Top

Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

As redes sociais viraram muito mais do que um simples ambiente virtual para se conectar com familiares e amigos. Hoje elas são parâmetro para definir o sucesso de uma empresa, já que quando bem aproveitadas trazem excelentes resultados. E então, como está a relação da sua empresa com as redes sociais? 

Se rede social ainda não é seu ponto forte, você está no lugar certo, pois pensando em você, disponibilizamos algumas dicas para turbinar o seu negócio, afinal, é bom lembrar que durante a quarentena e período de isolamento social as pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdos pela internet. 

Importância do Engajamento

É importante entender que um grande número de seguidores não significa uma alta conversão em vendas, é na verdade melhor que você tenha uma quantidade de seguidores mais baixa, se esses seguidores forem de fato engajados com sua empresa. 

De que adianta 15 mil seguidores se só 100 pessoas visualizam seus stories, e 20 curtem suas publicações? É necessário criar estratégias para engaja-los com sua marca, se não, serão apenas números e uma baixa conversão em vendas. 

Um bom engajamento nas redes sociais é sinônimo de um bom relacionamento com os seus clientes, indicador esse essencial para fidelização e retenção dos mesmos. 

Com as novas atualizações de algoritmo no Instagram, as postagens não são mais exibidas de forma cronológica e sim a medida que os usuários interagem com determinado tipo de perfil ou conteúdo, ou seja, quanto mais seus seguidores interagem com seu perfil, mais suas postagens aparecerão para ele.

Se deseja aumentar seu engajamento, siga essas dicas:

1- Agregue valor

Claro que você é uma empresa e como todo empresa pretende fazer vendas para gerar lucro, mas é importante ativar o gatilho da reciprocidade. Quando você fornece para seu cliente algum conteúdo que gere valor na vida dele, a probabilidade de compra é muito maior e também se torna mais um motivo para os usuários acompanharem suas redes sociais. 

Por isso, é importante intercalar divulgação de produtos e conteúdos que contenham informações relevantes para seu público. 

Mas atenção, os conteúdos publicados devem ser relacionados aos produtos que você pretende comercializar. Por exemplo: eu vendo maquiagem, posso então publicar um conteúdo envolvendo a importância de uma autoestima elevada para a mulher, esse tipo de conteúdo vai agregar algo na vida das minhas seguidoras e de quebra me proporcionar vendas. 

2- Mantenha Constância

Mais importante que produzir conteúdo é manter a constância dele, não pense que publicar uma vez na semana vai te trazer os melhores resultados, pode até acontecer de trazer algum, mas com certeza você não estará explorando seu total potencial. 

Portanto, esteja sempre ativo e mantenha a constância, aproveite que existem vários aplicativos gratuitos com ferramentas interessantes que podem te ajudar na organização da produção de conteúdo. 

Só cuidado para também não exagerar na dose, o conteúdo deve ser dosado na medida certa, e para cada nicho há uma reação diferente, portanto, observe bem como o seu reage. 

3- Utilize Hashtags

Seu conteúdo precisa ser propagado e divulgado o máximo possível, afinal para ganhar engajamento é preciso visibilidade, e as hashtags podem te ajudar nisso!

O Instagram agrupa publicações que utilizam as mesmas hashtags, por isso, se seu perfil for aberto ou comercial, quando algum usuário pesquisar pela hashtag que você já utilizou, lá estará sua publicação aparecendo para ele. 

Lembre-se que as pessoas também podem optar por seguir hashtags, então quando você utilizar uma hashtag, por exemplo: #saúde, a sua publicação irá aparecer para aqueles que seguirem essa hashtag. 

Mas cuidado, utilize as hashtags certas que tenham compatibilidade com seu conteúdo e público.

4- Aproveite as ferramentas 

O instagram disponibiliza hoje diversas formas de melhorar o engajamento com seu público, seja através dos stories com enquetes, perguntas ou através do feed com postagens e IGTV. 

Utilize no seu stories hashtags e acrescente sua localização, isso aumentará o seu alcance assim como nas publicações do feed. 

Todas essas ferramentas podem melhorar o relacionamento com seu público quando usadas da forma correta. 

5- Fique atento ao melhor horário

Uma vantagem dos perfis comerciais é que o Instagram disponibiliza dados para você analisar e deduzir quais seus melhores horários para realizar postagens, aumentando suas chances de engajamento e interação nos posts. 

Caso tenha uma vida mais corrida, hoje existem diversas ferramentas que disponibilizam agendadores de postagem que podem facilitar seu trabalho e ainda fornecer relatórios periodicamente. 

6- Interaja com seus seguidores

Esteja sempre atento para responder seus seguidores nos comentários e/ou direct, visualize os stories, curta as publicações e comente quando for conveniente

Faça ao máximo para ser notado e mostrar que você está ali ativo. 

7- Siga usuários diariamente

Separe alguns minutinhos do seu dia para seguir uma quantidade de usuários, vai te ajudar a aumentar a sua visibilidade e muitos deles vão retribuir seguindo de volta. 

Da uma olhada no seu benchmarking, entra no perfil da concorrência e começa seguir alguns usuários que curtem as publicações ou seguem o perfil. Uma média de 30 perfis por dia já é bem interessante. 

É preciso dosar pois o Instagram quando detecta um volume alto de ações repetidas pode interpretar como uso de automação e realizar algum bloqueio, por isso, esteja atento. 

Seguindo todas essas dicas seu engajamento vai subir para outro nível, tá esperando o que pra começar? 

______________________________________________________________________________________________

Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

No Comments

Post a Comment