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Coronavírus: como a internet pode ajudar o seu negócio

Coronavírus: como a internet pode ajudar o seu negócio

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do novo Coronavírus, o mundo está passando por um momento crítico e, ao mesmo tempo, de grande mobilização. Os comércios foram fechados e a economia se vê em um impasse entre vendas e isolamento social. 

Com as restrições de deslocamento impostas pela situação de quarentena para evitar o contágio com o Covid-19, empresários têm demonstrado grande preocupação sobre como irão manter seus negócios com a redução drástica de faturamento e de movimento de clientes e vendas.

Embora ainda tenhamos incertezas em relação a tudo nesse momento, a economia não pode parar. Por isso, muitos trabalhadores e empresas estão buscando alternativas. Dentre eles, as vendas pela internet vêm sendo o carro chefe de movimentação do mercado. 

E sim, esse pode ser o momento de conquistar o seu espaço na internet e ainda amenizar o impacto financeiro no seu negócio.

Compras pela internet durante a quarentena

Apesar dos impasses e consequências do vírus, a população ainda precisa de itens de consumo. Por conta disso os números das compras pela internet dispararam nas últimas semanas no Brasil. Segundo dados do Compre e Confie (empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce) a alta das vendas totais foi de 40% apenas nos primeiros 15 dias de março. 

 Um relatório produzido pela empresa, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que houve um aumento significativo no consumo das categorias de “saúde” (111%), “supermercados” (80%) e “beleza e perfumaria” (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

E os especialistas deixam claro que a tendência é que isso continue, pois os consumidores estão cada vez mais engajados e adaptados com as compras à distância, e demonstrando um interesse certo com os produtos vendidos pelos e-commerces.

Como posicionar a sua empresa na internet em tempos de crise

Se você ainda não está posicionado no mercado on-line, esse é o momento de investir nas plataformas digitais e no e-commerce.

Ainda não se sabe quanto tempo vai durar essa questão do coronavírus, e por isso cada vez mais as pessoas estão consumindo produtos on-line. Então agora chegou o momento de investir pesado nas vendas pela internet. 

Para que a sua estratégia de vendas dê certo nesse cenário, é importante entender que todas as etapas que fazem parte de uma venda presencial, desde a apresentação do produto até o pós venda, podem ser feitas on-line. Seja através de vídeos, fotos e vídeo chamadas. Hoje, é possível ter opções de pagamento virtual e a possibilidade de entrega na casa das pessoas, logo, adotar essa tática poderá trazer vantagens para o seu negócio. Com todas as tecnologias à nossa disposição é muito mais fácil vender on-line e essa é a hora de fazer isso acontecer.

Para isso, é necessário criar um canal para levar os seus produtos até os consumidores. Seja uma loja on-line, um site, um catálogo, um Instagram de vendas. Você deve entender o que pode ser feito agora, e o que vai agradar os seus clientes. 

 Nesse momento, é essencial oferecer formas de pagamento rápidas e seguras para não perder uma venda. Por isso, invista em formas de pagamento confiáveis e on-line que deixem o seu cliente mais confortável para continuar o seu isolamento social. 

É importante também se atentar às formas de entrega do seu produto, seja você grande ou pequeno empresário, a responsabilidade social está em jogo, logo o seu produto tem que ser entregue da forma mais segura e sanitária possível. Nesse ponto, é importante demonstrar para os clientes como é feita a entrega dos produtos, manter a segurança do entregador, e adotar regras rígidas de higiene. 

Use as suas redes ao seu favor

 As pessoas estão usando ainda mais as redes sociais nesse momento de distanciamento, use isso ao seu favor e fortaleça a sua marca. Faça postagens que gerem engajamento com o seu público, seja lembrado por ele, assim você garantirá que ele não esquecerá de você quando precisar comprar um produto do seu segmento. 

A dica aqui é: esteja presente todo o tempo para não deixar ser esquecido. 

Invista no delivery

A diferença das vendas on-line nesse período está na localidade. Vários serviços que antes eram fornecidos presencialmente, deverão passar para o digital. Dessa forma, investir em deliverys na sua empresa é extremamente importante. 

Proporcionar para o seu cliente uma rapidez na entrega do produto, tendo sempre de prontidão entregadores para movimentar esse espaço, é essencial. 

A opção de vender pelos sites e redes sociais nos diversos segmentos já é um fato, restaurantes, lojas de roupas, produtos de beleza, farmácia, estão investindo em e-commerces que permitam a entrega dos seus produtos localmente. Assim, o seu comércio continua movimentado nas vias digitais, fornecendo um atendimento mediado pela internet. 

A mesma coisa se dá nos fretes, se você já trabalha com a entrega de produtos em longas distâncias, diversifique a sua transportadora. Tenha mais opções para promover a melhor experiência para os seus clientes. 

Utilize o seu estoque para gerar caixa

Esse é o momento de incentivar as vendas dos seus produtos que já estão em estoque com promoções especiais. É preciso muita flexibilidade e criatividade para manter o fluxo de caixa nesse momento. 

Uma dica importante aqui é a utilização do frete grátis, assim você não desvaloriza o preço do seu produto, e cria um motivo a mais para o seu cliente comprar. 

Crie uma campanha para impulsionar as suas vendas on-line

É hora de incentivar as compras on-line. Assim como você está se adaptando a essa nova realidade, o seu cliente também está, e é por isso que as vendas on-line precisam ser orientadas e incentivadas. 

Use os seus canais de comunicação para impulsionar as vendas. Demonstre como a compra deve ser feita, passo a passo. A criação de uma campanha focada na distribuição do seu canal de vendas, e dos seus produtos em estoque, é uma ótima ideia. 

Venda antes de comprar 

Para controlar os seus gastos, é importante trabalhar com o capital de giro negativo. Nesse caso, é uma boa ideia trabalhar com a reposição de estoque controlada, comprar apenas o prospectado para as vendas. 

Porém, não faça nada antes de contactar os seus fornecedores e ter certeza dos prazos. Os seus clientes esperam que o produto chegue até as suas mãos o mais rápido possível, por isso é importante se atentar para a oferta e demanda de uma forma extremamente minuciosa. 

Não esqueça do trabalho home office

Nesse momento todos temos uma responsabilidade social muito grande, então, se possível, transfira os trabalhos presenciais para trabalhos remotos. É preciso cuidar dos seus funcionários para que os seus clientes sejam beneficiados também. 

Promova jornadas de trabalhos produtivas, e pense em métodos para controlar a produtividade dos seus funcionários à distância. Caso não seja possível, repense o meio de locomoção dos mesmos para o local de trabalho, e crie formas de evitar que eles sejam expostos a riscos no trajeto. 


É preciso unir forças para contornar toda essa situação, esperamos que o vírus seja passageiro, mas que a sua experiência com e-commerce seja duradoura e renda bons frutos. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente!

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