Top

Dia do Publicitário

Dia do Publicitário

Você é publicitário ou pensa em ser um? Saiba que no dia primeiro de fevereiro é comemorado o dia desse profissional. E nós da Slim não poderíamos deixar essa data passar em branco.

Por isso, entrevistamos nossa equipe para trazer aquelas curiosidades sobre a profissão que você só descobre depois de  formado.

Marianna Medeiros

“A publicidade acontece quando a gente faz a publicidade acontecer”

Depois de desistir de uma faculdade de Direito, faltando menos de um ano pra se formar, Marianna conta que o mundo publicitário sempre foi sua maior inclinação.

Marianna entrou no meio publicitário, voltando seu foco para a redação. Mas, com o tempo percebeu que criar uma relação com os clientes e unir o atendimento ao seu trabalho seria o seu diferencial.

Em todas as agências que trabalhou, ela conta que se adaptou ao que o mercado queria dela, e que isso é um diferencial da profissão.

Entrar no mercado de trabalho nunca é fácil, e no meio publicitário não é diferente, ‘’dentro da faculdade a gente não sabe que a publicidade não é valorizada, lá dentro vivemos um sonho. E só quando saímos, entendemos como é a vida real. Mas se você realmente quer isso, faça sem pensar duas vezes. A publicidade é um ramo que transforma a vida das pessoas Se você se empenhar a ser o melhor profissional, você irá se destacar nesse meio.” Conta ela.

Alan Casaes

“No universo em que tudo já foi criado, quem tem foco em sua área, se destaca”

Alan com pouco mais de 5 anos de carreira em agência, conta que para chegar onde se deseja precisa passar por várias etapas. Além do trabalho ele considera que a vida acadêmica o ajudou muita a se desenvolver na área. “Sempre gostei de unir a teoria à prática, por isso dei continuidade aos estudos mesmo depois de formado em Publicidade e Propaganda, acredito que para se desenvolver como profissional, se atualizar é o melhor meio”. Além de direção de arte, também escreve, já criou seu próprio evento, e hoje ensina em um curso de design gráfico e trabalha home-office para duas start-up. “Gosto de gerir, gosto de de organização, de conhecer os processos de cada trabalho que eu me disponho a fazer. Me considero ainda um aprendiz, mas acredito que as peças do meu quebra-cabeça já estão quase todas encaixadas”.

Alan também conta que teve que mudar a sua perspectiva e entender que o mercado da sua cidade poderia crescer junto com ele. E que isso foi uma grande mudança na sua perspectiva pessoal e profissional. “Eu achava que teria que sair da minha cidade para fazer tudo que eu sonhava”.

Para ele, fazer de tudo um pouco é o seu diferencial pessoal e também a  sua dica para futuros profissionais. “Se você souber de tudo um pouco você será um profissional mais completo e pronto para encarar os desafios da carreira”.

 

Beatriz Gonçalves

“Publicidade não é fácil como todo mundo acha que é”

Beatriz começou a trabalhar na área com 15 anos e explica que queria fazer moda, e sempre descartou a opção de ser publicitária. Mas, depois de se inserir no meio viu que publicidade era o que ela queria pra vida.

Para Beatriz a faculdade é apenas um degrau do que ainda está por vir. A publicidade é muito mais do que se aprende lá dentro, e vai muito além de agência. A publicidade está em tudo. “Às vezes as pessoas tem uma ideia formada de que publicitário é aquele que só faz comercial para TV, e publicidade é muito além disso.”

Ela conta que pra quem quer seguir a área é preciso estar sempre antenado em tudo que está acontecendo. “A publicidade não é algo fácil, mas se você se empenhar, tenha certeza que irá colher bons frutos.”

 

Vitor Mascarenhas

“Se você conhece a pessoa certa, no momento certo você vai se encaixar em algum lugar.”

Enquanto cursava história, Vitor sempre teve inclinação para o lado artístico. Com a publicidade não foi diferente. Ele conta que com o tempo foi se interessando com a parte de direção de arte, e foi onde se encontrou. Além de diretor de arte, Vitor também é fotógrafo há 5 anos.

Vitor conta que no decorrer do seu autodescobrimento na profissão ele tinha outra perspectiva sobre ela, “Eu achava que era uma profissão não tão desgastante quando as outras, que todo mundo era mente aberta, e que era mais leve. Mas isso é um mito. A gente trabalha o dia inteiro, publicidade é pensar, e você nunca para de pensar, então nunca para de trabalhar.”

Ser publicitário hoje em dia é subestimado, para fazer publicidade a pessoa tem que ser punk. A profissão é cheia de desafios e oportunidades que você não pode deixar escapar.

 

A publicidade é muito mais do que é mostrado. É gerir conteúdo, pensar em soluções.

E então, deu pra você ter uma noção de como é o mundo publicitário? Conte pra gente nos comentários!

No Comments

Post a Comment