Top

4 cases de E-commerces de Sucesso para você se inspirar

4 cases de E-commerces de Sucesso para você se inspirar

Há alguns anos atrás a ideia de somente ter um canal de venda online sem loja física podia parecer loucura, hoje em dia, já é a realidade de muitos. Se você deseja iniciar esse caminho ou digitalizar seu negócio, vem se inspirar com essas histórias de sucesso!

Com a chegada da pandemia e a aceleração do processo de digitalização, uns dos principais beneficiados foram os e-commerces que já estavam bem mais preparados para lidar com todas essas mudanças do que as empresas convencionais. Um exemplo é a própria Amazon que obteve um aumento de mais de 60% nas ações negociadas em bolsa, sendo então uma das maiores empresas do mundo, ficando atrás apenas da Microsoft e da Apple. 

Com a ajuda do Marketing Digital, hoje as empresas podem estar em todos os lugares sem aqueles enormes custos fixos das empresas convencionais e aumentando sua capacidade de escala. Isso quer dizer que a margem de lucro pode ser muito maior do que a de qualquer negócio fixo, e ainda assim pode demandar um investimento inicial muito menor, tornando-o mais acessível. 

Agora vamos conhecer alguns cases de sucesso que vão te inspirar em começar seu e-commerce ou trabalhar em melhorias no seu já existente. 

1.  Amazon

Não poderíamos deixar de começar com a empresa que hoje é a líder do ranking das marcas mais valiosas do mundo, possuindo um valor de mercado de US$ 1,49 trilhão. 

A Amazon foi criada em 1994 por Jeff Bezos ainda quando a internet era uma rede obscura utilizada por apenas 16 milhões de pessoas em todo o mundo. O empresário arriscou sua carreira de sucesso como vice-presidente em uma empresa de serviços financeiros em Wall Street para se mudar para Seattle, após ter feito um curso sobre como montar uma livraria. 

Bezos estava obcecado com ideia de vender livros pela internet, ele viu nesse campo ainda pouco explorado uma grande oportunidade. Tudo começou em uma casa com três quartos e garagem, o site foi ao ar em 1995 e começou a ser conhecido devido a uma série de descontos concedidos. 

Apesar de possuir um estoque ainda pequeno, a Amazon já tinha uma base de dados gigantesca e a partir dela foi-se construindo o status de maior livraria do mundo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o lucro líquido só chegou a partir de 2001 devido ao constante dinheiro reinvestido na empresa, e essa é inclusive a estratégia adotada pelas Startups e outras empresas nos dias atuais. 

Vinte anos após a sua criação, a Amazon se torna a marca mais valiosa do mundo fechando o trimestre de 2020 em meio a pandemia do Coronavírus com alta nas vendas de 26% em comparação ao ano passado. 

2. Netshoes

Um dos maiores e-commerces do Brasil começou no ano de 2000 com uma pequena loja física em São Paulo que vendia tênis e sapatos, com o tempo as lojas expandiram para shopping centers e academias. Apesar de estarem trilhando um caminho de sucesso os dois sócios decidiram investir pesado no e-commerce e o resultado disso foi que as vendas pela internet se tornaram 70% do faturamento da empresa.  

Em 2007 a Netshoes passou a operar somente através das vendas online, deixando o digital se tornar a essência da marca. Um dos seus principais pilares para o crescimento foi o foco no atendimento, se tornando uma grande referência no assunto atualmente. 

A Netshoes possui hoje 100% das reclamações feitas no site Reclame Aqui atendidas, possui um atendimento rápido e eficiente com uma das operações de SAC mais premiadas do Brasil. Além do excelente setor de customer success, a Netshoes possui também um alto planejamento em logística, mostrando extrema eficiência nos pontos de distribuição.

Outro fator que ajudou bastante no impulsionamento da empresa foram os diversos investimentos realizados focados em conhecer melhor o perfil de cliente, quanto mais próximo e claro temos quem são nossas personas, mais fácil fica vender e quebrar objeções. 

Após vinte anos a Netshoes já chegou a um faturamento próximo de um bilhão de reais no ano e é considerado o maior e-commerce do mundo no segmento esportivo.

 3. Dafiti

Também com uma operação 100% online, a empresa iniciou somente com a venda de sapatos e calçados e foi ampliando seu leque de produtos até se tornar o maior e-commerce de moda da América Latina. 

Os grandes pilares da empresa são o vasto portfólio, com cerca de 85 mil produtos e mais de 800 marcas diferentes que vão desde roupas até objetos de decoração e o atendimento ao cliente que garante uma excelente experiência de compra.

Seu layout da interface de navegação da loja online e entrega rápida contribuem para o sucesso desse grande e-commerce do segmento de moda.

4. Magazine Luiza 

Apesar de não possuir uma operação 100% online a Magazine Luiza é um grande exemplo de e-commerce de sucesso e do quanto uma estratégia digital é importante para as lojas físicas. Está entre os três maiores e-commerces do Brasil, e hoje possui cerca de 53% do seu total de vendas advinda das vendas online devido a pandemia, conseguindo crescer 203% no primeiro trimestre de 2020. 

A empresa é marcada pelo conceito de multicanalidade, estando sendo presente nos canais que seus clientes também estão, sem deixar de lado a experiência de compra, que é extremamente valorizada. E ainda com a integração das operações entre todos os canais, o cliente percebe o mesmo padrão de serviço onde quer que esteja. 

E seguindo essa estratégia se tornou um dos cases de sucesso no e-commerce brasileiro mesmo ainda atuando e sendo originária do varejo físico. 

Espero que essas histórias tenham te inspirado de alguma forma e que agora você busque ainda mais ocupar o seu espaço no meio digital. Conta pra gente qual é o seu case favorito!

_____________________________________________________________________________________

Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

 

No Comments

Post a Comment