, não basta apenas considerar aspectos demográficos e socioeconômicos, como é o caso do público-alvo. É preciso um trabalho mais minucioso de pesquisa para entender também características um pouco mais subjetivas desses clientes.

Público alvo e persona podem trabalhar juntos?

Se você já se fez essa pergunta a resposta é: sim! Eles não só podem como devem trabalhar juntos, desta forma um complementa o outro. Uma pesquisa mais geral irá gerar dados certeiros para uma segunda definição mais aprofundada. Dessa forma ambos funcionam melhor juntos do que separados.

Se pararmos para pensar nos dois atuando juntos, vamos ver que o público-alvo auxilia na hora de criar ações que tenham como objetivo atingir uma fatia mais massiva da sociedade. A mensagem, nesse caso, poderia ser muito mais abrangente e num estágio mais inicial do funil de vendas.

Já no caso da persona, a abordagem das iniciativas de Marketing Digital pode ser muito mais personalizada e, portanto, mais direcionada ao contexto específico daquele grupo de prospects. Muito útil para conquistar a atenção de potenciais clientes e fidelizar os atuais, a persona torna a empresa mais humanizada e o atendimento mais próximo das pessoas.

Compreender os conceitos de persona e público-alvo é um passo essencial para potencializar o retorno sobre o investimento e aumentar consideravelmente a eficácia da estratégia de Marketing Digital.


Procure quem entende do assunto e comece hoje mesmo a definir a sua estratégia de vendas. Se tiver mais alguma dúvida, pergunte nos comentários, ou entre em contato com a gente.

 

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