Como o Marketing de Influência pode ajudar o seu negócio
Com a propagação e ascensão das mais diversas redes sociais, os produtores de conteúdo começaram a surgir e ganhar uma grande audiência, a qual estamos habituados a chamar de seguidores. O que você pode não saber é que essas pessoas exercem um poder de influência grande na tomada de decisão de compra daqueles que o seguem, e você pode usar isso ao seu favor.
O marketing de influência surge através da parceria entre influenciadores que desejam monetizar seu trabalho e empresas que desejam veicular informações e propagar sua marca.
O que afinal é Marketing de Influência?
É uma das estratégias do Marketing Digital que utilizam os chamados influenciadores Digitais como ponte para alcançar e conversar com sua audiência. Esses produtores de conteúdo tendem a ter um público grande, fiel e altamente engajado.
Eles podem ser utilizados para gerar valor e confiança para sua marca, para prospectar novos clientes, fidelizar e reter os já existentes. A ideia é que por a audiência já se sentir próxima ou por se identificar com aquele influenciador, é como se na verdade um amigo estivesse fazendo uma indicação, tornando o processo de conversão muito mais favorável, já que o público confia nele.
As parcerias tendem a surgir quando há uma identificação do público do influenciador com o da marca.
Os Influenciadores Digitais
Existem influenciadores nos mais diversos segmentos, desde moda, saúde, lifestyle, arte, esporte, humor, educação e entre vários outros nichos.
Podem ser desde micro-influenciadores, que são aqueles que possuem um alcance mais regional até os influenciadores que possuem alcance nacional ou internacional. Muitas vezes não é aquele que tem o maior número de seguidores que te trará o melhor resultado.
As negociações podem ser feitas com um valor pré-determinado ou até com permutas, varia bastante de influenciador para influenciador, o correto é entrar em contato com a assessoria (caso haja uma) e fechar um acordo.
Por que você deve aderir ao Marketing de Influência
- É uma estratégia acessível, onde você pode começar apenas procurando um influenciador que tenha uma conexão com sua marca e esteja dentro do seu orçamento.
- Pesquisa realizada pelo Marketplace de Influencers Tomoson com marcas que utilizam essa estratégia mostra um bom índice de satisfação, principalmente sobre o ROI (retorno sobre investimento traduzindo para o português).
- Resultados podem ser mais rápidos já que há uma divulgação em massa para um público que já são potenciais clientes.
- Confiança na compra. A relação de proximidade que os seguidores sentem com os influenciadores por o acompanharem diariamente, faz com que a informação que o influenciador vincula ao seu produto pareça mais confiável.
- Alcance do público certo. Quando você escolhe um influenciador que de fato se conecta com a marca, as chances de que o público dele também se conecte com você são grandes. É uma etapa que faz total diferença para a obtenção dos resultados.
Como aplicar o Marketing de Influência?
Antes de contratar um influenciador você deve se perguntar e ter as seguintes respostas:
- Tenha em mente qual o seu principal objetivo com essa campanha
- Qual seu orçamento disponível?
- Qual nicho de mercado você deseja atingir? Para isso é muito importante que você conheça o seu público antes.
- Em que formato você deseja trabalhar essa parceria? Como por exemplo: permuta ou cachê. Essa etapa tende a variar de acordo com o formato de trabalho de cada influenciador.
- Busque pelo Influenciador que mais tenha conexão com sua marca, e não economize tempo nessa etapa, é crucial para maximizar seus resultados
- Lembre-se que o número de seguidores não quer dizer uma alta conversão em vendas. Por exemplo, se você é uma loja física local e não vende para todo o Brasil, faz muito mais sentido fazer parcerias com influenciadores locais do que com aqueles influenciadores nacionais, até porque com o cachê de um nacional talvez você consiga contratar uma boa quantidade de influenciadores regionais, aumentando o alcance na sua própria região.
- Após escolher o influenciador converse com ele qual seu objetivo e deixe que ele faça parte da direção criativa, assim todo o conteúdo será passado de forma mais fluída e natural para a audiência, o que é muito importante.
Aproveite essas dicas e comece a procurar os influenciadores que mais tem a ver com a sua empresa! É ainda mais interessante quando o influenciador já é um cliente seu pois torna essa parceria ainda mais natural e sincera.
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