Top

Como calcular a taxa de engajamento do Instagram?

Como calcular a taxa de engajamento do Instagram?

A palavra da vez nas redes sociais é “engajamento”, e não é à toa que ela tem feito parte do vocabulário dos usuários das redes sociais: a partir desse dado, é possível conhecer a performance de um perfil diante dos seus seguidores. Mas, você sabe como calcular e interpretar essa métrica? Vem com a gente que vamos te contar!

Foi-se o tempo em que ter muitos seguidores significava ser uma pessoa de sucesso nas redes sociais. Com o passar do tempo, o algoritmo de redes como o Instagram foi ficando mais refinado, e modificando as entregas, resultando na necessidade de ficar de olho na quantidade de pessoas atingidas por uma postagem.

A partir disso, a corrida passou a ser não mais por seguidores, mas por interação. As fotos têm comentários? Compartilhamentos? Curtidas? Foram salvas? E a cada dia que passa são lançadas novas formas de engajar e, com isso, novos valores para calcular o engajamento precisam entrar nessa conta.

Mas, vamos agora para o que interessa? Vamos entender um pouco mais sobre engajamento!

O que é engajamento?

Como você já viu aí acima, essa coisa de se gabar pela quantidade de seguidores é coisa do passado. A moda agora é avaliar as interações que o perfil recebe e como isso impacta na sua entrega e na sua relevância nas mídias sociais.

O engajamento é, portanto, o resultado dessa interação. Se você 10k de seguidores, e tem fotos com 15 curtidas, por exemplo, isso já demonstra que, muito provavelmente, seu engajamento está baixo e que é necessário que você crie maneiras de se relacionar melhor com o seu público.

Com as mudanças que o Instagram tem feito, o engajamento tem ficado cada vez mais variável, e é importante que você se atente, também, a isso.

“Mas, de que forma o meu seguidor pode interagir comigo?”, você deve estar se perguntando. Bom, atualmente, o Instagram tem oferecido diversas possibilidades, como:
– Curtidas.
– Comentários;
– Compartilhamentos;
– Imagens/vídeos/reels salvos;
– Menções;
– Mensagens;
– Repostas no story
– Clicar em links (para os perfis que têm o “arrasta para cima” ou a opção de caixinha de links).

Dentro dessas opções, é importante filtrar os valores que são mais importantes para o que você deseja. Ou seja, não é necessário que você calcule com base em todos esses valores. Tenha sempre em mente a finalidade do seu engajamento e o calcule com base nisso.

A quem importa conhecer a taxa de engajamento?

Num mundo cada vez mais conectado, a taxa de engajamento é extremamente importante para quem quer vender com as redes sociais. E essa venda não se restringe a produtos, ou serviços; pode ter a ver, também, com questões de imagem – no caso de influenciadores digitais.

Assim, com base na taxa de engajamento será possível ter uma dimensão sobre seus esforços: estão valendo a pena? É necessário melhorar algum aspecto da minha comunicação?

Além de oferecer um diagnóstico sobre o seu perfil, a partir desse valor você conseguirá perceber onde e como pode melhorar.

Dependendo do resultado, é hora de fazer uma avaliação sobre os pontos que precisam ser ressaltados e os que precisam ser deixados de lado porque não dão os resultados esperados.

E é com base nesses números que parcerias podem ser fechadas e contratos podem surgir para prestação de serviço.
Ou seja: no mundo digital, quem tem bom engajamento é rei.

Como encontrar a taxa de engajamento?

Agora vem a parte mais interessante: o momento de colocar a mão na massa e realizar o cálculo do seu engajamento.

Para isso, vamos ter que apelar para aquela área: as exatas.

O cálculo de engajamento vai seguir a seguinte fórmula: Nº de curtidas + nº de comentários / nº de seguidores.

O resultado então deverá ser multiplicado por 100, para que se chegue ao valor em porcentagem.

De acordo com um levantamento realizado pelo Hype Auditor, em 2019, o engajamento depende da quantidade de seguidores que o perfil possui. Quanto menos seguidores, maior a taxa de engajamento. Sendo assim, os dados que o estudo apontou foram:

Perfis com 1k a 5k de seguidores: 5,60%
Perfis com 5k a 20k: 2,43%
20k a 100k: 2,15%
100k a 1M: 2,05%
>1M: 1,97%

Então, se você possui algum desses números de seguidores, já consegue ter uma dimensão se o seu engajamento está na faixa esperada/aceitável, ou se precisa de melhorias.

Mudanças do Instagram e o que isso impacta nessa taxa

O Instagram é hoje uma das redes que possuem maior taxa de engajamento. Apesar de existirem já concorrentes que fazem a rede social do Mark Zuckerberg tremer na base, o “insta”, como é carinhosamente chamado, ainda está com a corda toda.

Apesar disso, com as modificações que tem feito, e as que promete ainda fazer, o alcance orgânico de alguns perfis caiu bastante com relação às taxas mais antigas. E isso é um ponto que precisa ser levado em consideração no momento de calcular essa taxa.

Por isso, nada de desespero se o seu resultado não está alto como esperava. Isso é sinal de que está na hora de aprender como utilizar esse algoritmo a seu favor.

E vale tudo, desde enquetes que façam sentido para o seu público, caixas de perguntas, posts que sugerem mais interatividade… o que não vale, é se deixar abater pelos resultados iniciais.

Conclusão

Lidar com redes sociais para trabalho carrega algumas complicações, ainda mais quando a rede social em questão está em constante mudança e adaptação.

Por isso, acompanhar a taxa de engajamento é a melhor maneira de se manter de olho no que tem, ou não, dado certo na sua relação com os seus seguidores.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o engajamento, já sabe como interpretá-lo e entende como as modificações podem atrapalhar ou ajudar na sua métrica, é hora de colocar a mão na massa e pôr em prática esses conhecimentos!


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

No Comments

Post a Comment