
As 5 principais Redes Sociais para a sua empresa
Uma das perguntas mais feitas em relação ao meio social digital e empresarial é se uma empresa precisa estar em todas as redes sociais. A resposta é NÃO!
Redes Sociais
As redes sociais vêm ganhando muito espaço no desenvolvimento de estratégias para gerar captura de leads e se relacionar com os clientes. Mas, para utilizá-las a sua empresa deve ter metas e um cronograma.
As primeiras medidas e objetivos mais importantes são:
- Ter um conteúdo interessante;
- Conhecer seu público alvo;
- Engajar leads;
- Ser fonte de admiração;
- Publicar valores com que as pessoas se identifiquem para, finalmente, convencê-las que ser seus clientes é um bom negócio.
As melhores redes sociais para a sua empresa serão identificadas após o planejamento de estratégia para a divulgação, levando em consideração aonde o seu público-alvo deve está, qual delas tem os melhores recursos para o seu caso e em qual é possível estabelecer um canal de comunicação entre os clientes antigos e os novos.
Pensando nisso, listamos abaixo as 5 principais redes sociais, suas características, funcionalidades, finalidades, públicos e o porquê devem ser usadas pelas empresas na estratégia de marketing digital.
O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, e o Brasil está entre os 5 maiores usuários do mundo. É tido como um canal de comunicação aberto e informal, os seus principais recursos, são:
Criação de páginas: As fanpages, onde pode colocar informações como endereço, telefone e horário de funcionamento.
Comunicação: Entre a página e o consumidor, usando mensagens inbox, publicações na página e avaliações da sua empresa.
Criação de imagem: Para a construção de como sua empresa se apresenta.
Promoção e divulgação: Como a “criação de eventos” e “ofertas”, usando a ferramenta “Impulsionar” para levar a sua campanha ao alcance de milhares de pessoas.
Análise: Com gráficos e números, fornece uma análise completa de crescimento ou declínio de curtidas da página, quais publicações obtiveram mais sucesso, faixa etária e localização dos curtidores, entre outros.
A vantagem de usar o Instagram é que a sua empresa e os conteúdos postados podem ser visualizados em maior escala pelo celular de seu cliente ou prospect.
Com a publicação de fotos e vídeos;
Hashtags: Para ter uma visibilidade além de seus seguidores.
Comentários: Gerando interação empresa/seguidores, os possíveis clientes.
Linkedin é conhecida como a rede social dos negócios. Nela você encontra contratantes, empresas, investidores, novos funcionários e até novos clientes, usando os perfis ou grupos. Os recursos que o Linkedin podem oferecer são:
Perfil da empresa: O perfil é bem mais profissional, sem entretenimento e criação de conteúdo e sim direcionado a estreitar os relacionamentos, fazer networking, desenvolver parcerias ou outras empresas ou encontrar investidores.
Grupos: O objetivo é gerar debate e conseguir uma interação com outros profissionais, com o intuito de aprimorar o seu negócio e buscar novidades.
Suporte a outros tipos de conteúdo: Uso de imagem e vídeos, para a divulgação do seu negócio e serviços.
Recomendações: Onde funcionários de sua empresa podem recomendá-la como um bom local para se trabalhar e clientes podem manifestar sua satisfação com seus produtos e serviços, dando mais credibilidade ao seu negócio.
Análises estatísticas: Analisar visitas ao perfil da empresa, com gráficos e números da própria ferramenta do LinkedIn.
É tido como um microblog, onde pode adicionar vídeos, fotos e localização a seus tweets.
Comunicação: Seus seguidores podem te mencionar fazendo perguntas, tirando dúvidas ou fazendo elogios e críticas ou enviar mensagens diretas.
TrendingTopics: os assuntos mais falados do momento.
Hashtags: para ter uma visibilidade além de seus seguidores.
GOOGLE+
Páginas de locais: Registrar os negócios e locais visitados, incluindo avaliações sobre aquisição produtos, serviços ou da qualidade do ambiente.
Análise: Analisar as visitas, interações, compartilhamentos e +1 recebidos em cada post. Integração com serviços Google: As ferramentas do Google são todas compatíveis, incluindo serviços como Gmail, Google Docs, GoogleMaps e até Youtube.