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10 vantagens de investir em um E-commerce

10 vantagens de investir em um E-commerce

Se você ainda não possui um e-commerce como canal de vendas, pode estar perdendo uma chance de gerar bons lucros. Separamos as principais vantagens de possuir um comércio eletrônico, acreditamos que você vai sair daqui, no mínimo, balançado com tantos benefícios. 

Com a chegada do coronavírus, o comércio eletrônico teve um crescimento ainda mais acelerado, e mudanças que deveriam ocorrer em cerca de 10-20 anos, começaram a acontecer de forma abrupta nos últimos meses. 

O E-commerce se mostrou um ótimo caminho para varejistas e para pessoas que buscavam empreender de alguma forma. Hoje, você não precisa mais passar por toda aquela burocracia para ter seu próprio negócio, o meio digital chegou para desburocratizar isso, dando oportunidades para aqueles que sempre tiveram o sonho de empreender, mas não possuíam um capital inicial alto. 

Vamos então conhecer as principais vantagens de investir em um E-commerce?

1- Custo Operacional 

Sem dúvidas essa é uma das vantagens mais atrativas de se ter um E-commerce, pois o custo envolvido quando comparado com lojas físicas, é significantemente menor. 

Pensa comigo, para abrir uma loja física você precisa se preocupar com aluguel, móveis, reformas (em alguns casos), conta de luz, água, internet, funcionários, comissões e sem contar ainda com todas as burocracias envolvidas. Isso tudo gera um custo de investimento e manutenção muito alto, e que nem sempre é acessível para um empreendedor iniciante. 

Mas, quando você escolhe aderir um comércio digital, você elimina boa parte desses custos e despesas, o que torna a barreira de entrada muito menor. 

2- Alcance

Se uma loja física vende mais para os habitantes de uma cidade ou um bairro específico, por outro lado um e-commerce pode ter um alcance nacional, aumentando muito a sua capacidade de vendas, já que para comprar seus produtos as pessoas só precisam ter uma conexão de internet. 

Vale lembrar que hoje o Brasil conta com mais de 200 milhões de habitantes, já imaginou conseguir 1% da fatia desse mercado? 

3-  Flexibilidade de horários 

Liberdade é uma das coisas que as pessoas mais procuram atualmente em vagas de trabalho, tendo um e-commerce você pode definir seus horários e ainda pode trabalhar de onde quiser, basta ter uma conexão de internet.

Já imaginou o quanto isso é incrível para quem quer passar mais tempo com a família ou ter mais tempo para si? 

4- Facilidade para o consumidor

Os consumidores buscam cada vez mais praticidade, simplicidade e ganho de tempo. A cultura de consumo que está sendo criada atualmente é de pessoas comprando de casa com apenas um clique.

Um E-commerce traz tudo isso para esse novo estilo de consumidor que está se formando. A tendência é que cada vez mais as pessoas busquem, façam pesquisas de preços e comprem seus produtos pela internet. 

5- Você não precisa trabalhar com estoque

Claro que essa não é uma regra, mas pode ser uma grande vantagem dos comércios eletrônicos. Imagine não precisar deixar boa parte do seu dinheiro imobilizado em estoque que muitas vezes pode até acabar vindo a ser um prejuízo. 

Muitos empreendedores digitais hoje quando fazem uma venda, negociam diretamente com seus fornecedores para levar do centro de distribuição direto para a casa do seu cliente. 

Mas, fique atento aos prazos de entrega e ao nível de confiabilidade do seu fornecedor, seus clientes são o maior ativo do seu negócio e você deve garantir um bom índice de satisfação. 

6- Disponibilidade

Um dos traços do novo consumidor é o imediatismo, e ao contrário das lojas físicas, que funcionam em dias e horários específicos, as lojas virtuais vão estar disponíveis para o cliente 24h por dia e todos os dias da semana. Sem contar que as campanhas de marketing podem estar rodando automaticamente, atraindo novos leads e clientes, assim você consegue fazer vendas até quando está dormindo! 

7- Maior facilidade em estudar mercado 

Para mapear os pontos fortes e fracos da sua concorrência pela internet é muito mais fácil, até porque existem diversas ferramentas de métricas que podem ser utilizadas e no próprio e-commerce você consegue identificar desde os produtos mais vendidos até às perguntas mais frequentes. 

8- Métricas

A gestão e controle dentro dos e-commerces pode ser muito mais fácil, já que existem diversas ferramentas que te fornecem métricas muito relevantes. E até os investimentos de marketing conseguem ser mensurados de forma mais efetiva, principalmente pelo ROI de cada campanha, é muito mais fácil que mensurar um retorno de outdoor, por exemplo. 

Plataformas como o Google Analytics ou o próprio Facebook Ads, fornecem métricas que te dizem quais anúncios estão gerando mais visitas para o seu site, quais convertem mais, quantas pessoas estão chegando organicamente na loja e todas as informações necessárias para saber se suas estratégias estão sendo efetivas.

9- Você pode utilizar gatilhos para aumentar conversão 

Com certeza você já deve ter recebido uma notificação no e-mail com uma chamada para concluir uma compra sites como Amazon, Magazine Luiza e entre outros. Ou então você estava pesquisando um produto e logo depois aparece uma oferta dele por tempo limitado para você. 

Tudo isso são gatilhos que criam um senso de urgência no consumidor, é feito de forma muito mais sútil do que aconteceria em uma loja física, onde os consumidores podem até ficar incomodados com a insistência. 

10- Possibilidade de mapear os hábitos dos consumidores

A partir de métricas fornecidas e informações captadas você consegue traçar um perfil mais assertivo do seu consumidor, entendendo melhor suas necessidades, dores, horários de maior atividade e até objeções. 

Tudo isso vai te ajudar a otimizar suas campanhas e aumentar sua conversão. Sem contar que fica também muito mais fácil desenvolver uma experiência de usuário efetiva, já que você consegue ver quais as páginas mais acessadas, botões mais clicados e etc. 

Depois de ler todas essas vantagens é muito possível que você esteja cogitando virar um empreendedor digital ou aumentar seus canais de venda criando uma loja online para seu negócio físico, não é mesmo? Conte conosco nesse processo!

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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