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10 motivos para criar um site responsivo.

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10 motivos para criar um site responsivo.

Site responsivo é aquele que adéqua seu layout e disposição com base no tamanho da tela na qual o site está sendo exibido. Como por exemplo, telas de computador, celular, tablete, Tvs, entre outros.

Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou de um celular?

A crescente necessidade atual em tornar um site responsivo, está diretamente ligada ao aumento do uso de smartphones. Nos dispositivos móveis a navegação e experiência do usuário, quando o site não é responsivo, torna-se difícil e limitada, devido aos erros na formatação do site.

Uma das principais vantagens em se criar um site responsivo é o fato das imagens, fotos e textos se encaixarem de acordo com o tamanho da tela eliminando, por exemplo, a necessidade de o usuário usar recursos de zoom para visualizar uma página completa.

As vantagens de um site responsivo surgem como resposta aos dados a seguir:

  • 89% dos usuários utilizam smartphones para procurar informações, serviços e produtos de empresas locais;
  • 32% dos usuários ficam frustrados quando um site não é exibido corretamente em dispositivos móveis;
  • 13% dos brasileiros usam os celulares para comparar preços, enquanto visitam as lojas físicas;
  • 30% dos consumidores no Brasil têm feito compras utilizando dispositivos móveis.

Dessa forma, criar um site responsivo atualmente é muito importante para sua empresa. Pensando nisso, listamos 10 motivos sobre o porquê criar um site responsivo é tão crucial para a seu negócio e os benefícios que ele trás.

1. Melhora o posicionamento no Google.

O Google tem levado em consideração os sites responsivos, desde abril de 2015, para criar seu rankeamento de páginas. O posicionamento é primordial nas buscas do Google, pois a chance dos internautas clicarem nas cinco primeiras posições é muito maior. Segundo o Google sites que não são resposnivos ou não possuem uma versão mobile aparecem com mais dificuldade em buscas feitas por celulares e smarthphones.

2. Aumenta a visibilidade do site e consequentemente da sua empresa.

Tornar seu site responsivo aumenta a visibilidade devido ao crescimento dos acessos à internet pelo celular.

  • Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
  • No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

3. O site carrega mais rápido.

Todo o layout e programação de um site responsivo são desenvolvidos de acordo com as plataformas dos dispositivos móveis, assim as páginas carregam de forma mais rápida ao serem acessadas a partir de tablets ou smartphones. Manter um site otimizado com as linguagens mais atuais só traz benefícios.

Quando um usuário tem de esperar muito tempo para uma página carregar, há uma chance extremamente alta de que eles vão deixar o seu site para trás.

4. O site responsivo se adaptará a dispositivos futuros.

Devido à constante mudança no mercado de tecnologia, com o lançamento de novos modelos de celulares, tablets, relógios, notebooks e outros dispositivos para acesso à internet, criar um site responsivo é ter a certeza de que ele permanecerá com o layout bonito mesmo em novos modelos, pois o design é programado para se adequar a tela, independente se o tamanho já é existente ou não.

5. Aumenta as vantagens em relação à concorrência.

Criar um site responsivo é garantir que as pessoas tenham uma experiência mais agradável do que nos sites que possuem o modelo tradicional. Esse fator pode fazer com que elas decidam comprar de você e não da concorrência.

6. Melhora o SEO.

Sites responsivos reduzem a chance de erros de SEO na sua página. Eles possuem um melhor desempenho, são mais fáceis de manter, têm uma única URL o que torna mais fácil para o Google rastrear o site. Além de, ser a preferência do Google para padrões móveis.

7. Aumenta a conversão no site.

A tecnologia responsiva pode aumentar a conversão, que é quando o visitante realiza a ação que a determinada pela sua empresa, como por exemplo: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, simplesmente porque o site está pronto para qualquer dispositivo.

Com a utilização das redes sociais para promoção de uma marca, a necessidade de páginas responsivas é ainda maior. Pois, se o usuário clicar em seu link em uma rede social pelo smartphone e a sua página não se adequar ao dispositivo, a chance dele sair do site e não converter é muito maior do que a dele abrir novamente o link no desktop.

8. Aumenta os compartilhamentos nas mídias sociais.

Somente no Brasil existe cerca de 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis. Número que equivale a 38% da população total. O fato de o seu site ser responsivo aumenta as chances das páginas serem compartilhadas, pois a experiência agradável de navegação.

9. Diminui a taxa de rejeição.

Quando o usuário acessa o site, mas acaba saindo dele por algum motivo, essa é a taxa de rejeição. Com um site responsivo os visitantes ficarão mais tempo porque ele é fácil de navegar, usar e pode ser visto em computadores, tablets e celulares, entre outros. O que possibilita uma experiência positiva para o usuário.

10. Mantém uma presença online consistente da sua marca.

A presença online consistente da marca acontece devido ao fato do site responsivo manter o estilo visual do original. Mesmo que algumas partes sejam omitidas ou ganhem novos tamanhos em outros dispositivos.

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